Saúde do Homem

Saúde do homem: qual a importância dos exames preventivos?

novembro 29, 2019
Tempo de leitura 6 min

É fato que os homens vão ao médico com menos frequência que as mulheres. Mas, com o passar dos anos, essas visitas a especialistas são necessárias para auxiliar na prevenção de doenças. Afinal, prevenir é sempre melhor que remediar.

Sendo assim, produzimos este post para indicar os principais exames preventivos para a saúde do homem, mostrando como podem ser importantes no tratamento de doenças mais graves. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Quais os benefícios de fazer exames preventivos?

Como já foi colocado, a prevenção é sempre o melhor remédio. A maioria das enfermidades, quando descobertas no estágio inicial, são mais fáceis de tratar, e existem mais chances de cura. Nesse estágio, entram os exames preventivos, que ajudam a avaliar a saúde do organismo, garantindo que está tudo bem. A partir dessa análise são descobertos vários distúrbios em fase inicial.

Identificar uma doença prematuramente, a partir dos exames de prevenção, tem um impacto muito grande na promoção da qualidade de vida. Isso é perceptível especialmente em relação a doenças com tratamentos agressivos — como o câncer — e a doenças crônicas, que não têm cura, mas apenas tratamento para amenizar os sintomas.

Quais os principais exames preventivos? 

Como você pôde perceber, os exames preventivos são essenciais para garantir a saúde do homem e a qualidade de vida. A seguir, listamos os principais procedimentos que devem ser feitos ao longo da vida.

Exame de próstata

O exame de próstata é um dos principais exames para a saúde do homem adulto, pois por meio dele é possível identificar e prevenir o câncer de próstata. É indicado que seja feito anualmente, a partir dos 40 anos. Caso exista histórico familiar, o acompanhamento pode começar mais cedo e com intervalos menores. É realizado em três etapas:

  • toque retal – detecta alterações no tamanho, no formato ou na textura da próstata, o que pode causar tumores ou nódulos. Também pode auxiliar na identificação de próstata aumentada e hiperplasia benigna prostática (HPB);

  • exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) – geralmente é solicitado para acompanhar o toque retal. Serve para medir, no sangue, o nível de uma proteína — PSA — produzida pela próstata. Quando em níveis elevados pode revelar a presença de câncer ou outras enfermidades, como HPB; 

  • ultrassom transretal – é solicitado somente quando há alterações no exame de sangue ou no toque retal. O médico insere no reto uma sonda lubrificada, com a qual consegue identificar se existe alguma deformação ou algum tumor na próstata.

Colonoscopia

Outro exame que auxilia na prevenção do câncer — no intestino grosso ou no reto — é a colonoscopia. É solicitado anualmente a partir dos 50 anos, mas, caso haja histórico na família, pode ser realizado mais cedo, em torno dos 40 anos, e com mais frequência.

É necessário que o cólon esteja completamente limpo, sem resíduos, por isso utiliza-se um preparo indicado pelo médico ou pela clínica na qual se vai fazer o exame. Um tubo fino, com uma câmera na ponta — para que se possa analisar a mucosa intestinal —, é introduzido no ânus. O procedimento dura cerca de 30 minutos e o paciente é sedado para a realização do exame.

Exames cardiovasculares

Uma das principais causas de morte entre homens tem a ver com problemas no coração. Por esse motivo, os exames cardiovasculares são mais que necessários e devem começar a ser feitos anualmente, a partir dos 40 anos, em especial se existir histórico familiar de doenças relacionadas.

O check-up completo é recomendado para que possam ser analisados os riscos de problemas cardíacos e circulatórios. Dentre as análises estão:

  • aferição de pressão – indica se a pressão sanguínea está mais alta ou mais baixa que o normal;

  • teste ergométrico – avalia a função do coração sob esforço físico;

  • eletrocardiograma – mede a atividade do coração, indicando se os batimentos estão em ritmo normal ou se há alguma anomalia;

  • raio-x do tórax – avalia se o tamanho do coração se encontra dentro dos padrões normais;

  • ultrassom do coração – avalia o fluxo sanguíneo no órgão.

Autoexame testicular

Esse exame preventivo é importante para a saúde do homem e é recomendado que seja feito todos os dias, a partir dos 15 anos. Pode ser realizado no momento do banho e funciona de maneira similar ao de mama, feito pelas mulheres. O homem deve apalpar o testículo à procura de alterações na forma e no tamanho, observando se sente alguma dor na região escrotal.

Essa é a melhor forma de prevenir o câncer de testículos. Caso alguma alteração seja encontrada durante o autoexame, deve-se procurar imediatamente um urologista. Quanto mais cedo o problema for descoberto, maiores serão as chances de cura.

Exame de urina 

Recomenda-se que seja feito ao menos uma vez por ano, a partir dos 20 anos. Analisando-se a urina é possível observar se há elementos anormais, que podem indicar o desenvolvimento de diabetes, hemorragias e doenças renais. O exame é simples e indolor. Após pegar o pote coletor na clínica, o paciente deve fazer o primeiro xixi da manhã no recipiente e levar logo em seguida para a urina ser analisada.

Exame de sangue

O exame de sangue faz parte do check-up completo e é indicado que seja feito anualmente, após os 20 anos. O objetivo é medir os índices de ácido úrico, o perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos), a creatinina e a glicose. Quando necessário, também pode ser utilizado para avaliar os níveis de testosterona no sangue. A partir das análises sanguíneas podem ser detectadas doenças como hipogonadismo, triglicérides elevados, colesterol alto, diabetes e gota.

Exames oftalmológicos, urológicos e hormonais são mais alguns procedimentos relevantes para a saúde do homem e que devem ser realizados ao longo da vida, sempre que houver necessidade. É importante escolher uma clínica de qualidade e confiança, e que ofereça consultas e exames no mesmo lugar, o que vai gerar praticidade e economia.

As informações sobre a importância dos exames preventivos para a saúde do homem foram úteis? Aproveite e entre em contato conosco agora mesmo! Nós podemos ajudar você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up