Quais são os sintomas de reumatismo e como tratá-lo?
Sabe a famosa dor na junta? Muita gente sofre com ela, mas nem sempre procura ajuda especializada para investigar o que é. Esse é um dos principais sintomas de reumatismo e indica que as articulações do corpo estão inflamadas. Crianças, jovens e adultos podem ser acometidos pelas doenças reumáticas.
Isso mesmo, não são apenas os idosos os atingidos por essa enfermidade. Portanto, ao sentir dor e dificuldade para se movimentar constantemente, a primeira ação a tomar é buscar auxílio médico. Existem centenas de doenças reumáticas e elas provocam diferentes sintomas — os quais agravam conforme avançam, mas há tratamento para todas.
Neste post, vou mostrar o que é, quais as causas e os sintomas de reumatismo, além de explicar as formas de tratamento. Veja!
O que é reumatismo?
O reumatismo é um grupo de enfermidades que causa dor e/ou inflamação nas articulações, além de uma série de outros sintomas. As doenças reumáticas atacam também os ligamentos, os tendões e os músculos. O termo é utilizado para designar mais de 200 patologias, entre elas, a artrite, a artrose e a fibromialgia.
Embora tais enfermidades sejam comuns em idosos, elas podem acometer pessoas de qualquer idade. A dor provocada pelas doenças reumáticas nem sempre está relacionada à inflamação nas articulações. A artrose, por exemplo, é caracterizada pelo desgaste da cartilagem. Já a fibromialgia atinge principalmente a musculatura.
O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar. No entanto, a depender do tipo de patologia, até mesmo os ossos e os órgãos são atingidos, como os rins, o coração e o cérebro. O lúpus, por exemplo, é uma doença reumática autoimune que ataca os tecidos saudáveis do corpo humano.
Quais são as causas das doenças reumáticas?
A origem dessas patologias está associada ao desgaste dos órgãos ou tecidos, o que ocorre de forma natural com o avanço da idade. Elas também são decorrentes de falhas no sistema imunológico, o qual ataca o próprio organismo. Há casos em que tais patologias surgem devido à condição hereditária do paciente.
Sendo assim, o reumatismo não é resultante de um trauma físico ou acidente. Suas causas, na verdade, dependem do tipo de doença reumática. Ao sentir dor persistente nas articulações, é preciso procurar o médico para investigar a razão do desconforto. Com o diagnóstico em mãos, o paciente será direcionado para o tratamento mais adequado.
Quais são os sintomas de reumatismo?
Os sintomas de reumatismo variam de acordo com o tipo de enfermidade reumática diagnosticada em cada paciente. Saiba, agora, quais são os principais!
Dor
A dor está entre os sintomas de reumatismo mais comuns, sendo ocasionada especialmente pela inflamação nas articulações. Ela costuma durar por mais de seis semanas e atrapalha bastante as atividades do dia a dia, ainda que o indivíduo não precise se movimentar para realizá-las.
Esticar os braços, movimentar o ombro ou qualquer outra parte do corpo afetada se torna bastante complicado. Além das articulações, há pacientes que sentem dores musculares. Esse é o principal indício de fibromialgia, que provoca também cansaço, ansiedade, alterações no sono, problemas intestinais e até depressão.
Calor, vermelhidão e inchaço nas articulações
Tais sintomas também são decorrentes do processo inflamatório gerado pela doença reumática. Aliás, a inflamação surge porque uma membrana que cobre o interior das articulações produz uma substância, a qual fica armazenada na região.
Dificuldade para se movimentar ao despertar
O acúmulo de líquido inflamatório nas articulações tende a aumentar quando o paciente deixa de se exercitar. Isso acontece principalmente nos momentos de descanso, como durante uma noite de sono. Por esse motivo, a dor intensifica, a região torna-se mais rígida e fica mais difícil se mover ao acordar pela manhã.
Febre, cansaço e perda de peso
A inflamação articular ou o ataque ao sistema imunológico provocado pelas doenças reumáticas pode gerar, ainda, fadiga, febre e perda de peso. Como esses também são sintomas de outras enfermidades, é preciso associá-los a outros sinais, a fim de identificar a origem.
Lesões na pele e comprometimento de outros órgãos
Os sintomas de reumatismo envolvem até mesmo o aparecimento de lesões na pele e o comprometimento de órgãos internos, como o coração e os rins. Como vimos, o lúpus ataca o sistema imunológico e causa danos aos tecidos saudáveis. São observadas também dores nas articulações, cansaço, febre e fotossensibilidade. A doença não tem cura, mas existe tratamento disponível.
Como tratar essas enfermidades?
Com base nos sintomas relatados pelo paciente, o médico solicitará exames específicos para confirmar o diagnóstico. Após essa etapa, será necessário seguir com o tratamento, que varia conforme o tipo de doença reumática. Veja, a seguir, alguns recursos utilizados para atenuar o problema!
Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios coíbem a produção de prostaglandina, molécula que favorece o surgimento do líquido inflamatório nas articulações. A cortisona gera um resultado ainda mais rápido e eficiente, porém, o seu uso deve ser descontinuado o quanto antes devido aos efeitos colaterais. Ela é recomendada em estágios mais avançados da doença.
Imunossupressores
Os imunossupressores reduzem a resposta imunológica, logo, também agem de forma a atenuar o processo inflamatório decorrente das doenças reumáticas. São utilizadas doses baixas da medicação para que não provoque efeitos colaterais indesejados. Ainda assim, essas drogas — que também são empregadas no tratamento contra o câncer — oferecem bons resultados no controle das enfermidades.
Sessões de fisioterapia
Entre os sintomas de reumatismo, estão a rigidez e a deformidade nas articulações. Para evitá-los, é importante que o paciente passe por sessões de fisioterapia. Os exercícios orientados por profissional habilitado ajudam a reduzir as inflamações e, consequentemente, as dores, de modo a propiciar uma melhor qualidade de vida.
E então, compreendeu quais são os sintomas de reumatismo e de que maneira tratá-lo? Ao sentir qualquer dor persistente nas articulações que não seja decorrente de acidentes ou esforço repetitivo, você deve acionar o seu sinal de alerta. A recomendação é agendar consulta médica para investigar a causa do desconforto e iniciar o tratamento o quanto antes.
Precisa passar por avaliação médica? Se sim, entre em contato com a Partmed Saúde e Medicina e agende uma consulta agora mesmo!
janeiro 20, 2023 às 11:02 pm
Estou desesperada de tanta dor ,preciso ajuda mesmo.
janeiro 27, 2023 às 10:28 am
yesbet
janeiro 27, 2023 às 10:29 am
พีจีสล็อต
fevereiro 14, 2023 às 8:03 pm
Greetings from Carolina! I’m bored at work so
I decided to check out your site on my iphone during lunch break.
I enjoy the information you provide here and can’t wait to take a look when I get home.
I’m amazed at how quick your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G ..
Anyhow, great site!
fevereiro 18, 2023 às 7:53 pm
all4slots
fevereiro 18, 2023 às 7:53 pm
atom888
fevereiro 18, 2023 às 7:53 pm
betflixs
fevereiro 18, 2023 às 7:53 pm
pgslot-no1
fevereiro 22, 2023 às 8:49 pm
Minha filha está com todo esse problema. E está fazendo KIMOOTERAPIA bem como vcs falaram está fazendo grande tratamento. Gratidão por toda esta explicação!
março 1, 2023 às 3:13 am
pgslot1
março 1, 2023 às 3:14 am
pgslot2
março 1, 2023 às 3:16 am
pgslot3
março 3, 2023 às 11:55 pm
Sinto muita dor na coluna lombar e cervical como comver com essa dorlu
março 15, 2023 às 9:22 am
pgslot2
março 15, 2023 às 9:22 am
pgslot3
março 15, 2023 às 9:22 am
pgslot3
março 25, 2023 às 8:14 pm
pgslot2
março 25, 2023 às 8:14 pm
pgslot3
março 31, 2023 às 11:16 am
pgslot2
março 31, 2023 às 11:16 am
pgslot369