Saúde da Mulher

Saiba o que causa manchas na pele e como se prevenir

setembro 18, 2019
Tempo de leitura 4 min

Manchas que aparecem na pele têm motivos diversos. Na maioria dos casos essas alterações na pele não significam um perigo para a saúde. No entanto, as manchas escuras na pele podem afetar a aparência, o que diminui a autoestima e o bem-estar.

Apesar de a maioria das manchas não ser um problema grave, existem alguns cânceres que se apresentam como manchas, como o melanoma, o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. É por esse motivo que, ao suspeitar de uma lesão, deve-se procurar um médico especialista em pele, ou seja, o dermatologista. Neste artigo abordaremos o que causa manchas na pele e como é possível tratar esse problema. Confira!

Melasma

O que é e o que causa?

O melasma é uma alteração que acontece frequentemente na pele da face, sendo comum no sexo feminino. Os locais de maior ocorrência são as maçãs do rosto, a testa, o queixo e a região acima da boca (buço).

As manchas de melasma podem ter coloração marrom claro até marrom escuro. Normalmente, aparecem dos dois lados do corpo, sendo simétricas. Uma das causas do problema é a variação hormonal, o que ocorre quando a mulher evita a concepção com pílulas, faz uso de repositores hormonais (após a menopausa ou devido a problemas endócrinos, por exemplo) ou durante a gravidez, visto que nessa fase há produção de hormônios diferentes do que a mulher produziu em toda a sua vida.

Como tratar?

O melasma não tem cura, mas existem várias opções para amenizar a coloração das manchas. Dentre as opções estão lasers como o spectra, peelings com ácidos e uso de medicações em loção. Além disso, é fundamental usar protetor solar, uma vez que a luz do sol torna as manchas mais escuras.

Câncer de pele

O que é e o que causa?

Os cânceres de pele são causados por uma multiplicação desordenada das células. Normalmente, esse problema causa manchas vermelhas no corpo, principalmente em áreas que estão mais expostas ao sol. Com o tempo, essas manchas crescem e podem sangrar, evoluindo para feridas de difícil cicatrização.

O melanoma, uma forma agressiva dessa doença, pode causar manchas que coçam, doem e têm coloração negra.

Como tratar?

O tratamento do câncer de pele depende do tipo de problema e do estágio da doença. Em alguns casos, retira-se a área com a mancha por cirurgia. Em outros, é preciso prosseguir com quimio ou radioterapia, por exemplo.

Acne

O que é, o que causa?

A acne é uma doença inflamatória da pele, em que a glândula sebácea é acometida. Essa lesão é caracterizada por pontos pretos (cravos) e pústulas vermelhas (espinhas), assim como pele oleosa.

Como tratar?

O tratamento da acne depende do estágio de acometimento da pele. Em pessoas com acne leve, por exemplo, pode-se optar pelo uso de medicações tópicas, como cremes e géis. Já em casos graves, podem ser recomendados remédios sistêmicos, a fim de diminuir a oleosidade da pele, e antibióticos, caso a região esteja infectada.

Limão

O que é, o que causa?

Se a pele entrar em contato com o suco do limão e for exposta ao sol, é possível que surjam manchas de coloração acastanhada e de difícil remoção. A reação do limão com a luz solar provoca uma queimadura na pele.

Como tratar?

Para o tratamento são usadas medicações tópicas, em creme ou gel. Além disso, deve-se passar protetor solar na área afetada, que geralmente é a mão.

Pano branco

O que é, o que causa?

O pano branco é uma micose, ou seja, é causada por um fungo. Essa alteração de pele acontece quando a imunidade abaixa, uma vez que o fungo está presente naturalmente na pele, mas sempre fica contido pelas defesas do organismo.

Como tratar?

O tratamento é feito com antifúngico tópico. Em casos mais graves, o médico também pode optar pela medicação oral antifúngica.

Entendeu o que causa manchas na pele e como tratá-las? É importante ter em mente que qualquer alteração na pele deve ser tratada por um dermatologista. Assim, se houver alguma lesão suspeita, procure o profissional especialista.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde? Então, assine a nossa newsletter e receba as novidades diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up