5 tipos de protetor solar perfeitos para o verão

Tempo de leitura 3 min

Quem adora o sol não perde a oportunidade de aproveitá-lo ao máximo em qualquer época do ano, que dirá no verão. Porém, antes de sair por aí para desfrutar a luz solar, é fundamental proteger a pele. Você sabe quais são os tipos de protetor solar? Aliás, já adotou o hábito de usá-lo?

É preciso lembrar que a exposição direta aos raios ultravioleta é a principal causa de câncer de pele. Dos diagnósticos da doença no país, mais de 30% refere-se a esse tipo. Apesar disso, somente 23% dos brasileiros usam o protetor da forma indicada pelos médicos e 6 milhões nem sequer utilizam o produto, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Neste post, trago informações importantes sobre o assunto e listo os 5 principais tipos de protetor solar que você precisa conhecer. Acompanhe!

O que você precisa saber sobre os filtros solares?

Usar protetor solar é a melhor maneira de proteger a nossa pele contra os efeitos danosos dos raios UVA (os quais provocam manchas e rugas) e UVB (responsáveis pela vermelhidão e causadores do câncer de pele). Esses produtos são divididos em duas categorias: a química absorve a radiação e a física a reflete.

Além disso, é preciso informar na embalagem o fator de proteção solar (FPS). Para resguardar a nossa pele dos raios ultravioleta, o FPS deve ser, no mínimo, 15. Porém, há pessoas que necessitam de um filtro superior, especialmente as crianças e os adultos de pele clara e sensível.

Também merece atenção o intervalo de aplicação do protetor solar. É preciso reaplicar a cada duas horas e após o banho de mar ou piscina. Lembre-se, ainda, de que o produto deve ser espalhado sobre a pele de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol. Só assim terá tempo suficiente para agir e garantir a devida proteção.

Quais são os tipos de protetor solar e para quem são recomendados?

Saiba, a seguir, quais são os tipos de protetor solar e descubra a opção mais indicada para você!

1. Oil free

Chamado também de não comedogênico, é uma opção livre de substâncias compostas por óleo. Logo, são recomendadas principalmente para quem tem a pele oleosa ou predisposição ao aparecimento de cravos e espinhas.

2. Mineral

É uma alternativa de filtro solar físico recomendada para pessoas que sofrem de alergias ou têm a pele sensível. Eles também servem como proteção adicional para quem tem melasma, ou seja, manchas cutâneas escuras.

3. Mousse

Esse tipo de protetor solar tem efeito primer, logo, ajuda a reduzir pequenas imperfeições na pele. Por oferecer um toque aveludado, ele é o preferido de muita gente que deseja aliar proteção à sensação de conforto e bem-estar.

4. Aerogel

Outra opção de filtro indicado para peles oleosas é o aerogel. Além de frear a produção de óleo, ele disfarça imperfeições na pele, assim como o efeito dos poros abertos.

5. Hipoalergênico

Tais alternativas são livres de ácido para aminobenzoico (PABA), composto que pode provocar manchas na pele. Portanto, quem tem sensibilidade à substância deve optar pelos protetores hipoalergênicos.

Agora você já sabe quais são os principais tipos de protetor solar oferecidos pelo mercado. Para acertar na escolha, não se esqueça de adquirir o produto de uma marca ou um fornecedor que tenha credibilidade. Afinal, essa é a melhor forma de optar por um item de qualidade. Assim, sua pele estará protegida a qualquer hora e você poderá aproveitar o sol da maneira que merece.

Se este post foi útil para você, é provável que ele também possa ajudar outras pessoas. Compartilhe em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up