Entenda as diferenças entre Taxa de Franquia, Royalties e Fundo de Propaganda
O negócio de franquias tem vários termos que acabam confundindo as pessoas na hora de finalizar um negócio. Uma das dúvidas mais comuns é em relação às diferenças entre Taxa de Franquia, Royalties e Fundo de Propaganda.
Se você ainda não sabe o significado desses termos, continue lendo este artigo. Aqui, você aprenderá de forma prática e todas as suas dúvidas serão respondidas!
Quais são as diferenças entre Taxa de Franquia, Royalties e Fundo de Propaganda?
Em um primeiro momento, os futuros franqueados nem gostam de ler sobre esse assunto, pois as terminologias parecem complicadas. O lado positivo é que a definição dos termos é mais simples do que parece.
Taxa de Franquia
Corresponde à taxa aplicada na abertura da franquia, que todo franqueado paga depois de assinar o contrato, somente uma vez e o valor, que tem ligação com o uso da marca, é fixo. Para evitar problemas, é preciso fazer o registro na Circular de Oferta de Franquia (COF). Ainda, a cobrança é feita para auxiliar os gastos da rede durante a prospecção e o processo seletivo.
Um hábito muito comum entre as franquias é incorporar nas taxas os serviços que são disponibilizados aos franqueados, por exemplo, o treinamento de implementação, apoio na inauguração e assistência.
No entanto, um bom contrato é aquele que deixa discriminado quais são os benefícios que estão incluídos na taxa de franquia. Dessa forma, o cliente tem mais liberdade para fazer uma associação.
Sendo assim, você deve pesquisar bastante sobre os modelos de negócios, pois há empresas que não cobram a taxa de franquia para os novos parceiros, mas para recuperar essa receita, o valor é embutido em outros valores que o cliente terá que pagar após a assinatura do contrato.
Royalties
O franqueado não pode utilizar a marca e o know-how da franquia de qualquer forma. Para isso, ele deve pagar um valor mensal até a data de encerramento do contrato, ou seja, os royalties. Geralmente, os responsáveis pela franquia usam esse capital para descobrir novos produtos e serviços no mercado.
Outro ponto positivo é que cobre algumas despesas dos franqueados referentes a treinamentos e convenções de venda. É importante lembrar que a forma de calcular o valor da taxa de royalties é diferente em cada franquia.
Taxa de Propaganda
Este é outro conceito bastante utilizado no mercado de franquias, em que o franqueador aplica o capital arrecadado mensalmente para fazer ações que ajudam na promoção da marca, dos produtos ou serviços.
Vale ressaltar que a estratégia de marketing é desenvolvida para toda rede, e não somente para uma única franquia. O mais interessante é a transparência que existe em torno de todo o processo. Afinal, o franqueado pode fazer a prestação de contas de cada campanha sem nenhuma burocracia.
O certo é que o franqueado deve conhecer tudo sobre taxa de franquia para não ter surpresas desagradáveis no futuro. Além disso, terá mais tranquilidade, pois saberá que o seu dinheiro está sendo aplicado de forma correta.
Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre Taxa de Franquia, Royalties e Fundo de Propaganda, que tal compartilhar o conteúdo nas redes sociais para que outras pessoas também entendam o assunto da melhor forma?