Dieta e Nutrição

Sedentarismo: conheça os perigos e saiba como se prevenir

outubro 8, 2018
Tempo de leitura 3 min

A vida moderna tem criado cenários favoráveis ao sedentarismo. Basta pensar nas longas jornadas de trabalho, em que muitas pessoas permanecem dias inteiros sentadas, aliadas a tecnologias e a meios de transporte que fazem com que as caminhadas e os movimentos diários sejam cada vez mais reduzidos. Com exemplos como esses, é fundamental evitar que o comportamento sedentário se fortaleça e impacte a sua saúde.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde, hoje, 23% dos adultos não são considerados praticantes de quaisquer atividades físicas. Entre os adolescentes, o percentual chega a 81%.

Sendo assim, o hábito sedentário é bastante prejudicial. Não à toa, a prática reduzida de exercícios é fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade, diabetes, estresse e depressão. Quer se tornar uma pessoa mais ativa e saber como se prevenir dos males da inatividade física? Então, leia a seguir algumas de nossas dicas!

Escolha atividades e exercícios com que você se identifique

Um dos fatores essenciais para praticar uma atividade física regularmente é escolher aquela de que gosta. Além de tornar o momento agradável, a ação evita uma rápida desistência no futuro.

Atividade física, nesse caso, é considerada toda aquela em que há movimento, com gasto energético, podendo ser tão simples quanto andar de casa ao ponto de ônibus. Os exercícios, por outro lado, envolvem ações planejadas e recrutam movimentos esportivos.

Muito além de se influenciar pela nova aula da moda, invista em seu bem-estar e naquilo que se adapta à sua rotina. Hoje, há uma extensa lista de exercícios, divididos em treinos aeróbicos, de força e alongamentos que podem ser eleitos.

Para diferentes níveis de condicionamento físico, alguns exemplos são musculação, corrida, natação, pilates, treinamento funcional, danças, lutas, ciclismo e caminhadas. Estas, mais simples de se praticar e sem grande impacto sobre as articulações, são bastante recomendadas por profissionais da saúde a quem está dando o primeiro passo para longe do sedentarismo.

Comece aos poucos

Iniciar uma nova prática física pode causar muita empolgação. No primeiro momento, porém, a recomendação é começar com cautela, após realizar um check-up em uma clínica médica e ter certeza de que tem aptidão para o exercício de sua escolha.

Os exageros logo ao início agravam as chances de sobrecarregar a musculatura e causar lesões que afastem você da vida ativa temporariamente. Uma boa sugestão é começar a praticar um exercício durante trinta minutos por dia, três vezes por semana.

Após uma quinzena, experimente aumentar a frequência para quatro dias. Se conseguir chegar a cinco dias da semana com trinta minutos de atividade física leve, já pode desfrutar de muitos benefícios para sua saúde.

Seja mais ativo em seu dia a dia

Não somente os exercícios fazem com que você deixe o sedentarismo de lado. Atividades do dia a dia, como caminhar de casa ao trabalho, passear com o cachorro, subir escadas e fazer faxina em casa são ótimas formas de manter seu corpo ativo.

Estar em movimento no dia a dia melhora a qualidade do sono, promove a perda de peso, desenvolve o condicionamento físico e a postura. Em se tratando da mente, gera bom humor, calma e bem-estar, afastando males como ansiedade e depressão.

Deixar o sedentarismo de lado é sempre uma boa escolha. Independentemente das atividades praticadas, lembre-se de que um corpo que se movimenta tem mais energia e disposição para lidar com as tarefas da rotina.

Para tornar seus hábitos ainda melhores, acesse nosso artigo e saiba como ter também uma alimentação mais saudável!

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