Saiba quais os 6 tipos de câncer mais comuns no Brasil
O câncer é uma das doenças que mais matam no mundo, e a cada ano novos casos são descobertos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa é de que seriam descobertos 600 mil novos casos em 2018 no Brasil.
Esse número, por sua vez, diz respeito sobre todos os diferentes tipos da doença que existem. Mas quais serão os tipos de câncer mais comuns no Brasil? Confira!
1. Câncer de pulmão
Este é o tipo de câncer mais letal de todos. Por não apresentar sintomas iniciais, costuma ser descoberto em seu estado mais avançado. Aqui, é válido mencionar que grande parte dos casos desse tipo de câncer derivam do fumo, mas fatores como a poluição também podem fazer com que a condição se desenvolva.
Contudo, para quem fuma, a indicação é que sejam feitos exames anualmente para descartar o risco da doença.
2. Câncer de cólon e reto
Este tipo de câncer, também conhecido como colorretal, é conhecido por atingir uma parte do intestino grosso e do reto. Ele tem grandes chances de cura quando descoberto cedo, e, para isso, o tratamento deve começar antes que a doença atinja outros órgãos.
3. Câncer de mama
É o segundo tipo da doença que mais atinge mulheres no país, perdendo somente para o de pele. Quando diagnosticado precocemente, tem grandes chances de cura. Os tratamentos para o câncer de mama podem ser quimioterapia, radioterapia e remoção de uma ou das duas mamas.
Vale mencionar que o câncer de mama é mais comum em mulheres, mas pode afetar a população masculina também.
4. Câncer de pele
O câncer de pele é um dos mais comuns entre as pessoas. Ele é caracterizado pela proliferação incontrolável de células cutâneas anormais, e é dividido em dois tipos: não melanomas e melanomas.
Os melanomas são a forma mais séria da doença e são originados nas células que produzem a melanina (substância que pigmenta a pele). Já os não melanomas são nódulos, tumor ou manchas encontradas na pele, e representam a grande maioria dos casos.
Este tipo de câncer costuma ser causado por radiação solar, principalmente. Para preveni-lo, use um protetor solar adequado ao seu tipo de pele todos os dias.
5. Câncer de estômago
O câncer de estômago, também conhecido como gástrico, atinge, principalmente, homens idosos acima de 70 anos.
A maior parte deste tumor ocorre na chamada cama mucosa, que é de revestimento interno, e surge como irregulares lesões úlceras. Conforme avança, as células cancerígenas substituem o tecido normal e podem migrar para outras partes e muitas vezes outros órgãos.
6. Câncer de próstata
O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns entre os homens. Ele é dividido em três classes: o mais agressivo, intermediário e de baixo risco, que apresenta o maior número de casos.
Conforme a idade aumenta, as chances de contraí-lo aumentam, e, por isso, o indicado é que o exame preventivo seja feito anualmente a partir dos 50 anos.
Por fim, lembre: a prevenção é sempre a melhor opção no caso de doenças. Fazer exames com frequência, manter uma dieta balanceada, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool e cigarro são alguns hábitos que podem ajudar a prevenir o câncer.
Em todos os casos citados acima o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura. Por isso, o recomendado é procurar um especialista caso desconfie que alguma coisa possa estar errada.
E aí, o que achou de conhecer os 6 tipos de câncer mais comuns no Brasil? Acha que as informações foram úteis? Aproveite e assine a newsletter para receber mais conhecimentos como este.
2 Comentários