Saúde da Mulher

Saúde dos olhos: 6 cuidados para manter uma boa saúde ocular

outubro 1, 2018
Tempo de leitura 6 min

Se você faz parte do grupo de pessoas que pensam que visitar o oftalmologista uma ou duas vezes por ano já é o suficiente, saiba que para manter a saúde dos olhos é preciso muito mais que isso!

Os olhos são partes muito sensíveis do corpo humano e que estão consideravelmente expostas, portanto, cuidar deles é muito mais que apenas proteger a visão, você também deve manter seus olhos hidratados e relaxados.

A melhor forma de cuidar da saúde dos olhos é adotando hábitos diários e deixando de lado alguns costumes. Se você deseja saber mais sobre as melhores maneiras de cuidar dos seus olhos, então continue com a leitura do texto!

1. Tenha cuidado com a maquiagem

A regra número um da aplicação de maquiagem é: jamais use produtos de procedência duvidosa ou desconhecida. Sabe aquele lápis de olho baratinho que sequer tem marca? Por mais que possa valer a pena financeiramente, é arriscadíssimo colocar em contato com a região dos seus olhos cosméticos que você não sabe se foram testados.

Usar produtos vencidos ou de outra pessoa são práticas que também devem ser evitadas. Caso você perceba alguma irritação nos olhos ao usar maquiagem, comece a comprar cosméticos antialérgicos e naturais (sem conservantes ou quaisquer substâncias químicas).

Os pincéis úmidos e sujos de maquiagem estão favoráveis a proliferação de bactérias, por isso, certifique-se de lavar os seus itens de maquiagem periodicamente.

A última advertência referente a este tópico é não dormir sem tirar a maquiagem. Os olhos devem estar limpos, principalmente antes de dormir, pois qualquer partícula pode causar irritações graves.

2. Evite coçar os olhos

Nós sabemos que arranhar ou esfregar uma parte que esteja coçando é um ato instintivo, mas tente ao máximo se policiar para não coçar os olhos. Como já foi dito, os olhos são estruturas sensíveis, portanto, ao coçá-los, a pressão e força exercida sobre eles pode causar danos à sua visão.

Por exemplo: o astigmatismo está diretamente ligado ao desgaste da película que reveste o olho, o que pode acontecer quando você coça os olhos. Além do mais, nós dificilmente estamos com as mãos limpas quando coçamos os olhos. Nas mãos estão presentes várias impurezas e bactérias que podem causar até mesmo uma conjuntivite.

3. Pisque com mais frequência

Para estarem saudáveis, os olhos precisam estar sempre hidratados e, para isso, você precisa piscar com bastante frequência. O ato instintivo de piscar parece simples, mas ele lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos e combate a coceira e a irritação.

Caso você fique muito tempo diante de uma tela brilhosa (como um computador ou tablet), piscar torna-se ainda mais necessário pois o brilho dessas telas resseca os olhos. Ao ficarem expostos aos dispositivos de telas brilhantes, nossos olhos piscam menos e produzem menos lágrimas, o que pode resultar na síndrome do olho seco.

Manter os olhos fechados por alguns instantes é outra prática que faz bem, principalmente para aquelas pessoas que ficam muito tempo expostas a toda a luminosidade das telas brilhosas dos computadores e smarthphones. Caso você sinta as suas vistas cansadas ou sinta dificuldade para focar a visão, feche os olhos por algum tempo e relaxe.

4. Use óculos de sol de qualidade

Algumas pessoas se esqueceram que os óculos escuros são mais do que simples acessórios de moda, eles servem justamente para proteger os olhos da luminosidade intensa dos raios solares, evitando, assim, o surgimento de doenças.

Mas, o mais importante, é que os óculos devem ser de qualidade. Lembra-se do exemplo da maquiagem? A mesma dica pode ser aplicada aqui: não tente economizar comprando um óculos mais barato, pois em vez de protegê-lo, eles podem intensificar os malefícios que os raios causam aos seus olhos. Procure uma ótica especializada e peça por um óculos de sol com proteção UVA, UVB e UVC.

5. Vá ao médico periodicamente

Visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano é o indispensável para a manutenção da boa saúde ocular. Afinal, o oftalmologista será o responsável por verificar a saúde dos seus olhos e receitar medidas para solucionar os seus problemas.

As pessoas idosas devem frequentar o oftalmologista com mais frequência para prevenir que algumas doenças como catarata e glaucoma apareçam. Quem usa óculos ou lentes de contato também deve ficar mais atento à sua saúde ocular.

Vale lembrar que, caso você queira usar algum colírio, é importantíssimo falar com o médico antes de usar o produto. Os colírios são remédios para os olhos, e assim como qualquer outro medicamento, eles têm indicações e contraindicações.

Por isso, lembre: todo medicamento usado para os olhos deve ser receitado ou autorizado pelo médico profissional na área.

6. Tenha uma boa alimentação

Não é mais novidade dizer que uma boa alimentação ajuda no bom funcionamento do corpo, mas muitas pessoas esquecem que inclusive a saúde dos seus olhos depende diretamente de uma alimentação adequada e balanceada.

Os antioxidantes têm papel fundamental na prevenção do envelhecimento celular, assim sendo, uma alimentação rica em antioxidantes pode prevenir ou retardar o surgimento de doenças e lesões nos olhos.

Os alimentos ricos em vitamina A, C, D e zinco também são nutrientes fundamentais para a saúde ocular. Essas vitaminas são encontradas em alimentos como cenoura, laranja, verduras de tom escuro e ovos. É verdade que comer bastante peixe ajuda a melhorar a visão pois eles são alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6, responsáveis por preservar os vasos sanguíneos que irrigam os olhos.

Se você seguir todas essas dicas, pode ter certeza que a sua saúde dos olhos vai melhorar consideravelmente. Muitas pessoas só começam a dar valor aos seus olhos quando surge algum problema grave, portanto, cuide da sua visão para que nenhum problema apareça futuramente. Afinal de contas, prevenir é melhor do que remediar, não é?

Gostou do texto? Esse tipo de conteúdo é do seu interesse? Então, nós convidamos você, leitor, a assinar a nossa newsletter para receber vários textos tão interessantes quanto este! Basta colocar o seu e-mail na caixinha no canto direito superior da página.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up