Saúde do Homem

Quais são os problemas digestivos mais comuns e seus sintomas?

maio 9, 2019
Tempo de leitura 3 min

Os problemas digestivos são uma queixa frequente nos consultórios médicos. Quando a nossa digestão não funciona direito, é porque o nosso organismo está em desequilíbrio e isso também pode afetar a nossa mente.

Por outro lado, uma digestão normal significa que os nutrientes consumidos estão sendo absorvidos de maneira apropriada. O que é essencial para neutralizar os micróbios, os alérgenos e as toxinas que causam danos à nossa saúde.

Neste post, vamos mostrar quais são os problemas digestivos mais comuns, os seus sintomas e os hábitos que ajudam a preveni-los. Confira!

Refluxo gastroesofágico

A sensação de retorno do alimento, devido ao efeito do suco gástrico no organismo, é chamada de refluxo gastroesofágico. Muitas vezes, as pessoas não dão a atenção necessária a esse que é um dos problemas digestivos mais recorrentes.

Os sintomas mais frequentes são a regurgitação e a azia, desconfortos que atrapalham as atividades diárias. Entretanto, há casos nos quais o refluxo pode gerar esofagite, tosse crônica, laringite, asma e, até mesmo, erosão do esmalte dos dentes.

O tratamento do refluxo gastroesofágico inclui uma dieta alimentar rica e equilibrada, mudanças nos hábitos de vida e a prescrição de medicamentos que diminuem a acidez do suco gástrico, a fim de amenizar os sintomas e ajudar na reconstituição dos tecidos lesionados.

Azia

A azia é um tipo de queimação sentida na região do estômago que pode alcançar o pescoço e a garganta. Na maior parte dos casos, ela é causada pelo refluxo do suco gástrico, ou seja, pelo ácido estomacal que afeta o canal da digestão.

Pessoas que sofrem de azia sentem um desconfortável ardor no trato digestivo. Para prevenir o problema, é recomendado evitar alimentos ácidos e gordurosos, bebidas alcoólicas e cigarro. Outra dica importante, é ir para a cama aproximadamente 3 horas depois de se alimentar.

Dispepsia

A dispepsia é a dificuldade que o organismo tem de digerir os alimentos. Indivíduos que se queixam do problema sentem mal-estar, azia, arrotos e dores na região do abdômen, além de sensação de saciedade precoce.

Esse tipo de problema digestivo pode ser funcional, ou seja, ocorre sem que haja alteração no organismo. Nesse caso, o médico poderá recomendar uma mudança nos hábitos de vida ou alimentares do paciente, a fim de que a digestão volte a funcionar normalmente.

Contudo, a dispepsia pode ser provocada por refluxo, úlceras, doenças biliares e no pâncreas e, até mesmo, tumor no estômago. Por esse motivo, é fundamental procurar um especialista para a realização de exames, a partir dos quais será estabelecido o correto diagnóstico.

Síndrome do intestino irritável

A relação de problemas digestivos inclui a síndrome do intestino irritável, que está relacionada à sensibilidade no trato intestinal. Por essa razão, o órgão reage de maneira aguda quando nos alimentamos ou sentimos ansiedade e estresse, por exemplo.

Esse tipo de disfunção muscular pode retardar ou acelerar o trabalho do intestino, o que modifica a consistência das fezes. Pode haver diarreia, mucosidade, prisão de ventre, gases, sensação de evacuação incompleta e distensão abdominal.

A síndrome do intestino irritável pode ser amenizada com hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Contudo, a ida ao médico é necessária para que se investigue o problema e seja oferecido o tratamento adequado.

Agora sim, você está a par dos problemas digestivos mais comuns. No caso de observar alguns dos sintomas mencionados, não deixe de procurar o médico especializado para investigar o que há de errado e tratar a doença de forma apropriada, combinado?

E então, o que achou deste post? As informações foram úteis? Aproveite, agora, para conferir as 8 coisas que você precisa saber sobre a endoscopia!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up