Vitamina C para a pele: conheça a importância e os benefícios

Tempo de leitura 3 min

A nossa derme é considerada o maior órgão do corpo humano, e como qualquer outro precisa de cuidados diários. Existem diversas vitaminas e nutrientes que ajudam a manter a saúde e evitar doenças, dentre elas a vitamina C para pele.

A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre essa substância e como ela pode auxiliar nos cuidados com a derme. Confira!

Incentiva a produção de colágeno

O colágeno é uma das proteínas responsáveis pela flexibilidade, firmeza e fortalecimento da pele. Porém, com o passar dos anos nosso corpo diminui sua produção, o que acaba causando o envelhecimento. E é aí que entra a vitamina C com um dos seus principais benefícios: incentivar a produção de colágeno pelo organismo.

Nesse caso, a vitamina C atua com outras substâncias, como a hidroxilisina e a hidroxiprolina, utilizadas para ligar as moléculas responsáveis pela produção do colágeno. Assim, é possível evitar o envelhecimento precoce e manter a pele bonita e saudável por mais tempo.

Fortalece o sistema vascular

Os vasos sanguíneos têm também como função transportar nutrientes e oxigênio para manter a pele saudável. Quando danificados, a derme tende a ficar seca e áspera. 

Um dos principais componentes dos vasos sanguíneos é o colágeno e, como explicamos, a vitamina C tem grande importância na produção dessa proteína.

Tem efeito antioxidante

Um dos benefícios mais conhecidos da vitamina C é o efeito antioxidante, que impede que o organismo enfraqueça e fique vulnerável a doenças. No caso da pele não poderia ser diferente! Essa vitamina é responsável por combater os radicais livres, principal causa do envelhecimento precoce.

Além disso, a vitamina C protege a derme dos raios nocivos UVA e UVB, que são os causadores do envelhecimento, queimaduras solares e até mesmo câncer de pele.

Acelera a cicatrização da pele

A vitamina C é a principal responsável pela cicatrização da pele. É ela que o organismo utiliza para repor o tecido danificado, trocando-o pelo cicatricial, o que faz com que feridas e lesões se curem com maior facilidade e rapidez.

Quando um machucado demora para cicatrizar, normalmente, significa deficiência de vitamina C. Sendo assim, o consumo pode ajudar a resolver o problema.

Ajuda no clareamento de manchas

Outro benefício da vitamina C para pele é ajudar a clarear manchas e uniformizar o tom da derme. A melanina, responsável por dar cor a cútis (pele), tem função protetora e ao mesmo tempo é muito sensível. Quando um fator interfere e a estimula em excesso, acaba causando manchas.

Um dos principais agentes responsáveis por esse distúrbio é a radiação solar. Nesse caso, a vitamina C impede que a melanina se desenvolva, além de potencializar os efeitos do protetor solar.

Atualmente já existem diversos produtos, também conhecidos como dermocosméticos, produzidos com vitamina C para cuidados com a pele. Eles são ótimos aliados para manter a pele saudável. Para isso, procure um dermatologista para que ele indique a melhor solução para a sua cútis.

E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios da vitamina C para pele? Pretende adicioná-la a sua rotina? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais dicas úteis sobre o assunto! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up