Saúde do Homem

Quais problemas de saúde te impedem de ser mais produtivo no trabalho?

outubro 15, 2018
Tempo de leitura 3 min

Não há nada melhor do que levantar da cama pela manhã se sentindo disposto e preparado para enfrentar um novo dia de trabalho. Afinal, precisamos estar focados, descansados e com energia para realizar todas as nossas atividades e responsabilidades dentro e fora do trabalho. 

O problema é que, atualmente, grande parte das pessoas enfrentam muitas dificuldades para ser mais produtivo, ou até ter a mínima disposição ao longo do dia. E isso pode estar relacionado a algum problema de saúde. Acompanhe o texto para saber mais sobre o assunto!

Qual a relação entre saúde e trabalho?

Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo lembra que a produtividade dos funcionários dentro de uma empresa está diretamente relacionada à sua saúde e ao seu bem-estar. Nesse aspecto, estamos falando tanto de saúde física como saúde mental, afinal, as duas podem ter grande interferência na forma como as pessoas trabalham.

Por isso, se você quer se sair bem no trabalho ou quer que seus funcionários sejam mais produtivos, é preciso estar atento à condição de saúde individual de cada pessoa e às condições que o próprio trabalho oferece.

Investir em saúde é, direta ou indiretamente, investir em produtividade.

Quais problemas de saúde te impedem de ser mais produtivo?

Para te ajudar, listamos os principais problemas de saúde que podem atrapalhar a produtividade.

Alimentação ruim

Sabe-se que alimentar-se de forma inadequada traz diversas consequências ruins para o estado de saúde geral, incluindo o aumento do risco de doenças, como hipertensão arterial e diabetes. Mas esse hábito também interfere na qualidade do trabalho.

Tanto a falta de alimentos como a escolha dos alimentos errados podem atrapalhar a produtividade. A falta de calorias e nutrientes leva à falta de energia, perda de força e de concentração.

Comer alimentos muito gordurosos ou com muito açúcar também atrapalham devido à difícil digestão e alterações muito rápidas na glicemia.

Estresse

Existe uma relação direta entre estresse e produtividade. Um pouco de estresse, no início, pode ser até benéfico para aumentar a produtividade, pois serve de estímulo para o funcionário. O ideal é que a pessoa saiba manejar o estresse nesse nível, para que não progrida e causa danos.

Quando a pessoa não consegue lidar com o estresse ou quando seu ambiente é excessivamente estressante, ele passa a ser prejudicial e diminui progressivamente a produtividade. Além disso, gera dificuldade de relacionamentos e outros problemas de saúde.

Falta de sono

A falta de sono nos atrapalha a fazer tudo no nosso dia a dia, o que não é diferente em relação à produtividade no trabalho. Quando dormimos pouco, várias funções do corpo ficam prejudicadas:

  • a atenção é desviada com mais facilidade;
  • a pessoa tem mais dificuldade para se manter alerta;
  • o raciocínio fica mais lento;
  • o risco de cometer erros aumenta. 

O que fazer para aumentar a produtividade?

A inclusão de alguns hábitos saudáveis simples no dia a dia traz grandes benefícios para a produtividade no trabalho. Veja alguns hábitos a incluir no seu quotidiano:

  • manter de uma alimentação saudável e balanceada, evitando alimentos muito gordurosos e ricos em açúcar;
  • realizar exercício físico regular, pelo menos 3 vezes na semana, o que ajuda a reduzir o estresse e contribui para a melhora do sono;
  • regular o sono, com estabelecimento de rotinas para dormir;
  • separar um tempo para si mesmo e para relaxamento (ex: ioga, meditação, leitura de um livro).

Buscar manter-se saudável traz inúmeras vantagens para o bem-estar e a qualidade de vida de qualquer um. Ser mais produtivo no trabalho e na vida como um todo é apenas um desses benefícios.

E aí, gostou de aprender mais sobre o assunto? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdo como o de hoje!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up