Saúde da Mulher

Sintomas de estresse: entenda como identificar e tratar

outubro 21, 2019
Tempo de leitura 6 min

Com a rotina intensa, pressão da sociedade e cobranças no trabalho, é comum que as pessoas fiquem estressadas com mais facilidade. Mas esse problema que atinge grande parte da população tem diversos sintomas que atrapalham nossos dias e diminuem a qualidade de vida.

Ansiedade, insônia, queda de cabelo, agitação e irritabilidades são alguns dos muitos sinais que uma pessoa está estressada. Pensando nisso, criamos esse post para explicar um pouco mais sobre os sintomas de estresse e como identificá-los. Confira.

O que é o estresse?

O estresse é uma reação hormonal desencadeada a partir de sensações e emoções que atrapalham o organismo. Situações de medo, desconforto, ansiedade, frustração, desgaste e preocupação liberam altas quantidades de cortisol e adrenalina no sistema nervoso. Conhecidos como hormônios do estresse, quando são lançadas em grandes quantidade afetam a saúde, produtividade, humor e qualidade de vida. 

Quais as causas mais comuns para esse problema?

Existem três tipos de estresse: o estresse agudo, o agudo episódico e o crônico. Cada um possui uma causa e tempo de duração. Abaixo explicamos um pouco sobre cada um:

Estresse agudo

O estresse agudo recebe esse nome pois é uma reação a um fato ou momento estressante, podendo ser na área física ou emocional. Geralmente, os sintomas passam pela área da ansiedade e podem ser psicológicos como instabilidade de humor ou físicos como dor de cabeça.

Estresse agudo episódico

Esse tipo de estresse se assemelha muito ao agudo, mas, no caso do episódico, os estímulos que levam ao estresse se repetem com frequência. Neste caso, os sintomas se estendem por mais tempo, como uma dor de cabeça persistente ou hipertensão.

Estresse crônico

Quando uma pessoa se mantém estressada continuamente, sendo parte da rotina, significa que pode estar se tornando crônico. O que acontece é que os sintomas e reações do organismo ao estresse não vão embora, afetando a saúde do indivíduo. Esse pode se tornar um fator de risco para ansiedade e depressão. Os principais sintomas são fadiga, insônia, desânimo e tristeza.

Quais os principais sintomas apresentados por uma pessoa com estresse? 

Como comentado acima, existem diferentes tipos de estresse, cada um com suas causas, sintomas e duração. Mas, existem alguns desconfortos que podem ocorrer em qualquer um deles. Sendo assim, listamos os principais a seguir.

Insônia

A insônia é um dos principais sintomas do estresse. Por conta dos hormônios liberados pelo organismo, especialmente adrenalina, a pessoa sente dificuldade de desligar os pensamentos. Ao deitar para dormir, em vez de relaxar e desligar, o indivíduo continua pensando em mil coisas constantemente. Fazendo que fique acordada por longos períodos de tempo.

Cansaço constante

Depois da insônia durante a noite, vem cansaço durante o dia. Como o indivíduo sente dificuldades para dormir e passa parte da noite acordado, o corpo sente no dia seguinte. Com isso, o sono vai se acumulando ao longo dos dias e horas, fazendo com que a pessoa sinta cansaço constante e tenha dificuldade de fazer qualquer tarefa. Pode acontecer que em um momento o sujeito sinta tanta fadiga que acabe dormindo onde estiver e sem perceber.

Agitação

A agitação é outro sintoma comum da liberação de hormônios do estresse. Ela pode atingir tanto o corpo como o cérebro e fazer com que o indivíduo fique agitado de diversas maneiras. É comum que, além da dificuldade de desligar os pensamentos para dormir, a pessoa não consiga ficar completamente parada e fique batendo os pés, mexendo as mãos ou até mesmo andando de um lado para o outro.

Tristeza e irritabilidade

Com privação do sono, cansaço contínuo e agitação constante as emoções acabam ficando a flor da pele. E é por isso que a tristeza, a irritabilidade e o estresse andam sempre de mãos dadas. É comum que indivíduos estressados descontem suas emoções, independentemente de quais sejam, em outras pessoas e acabem arrumando brigas e confusões com o próximo.

Perda ou ganho de peso

É comum que pessoas com estresse descontem suas emoções na comida, e, por isso, acabem ganhando peso. Mas também pode acontecer o inverso, o indivíduo perder a vontade de comer ou acabar emagrecendo por conta da agitação contínua. De qualquer maneira, a alimentação em excesso ou em pouca quantidade pode provocar problemas estomacais como gastrite, refluxo e úlceras.

Imunidade baixa

A imunidade baixa é outro sintoma que pode surgir por causa do estresse. Para manter o organismo saudável, é necessário que a pessoa mantenha uma série de hábitos, como dormir bem, manter uma dieta balanceada, beber água e praticar atividades físicas. A falta deles na rotina faz com que o indivíduo tenha mais chances de ficar doente e desenvolver infecções.

Queda de cabelo, tonturas, dores de cabeça, tensão muscular, dificuldade de concentração, falha na memória, ansiedade, acne e alergias de pele são mais alguns sintomas frequentes do estresse. 

Como identificar esses sintomas?

Geralmente, os sintomas do estresse aparecem em conjunto, é bem raro ter somente um por vez. Por isso, para identificar se é mesmo estresse, o ideal é anotar os sinais e desconfortos que a pessoa está sentindo, assim fica mais fácil para um médico especialista chegar a um diagnóstico.

É comum que a pessoa estressada não consiga identificar seus sintomas sozinha. Para isso, é legal conversar com alguém próximo e discutir o que está sentindo. Pode ser algum familiar, colega de trabalho ou até mesmo um cônjuge.

Os sintomas do estresse por si só são incômodos, desconfortáveis e podem interferir na qualidade de vida. Mas o estresse contínuo pode acabar provocando doenças mais graves como depressão, problemas no coração, hipertensão, envelhecimento precoce, problemas digestivos e transtornos alimentares.

Sendo assim, é de suma importância procurar um especialista sempre que sentir os sintomas de estresse. É ele que vai fazer o diagnóstico corretamente e desenvolver o melhor tratamento para cada situação. Dentre os tratamentos para estresse estão medicamentos, massagens, exercícios físicos e mudanças na alimentação.

Agora que você já sabe mais sobre os principais sintomas de estresse e como identificá-los, já pode começar a observar se está sendo afetado por esse problema, não é mesmo? Aproveite e comente abaixo o que achou do nosso post e se conhece alguém com esses sintomas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up