Saúde do Homem

Quando procurar um geriatra torna-se indispensável?

março 8, 2019
Tempo de leitura 5 min

Embora seja difícil de aceitar, a verdade é que todo mundo vai envelhecer um dia. A questão é que, diferentemente do pensamento popular, esse processo começa logo após os trinta anos, mas a maioria das pessoas só procura um geriatra a partir dos 60.

Esse profissional é um médico especializado em cuidar do processo de envelhecimento, tratando problemas e doenças comuns nessa fase da vida. Muitas pessoas acham que ir ao geriatra é encarar a derrota de que se está velho, mas isso não precisa ser visto dessa forma, pois quem o procura no tempo certo vive mais e envelhece com saúde.

Fizemos este post para mostrar quando procurar um geriatra, qual é o papel dele e quais doenças trata, bem como algumas dicas para lidar com o envelhecimento de forma saudável. Continue a leitura e confira!

Qual o papel do geriatra?

Como já foi dito, as pessoas costumam procurar a ajuda do geriatra quando já estão sofrendo de alguma doença proveniente do avanço da idade. O ideal é que você procure esse médico mais cedo para realizar um acompanhamento preventivo.

O papel do geriatra não é apenas tratar as doenças dos idosos, ele também ajuda as pessoas que estão entrando na fase madura a compreender as mudanças que seus corpos sofrerão por causa do envelhecimento, além, é claro, de tratar os problemas já existentes.

A diferença entre um médico especialista e o geriatra é que o segundo cuida do indivíduo por completo, seja na parte cognitiva, afetiva, funcional ou clínica. Também conhecido como o clínico geral do idoso, ele também é o responsável por encaminhar o paciente para um especialista, caso seja necessário.

Qual é a hora certa de procurar um geriatra?

Não existe idade certa para procurar um geriatra, mas quanto mais cedo, melhor. Algumas pessoas começam a procurar esse médico a partir dos 40 anos, outras esperam completar os 60 para assumir a velhice.

O ideal é que a pessoa comece a ir ao geriatra a partir dos 50 anos. Uma dica: não espere uma doença ou os sinais de velhice aparecem. Lembre-se de que a prevenção é muito mais fácil que o tratamento. Em caso de idosos, é importante convencê-los de ir ao médico o quanto antes.

Em suma, esse médico trata tanto os adultos saudáveis que querem prevenir doenças quanto os idosos já fragilizados ou que têm alguma sequela. Afinal, também é função dele diminuir os problemas e desconfortos dos idosos de idade mais avançada e promover a sua reabilitação.

Por mais que seja difícil perceber, a partir dos 30 anos o corpo começa a passar por transformações decorrentes do envelhecimento. O acompanhamento preventivo do geriatra ajuda não só a detectar essas mudanças, mas também a entendê-las.

Quanto mais cedo você compreender o que está acontecendo (e vai acontecer) com o seu corpo, mais preparado você estará para enfrentar essas mudanças. A maioria das pessoas chega à terceira idade sem saúde porque não se cuidaram quando ainda eram jovens.

Quais são as doenças tratadas pelo geriatra?

Confira algumas das doenças que podem ser tratadas por esse médico:

  • doenças mentais que causam alterações na memória e na cognição como Alzheimer e demência de corpos de Lewy;
  • doenças que causam perda de equilíbrio e que dificultam a movimentação, como Parkinson;
  • perda da massa muscular e instabilidade da postura que geram quedas;
  • depressão;
  • incontinência urinária;
  • doenças cardiovasculares como pressão alta;
  • diabetes e problemas de colesterol;
  • osteoporose.

Se você sofre com algum dos problemas citados acima, procure imediatamente a ajuda de um geriatra. Nessa fase da vida, é ainda mais importante se atentar à saúde, pois o corpo fica mais fragilizado com o passar do tempo.

Como envelhecer de forma saudável?

Você deve começar a se cuidar o quanto antes para chegar à terceira idade esbanjando saúde. Existem algumas formas de amenizar e retardar qualquer tipo de doença ou problema decorrente da velhice. Conheça as melhores formas de envelhecer de maneira saudável:

Tenha uma boa alimentação

Esse conselho já está um tanto quanto batido, mas não deixa de ser verdade. Problemas como hipertensão, colesterol alto, diabetes e osteoporose podem ser evitados se você mantiver uma dieta balanceada.

Além de prevenir doenças, uma alimentação saudável retarda o envelhecimento das células. Evite comidas gordurosas, calóricas e cheias de açúcar. Abuse das frutas, legumes, grãos e verduras. Você vai perceber em pouco tempo como todo os eu organismo trabalha melhor sendo alimentado da maneira correta.

Invista em cápsulas de vitaminas

Reforçando o que já foi dito antes: quanto mais o corpo envelhece, mais frágil ele fica, portanto, uma pessoa idosa precisa de uma dose maior de vitaminas para ficar saudável. Na maioria das vezes, mesmo investindo em uma boa dieta, é impossível repor as vitaminas apenas com alimentação, por isso os médicos indicam as cápsulas de vitaminas.

Essas cápsulas possuem todas as vitaminas e minerais necessários para manter o equilíbrio do corpo. Se você quer garantir a sua saúde, então é melhor começar a apostar nesses medicamentos! Mas não pense que apenas os idosos podem tomar vitaminas, essa é uma prática benéfica para todas as pessoas em qualquer idade.

Faça exames regularmente

A melhor forma de garantir que a sua saúde está boa é fazendo check-ups frequentemente! Com a chegada da terceira idade, é natural que você fique mais vulnerável a doenças. Por isso, é melhor ficar de olho para poder detectar e tratar um problema o mais rápido possível, caso apareça.

Agora que você já sabe quando procurar um geriatra, já pode se preparar melhor para a sua velhice. Envelhecer não é uma derrota e não há nada de vergonhoso em aceitar que todos um dia ficarão velhos. Tenha orgulho de chegar nessa fase da vida e tente aproveitá-la da melhor forma possível! Considere as nossas dicas e comece hoje mesmo a se cuidar. Dessa forma, você mal sentirá os impactos da terceira idade.

Gostou das nossas dicas? Está interessado em cuidar da sua saúde? Então procure pela clínica da PartMed mais próxima e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up