Estética e Cirurgia Plástica

Saiba quais são os procedimentos estéticos mais populares

novembro 7, 2019
Tempo de leitura 6 min

O desejo por um corpo bonito e saudável faz homens e mulheres buscarem as clínicas médicas para realizar os tão cobiçados tratamentos e cirurgias de correção. É inegável que os procedimentos estéticos mexem não apenas com a nossa imagem, mas também com a nossa autoestima e qualidade de vida.

No entanto, é fundamental fazer uma avaliação prévia da nossa saúde e se, de fato, os métodos disponíveis são os mais indicados para cada um de nós. Além disso, os tratamentos devem ser executados em um local bem equipado e por profissionais experientes e qualificados, a fim de proporcionar total segurança ao paciente.

Neste artigo, você vai descobrir quais são os procedimentos estéticos mais populares e para quem eles são recomendados. Confira!

Tratamentos para celulite

Combater os furinhos indesejados na pele é um dos grandes anseios das mulheres — e até mesmo de alguns homens. Para tanto, elas recorrem aos tratamentos para celulite disponíveis no mercado. Um deles é a radiofrequência, técnica que estimula a produção de colágeno a fim de melhorar a aparência cutânea.

O laser também é uma alternativa bastante procurada. Tal método diminui o acúmulo de gordura e o aspecto irregular da pele, além de promover a formação de colágeno. Aliás, vale lembrar que essa tecnologia é utilizada para outros fins estéticos, como a depilação definitiva e diversas cirurgias corretivas.

Toxina botulínica

Conhecida como botox, a toxina botulínica está entre os procedimentos estéticos mais desejados. Essa técnica é empregada para tratar rugas e linhas de expressão, como pés de galinha e marcas na testa. Além disso, é capaz de alterar o desenho das sobrancelhas e manter sob controle o suor em excesso (hiperidrose).

Em relação a sua utilização para finalidades estéticas, a toxina botulínica, quando aplicada na pele, provoca um bloqueio na atuação de uma substância denominada acetilcolina. Dessa forma, os músculos se contraem ao mudarmos a nossa expressão facial, o que impede a formação de rugas e linhas.

Prótese de silicone

A prótese de silicone é procurada principalmente por mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho das mamas e desejam aumentá-las. No entanto, é preciso alertar que o implante deve ser apropriado ao biotipo de cada pessoa, a fim de não causar problemas como dores na coluna e o aparecimento de estrias.

O implante de prótese de silicone é feito por meio de uma incisão na auréola, na axila ou abaixo da mama, a depender do tipo escolhido. Antes da aplicação, é fundamental investigar a saúde da paciente e o histórico de doenças na família, entre outros cuidados importantes. Os resultados dessa cirurgia costumam ser altamente satisfatórios.

Rinoplastia

A lista de procedimentos estéticos mais populares inclui a rinoplastia, ou seja, a cirurgia plástica do nariz. É possível diminui-lo, aumentá-lo, afiná-lo, dar ênfase à ponta e, até mesmo, reduzir a giba óssea — o osso desse órgão. Assim, homens e mulheres podem ter as narinas que tanto desejam.

Em muitos casos, a rinoplastia está associada aos demais procedimentos nasais, como a correção do septo e a turbinectomia, isto é, a eliminação de uma parcela da “carne esponjosa”, que favorece crises alérgicas — a rinite é uma delas. Contudo, a redução e o remodelamento do nariz são os campeões de pedidos nos consultórios.

Abdominoplastia

A abdominoplastia consiste em reposicionar os músculos do abdômen e eliminar a pele flácida, que é puxada para baixo e cortada horizontalmente na área do púbis. Sendo assim, ela é procurada especialmente por mulheres que tiveram filhos recentemente ou por indivíduos que perderam bastante peso e desejam retirar o excesso cutâneo.

Entretanto, a abdominoplastia não é indicada quando há grande ganho de peso depois de uma cirurgia plástica ou previsão de gravidez futura. Fumantes e pessoas obesas também não devem passar pelo procedimento, pois a chance de desenvolver necrose é alta. Nessa última situação, é preciso emagrecer ou fazer lipoaspiração antes da intervenção.

Lipoaspiração

Retirar a gordura corporal localizada é o anseio de quem recorre à lipoaspiração. Vale lembrar que o procedimento não é indicado para quem quer emagrecer ou tratar a obesidade. Na verdade, ele é recomendado para pessoas que almejam modelar o corpo por responderem muito pouco a dietas ou atividades físicas.

A lipoaspiração está na relação dos procedimentos estéticos complexos de realizar, embora exista uma banalização desse tipo de cirurgia. Por esse motivo, é fundamental procurar um profissional sério e de renome ao optar pelo método. Ele é quem vai avaliar se a intervenção é ideal para você e qual a quantidade adequada de gordura a ser retirada.

Preenchimento

O preenchimento de algumas partes do corpo — em geral, da face e da boca — é feito com ácido hialurônico, substância presente naturalmente em nosso organismo, sendo a maior parte na pele (56%). Ao preencher sulcos profundos e rugas permanentes, ele rejuvenesce e levanta a autoestima de homens e mulheres.

Além disso, a substância é utilizada para redefinir o contorno e restituir o volume de áreas como o queixo, a mandíbula e as maçãs do rosto. Da mesma forma, ela remodela e preenche os lábios, deixando-os mais convidativos e bonitos. A duração média dos resultados desse procedimento é de dois anos, logo, é preciso repeti-lo após o período.

Peeling

Falando em pele, quem é que não deseja ter uma nova em folha, não é mesmo? Para alcançar esse objetivo, muita gente marca presença nos consultórios em busca do peeling. Tal procedimento combate rugas, manchas, cicatrizes, acne, estrias e, até mesmo, flacidez. Não é à toa que ele é tão desejado pelas pessoas.

Vale ressaltar que há o peeling superficial (para tratar manchas e melasmas), médio (para rugas e determinadas marcas e cicatrizes) e profundo (para peles com alto índice de imperfeições). Quanto mais intenso o método escolhido, mais significativo o grau de descamação. Após o procedimento, é fundamental ter um cuidado extra com a exposição ao sol.

E então, já pensou em fazer algum dos procedimentos estéticos citados neste artigo? Seja qual for o desejado, procure uma clínica médica conceituada no mercado, que garanta a total segurança e um excelente resultado. Tenha certeza de que sua autoestima vai melhorar bastante após a realização desses métodos.

Agora que você está a par dos procedimentos estéticos mais populares, aproveite a visita ao blog e assine já a nossa newsletter para receber conteúdos como este em primeira mão!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up