Quais são os sintomas de reumatismo e como tratá-lo?

Tempo de leitura 6 min

Sabe a famosa dor na junta? Muita gente sofre com ela, mas nem sempre procura ajuda especializada para investigar o que é. Esse é um dos principais sintomas de reumatismo e indica que as articulações do corpo estão inflamadas. Crianças, jovens e adultos podem ser acometidos pelas doenças reumáticas.

Isso mesmo, não são apenas os idosos os atingidos por essa enfermidade. Portanto, ao sentir dor e dificuldade para se movimentar constantemente, a primeira ação a tomar é buscar auxílio médico. Existem centenas de doenças reumáticas e elas provocam diferentes sintomas — os quais agravam conforme avançam, mas há tratamento para todas.

Neste post, vou mostrar o que é, quais as causas e os sintomas de reumatismo, além de explicar as formas de tratamento. Veja!

O que é reumatismo?

O reumatismo é um grupo de enfermidades que causa dor e/ou inflamação nas articulações, além de uma série de outros sintomas. As doenças reumáticas atacam também os ligamentos, os tendões e os músculos. O termo é utilizado para designar mais de 200 patologias, entre elas, a artrite, a artrose e a fibromialgia.

Embora tais enfermidades sejam comuns em idosos, elas podem acometer pessoas de qualquer idade. A dor provocada pelas doenças reumáticas nem sempre está relacionada à inflamação nas articulações. A artrose, por exemplo, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem. Já a fibromialgia atinge principalmente a musculatura.

O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar. No entanto, a depender do tipo de patologia, até mesmo os ossos e os órgãos são atingidos, como os rins, o coração e o cérebro. O lúpus, por exemplo, é uma doença reumática autoimune que ataca os tecidos saudáveis do corpo humano.

Quais são as causas das doenças reumáticas?

A origem dessas patologias está associada ao desgaste dos órgãos ou tecidos, o que ocorre de forma natural com o avanço da idade. Elas também são decorrentes de falhas no sistema imunológico, o qual ataca o próprio organismo. Há casos em que tais patologias surgem devido à condição hereditária do paciente.

Sendo assim, o reumatismo não é resultante de um trauma físico ou acidente. Suas causas, na verdade, dependem do tipo de doença reumática. Ao sentir dor persistente nas articulações, é preciso procurar o médico para investigar a razão do desconforto. Com o diagnóstico em mãos, o paciente será direcionado para o tratamento mais adequado.

Quais são os sintomas de reumatismo?

Os sintomas de reumatismo variam de acordo com o tipo de enfermidade reumática diagnosticada em cada paciente. Saiba, agora, quais são os principais!

Dor

A dor está entre os sintomas de reumatismo mais comuns, sendo ocasionada especialmente pela inflamação nas articulações. Ela costuma durar por mais de seis semanas e atrapalha bastante as atividades do dia a dia, ainda que o indivíduo não precise se movimentar para realizá-las.

Esticar os braços, movimentar o ombro ou qualquer outra parte do corpo afetada se torna bastante complicado. Além das articulações, há pacientes que sentem dores musculares. Esse é o principal indício de fibromialgia, que provoca também cansaço, ansiedade, alterações no sono, problemas intestinais e até depressão.

Calor, vermelhidão e inchaço nas articulações

Tais sintomas também são decorrentes do processo inflamatório gerado pela doença reumática. Aliás, a inflamação surge porque uma membrana que cobre o interior das articulações produz uma substância, a qual fica armazenada na região.

Dificuldade para se movimentar ao despertar

O acúmulo de líquido inflamatório nas articulações tende a aumentar quando o paciente deixa de se exercitar. Isso acontece principalmente nos momentos de descanso, como durante uma noite de sono. Por esse motivo, a dor intensifica, a região torna-se mais rígida e fica mais difícil se mover ao acordar pela manhã.

Febre, cansaço e perda de peso

A inflamação articular ou o ataque ao sistema imunológico provocado pelas doenças reumáticas pode gerar, ainda, fadiga, febre e perda de peso. Como esses também são sintomas de outras enfermidades, é preciso associá-los a outros sinais, a fim de identificar a origem.

Lesões na pele e comprometimento de outros órgãos

Os sintomas de reumatismo envolvem até mesmo o aparecimento de lesões na pele e o comprometimento de órgãos internos, como o coração e os rins. Como vimos, o lúpus ataca o sistema imunológico e causa danos aos tecidos saudáveis. São observadas também dores nas articulações, cansaço, febre e fotossensibilidade. A doença não tem cura, mas existe tratamento disponível.

Como tratar essas enfermidades?

Com base nos sintomas relatados pelo paciente, o médico solicitará exames específicos para confirmar o diagnóstico. Após essa etapa, será necessário seguir com o tratamento, que varia conforme o tipo de doença reumática. Veja, a seguir, alguns recursos utilizados para atenuar o problema!

Anti-inflamatórios

Os anti-inflamatórios coíbem a produção de prostaglandina, molécula que favorece o surgimento do líquido inflamatório nas articulações. A cortisona gera um resultado ainda mais rápido e eficiente, porém, o seu uso deve ser descontinuado o quanto antes devido aos efeitos colaterais. Ela é recomendada em estágios mais avançados da doença.

Imunossupressores

Os imunossupressores reduzem a resposta imunológica, logo, também agem de forma a atenuar o processo inflamatório decorrente das doenças reumáticas. São utilizadas doses baixas da medicação para que não provoque efeitos colaterais indesejados. Ainda assim, essas drogas — que também são empregadas no tratamento contra o câncer — oferecem bons resultados no controle das enfermidades.

Sessões de fisioterapia

Entre os sintomas de reumatismo, estão a rigidez e a deformidade nas articulações. Para evitá-los, é importante que o paciente passe por sessões de fisioterapia. Os exercícios orientados por profissional habilitado ajudam a reduzir as inflamações e, consequentemente, as dores, de modo a propiciar uma melhor qualidade de vida.

E então, compreendeu quais são os sintomas de reumatismo e de que maneira tratá-lo? Ao sentir qualquer dor persistente nas articulações que não seja decorrente de acidentes ou esforço repetitivo, você deve acionar o seu sinal de alerta. A recomendação é agendar consulta médica para investigar a causa do desconforto e iniciar o tratamento o quanto antes.

Precisa passar por avaliação médica? Se sim, entre em contato com a Partmed Saúde e Medicina e agende uma consulta agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up