Saúde da Mulher

Quais os sinais de que você tem problemas hormonais?

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 3 min

Os hormônios são parte vital do nosso corpo. Isso porque eles são responsáveis por diversas funções, tais quais fornecer energia, regular o crescimento e controlar os níveis de sal e açúcar no organismo. Dessa forma, quando existem problemas hormonais, eles podem afetar diversas áreas da vida.

Pensando nisso, criamos este post com alguns dos principais sinais que indicam distúrbios hormonais. Acompanhe e saiba mais!

Dificuldade de pegar no sono

Por conta da menor quantidade de progesterona no organismo, a dificuldade para dormir é mais comum entre as mulheres. Este hormônio tem como uma das suas propriedades relaxar o organismo — e isso facilita a chegada do sono.

Quando existe um desequilíbrio, a pessoa tem mais resistência ao sono, além de se sentir ansioso e agitado ao longo do dia e da noite. Normalmente, se a proporção de progesterona está abaixo do recomendado, é feita a reposição hormonal. E se você se identificou com o problema, procure um médico endocrinologista. Ele poderá ajudar a resolver a situação.

Excesso de fome

A sensação de fome também é controlada por hormônios. A grelina, por exemplo, é um hormônio que se estiver em níveis mais altos que o normal, pode causar excesso de fome mesmo que a pessoa tenha acabado de se alimentar.

O tratamento para o problema só pode ser indicado após exames apontarem a grande quantidade da grelina. Nesses casos, o profissional a ser consultado é o nutricionista, que poderá indicar uma dieta para controlar os níveis hormonais e também atividades físicas.

Depressão, irritabilidade e ansiedade

Um dos principais sinais de problemas hormonais, especialmente na menopausa, é a alteração brusca de humor. Os hormônios são os principais responsáveis por regular nosso temperamento e quando estão alterados podem causar irritabilidade, estresse, ansiedade e depressão excessivos, sem motivo aparente.

Durante a menopausa, um dos tratamentos mais recomendados é a reposição hormonal. Além disso, outras opções recomendadas são sessões de terapia que ajudam na compreensão dos sentimentos e controle da raiva. Nesses casos, os exercícios físicos também são indicados, uma vez que promovem a sensação de bem-estar.

Excesso de acne

O excesso de acne é um dos sintomas mais conhecidos de problemas hormonais, e justamente por isso é comum entre os adolescentes. Afinal, eles passam pela puberdade e enfrentam um verdadeiro “boom” hormonal. Todavia, o distúrbio, que é causado pelo aumento de testosterona, pode atingir pessoas de qualquer idade.

A maior circulação de testosterona no organismo aumenta a oleosidade na pele e, consequentemente, a acne. Para o tratamento, podem ser recomendados alguns cuidados como a utilização de produtos específicos e limpeza de pele regularmente. Além disso, em alguns casos recomenda-se o uso de antibióticos para controlar a inflamação das glândulas sebáceas.

Cansaço excessivo

Os hormônios da tireoide são um dos principais controladores do organismo e os responsáveis pelo metabolismo. Quando existem problemas hormonais, neste caso a redução na sua produção, o organismo começa a ficar mais lento, com diminuição no funcionamento mental e ritmo cardíaco.

Dessa maneira, acaba havendo um cansaço excessivo e menor quantidade de energia ao longo do dia. Para resolver a questão, o recomendado é a reposição hormonal, acompanhada de alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

Além dos assuntos citados nos tópicos acima, disfunções digestivas e oculares, cólicas e coágulos na menstruação, perda de cabelo e aumento ou perda de peso são mais alguns sinais de problemas hormonais. Contudo, para que o diagnóstico e tratamento do problema sejam eficazes, é recomendada a procura de um especialista, que poderá solicitar exames e analisar o quadro geral.

E aí, o que achou de saber mais sobre os sinais de que você tem problemas hormonais? Acha que as informações foram úteis para você? Aproveite e comente abaixo se você já conhecia estes sintomas ou se teve algum deles.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up