Saúde do Homem

Proctologista e urologista: entenda as diferenças!

abril 2, 2019
Tempo de leitura 6 min

Você liga para uma clínica médica a fim de marcar sua consulta, mas fica hesitante na hora de optar por uma especialidade, já que tem dúvidas sobre as atribuições de proctologista e urologista? Fique tranquilo! O questionamento é mais comum do que parece.

Importantes para pacientes homens e mulheres, há em sua atuação, todavia, algumas especificações relacionadas a cada órgão do corpo humano que se responsabilizam por tratar.

Quer entender quais são as principais diferenças entre os trabalhos de proctologista e urologista para não fazer confusão na hora de agendar sua próxima visita ao médico? Então, continue a leitura de nosso artigo a seguir!

Como é o trabalho do proctologista

O profissional de medicina com essa formação, também conhecido como coloproctologista, atua no tratamento de quaisquer condições relacionadas ao intestino delgado, intestino grosso, ânus e reto.

Assim, pode ser consultado tanto no âmbito da digestão, para tratar questões relativas à evacuação, constipação e quaisquer males intestinais. Quanto à sexualidade do paciente, ele orienta sobre o sexo anal e doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs.

Doenças que um proctologista pode diagnosticar

Mais procurado por doenças do intestino, o proctologista é quem diagnostica e cuida de casos de Síndrome do Intestino Irritável (SII), doença de Chron, colite e quaisquer outras capazes de causar inflamações intestinais.

Além disso, hemorroidas, fissuras anais, fístulas, sangramentos intestinais, abcessos, pólipos e incontinência fecal também entram em seu escopo, bem como tumores e cânceres de intestino.

Úlceras anorretais decorrentes de doenças sexualmente transmissíveis, como casos de HPV com condilomas no ânus, gonorreia, clamídia, sífilis, cancro mole e herpes ainda são examinados e acompanhados por esse especialista.

Exames proctológicos

Já tem sua consulta marcada com o proctologista, mas quer saber quais exames o profissional pode solicitar a você após visita ao consultório? Conheça abaixo alguns deles.

Exame de toque retal

Esse exame é o principal fator de confusão entre os trabalhos de proctologista e urologista, já que ambos o realizam, mas com fins diferentes. No caso do proctologista, a finalidade é a de encontrar quaisquer feridas ou alterações no ânus.

Já na consulta com o urologista, o objetivo é diagnosticar de modo prematuro tumores ou modificações capazes de apontar um caso de câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, INCA, esse é o segundo tipo mais comum da doença entre homens no Brasil. Somente em 2018, mais de 68.000 novos casos foram diagnosticados.

Videocolonoscopia

O procedimento ajuda a visualizar o conteúdo do intestino, a fim de identificar quaisquer feridas ou alterações. Nele, utiliza-se uma câmera ligada ao monitor televisivo em que são exibidas imagens dos intestinos delgado e grosso.

Anuscopia

Mais simples do que o anterior, realizado no próprio consultório do proctologista, esse exame permite a visualização do canal anal, a fim de detectar lesões, condilomas, fissuras e hemorroidas.

Como é o trabalho do urologista

Diferentemente do caso anterior, a atuação do urologista se relaciona aos rins, bexiga, ureteres e a quaisquer males capazes de impactar o aparelho genital de homens. Ou seja, testículos, pênis, próstata e canal deferente.

Não à toa, esse especialista tem um papel, para o homem, análogo ao do ginecologista para a mulher. Isso não o torna, todavia, indiferente a elas, já que as atende em questões relacionadas às cistites, incontinência e infecção urinária.

Além da dúvida comum diante das diferenças entre urologista e proctologista, outra especialidade com a qual também pode haver confusão é a do nefrologista, que trata dos males concernentes aos rins. Cada qual com suas atribuições.

Doenças que um urologista pode diagnosticar

No que diz respeito à saúde sexual do homem, o urologista trata problemas como ejaculação precoce, disfunção erétil, impotência sexual, fimose, infertilidade e curvatura peniana, além de diagnosticar e cuidar de casos de câncer de próstata, como também de doenças sexualmente transmissíveis que podem ser identificadas no pênis.

Em se tratando do aparelho urinário, tanto de homens quanto de mulheres, descobre cistos, tumores, incontinência de urina, bexiga hiperativa e bexiga neurogênica.

Exames urológicos

Há uma grande variedade de exames que o urologista solicita, tanto os realizados em consultório quanto em outros laboratórios, a depender do quadro clínico de cada paciente. Conheça abaixo alguns dos principais!

Uretrocistoscopia

Procedimento realizado para visualização da bexiga e da uretra, a fim identificar no paciente tumores, estreitamentos e inflamações.

Espermograma

Relacionado a casos de infertilidade ou a disfunções sexuais, esse exame mede a quantidade de espermatozoides apresentada pelo paciente

Exames de sangue

Neles são avaliados fatores como ureia, ácido úrico e creatinina, relacionados a possíveis infecções e males do aparelho urinário. De modo complementar, pode ainda solicitar uma fluxometria, a qual avalia o fluxo de urina do indivíduo.

Avaliação de PSA

Para casos em que há suspeita de câncer de próstata, esse procedimento identifica, por meio de exame de sangue, incidência de material tumoral.

Importância do urologista para a saúde do homem

Ainda que haja muito preconceito entre a população masculina ao negligenciar consultas urológicas, devido ao constrangimento causado por exames como o de toque, cuidar da saúde é fundamental para eles tanto quanto para elas.

Além de assegurar que seus pacientes tenham uma vida sexual saudável, o urologista é o especialista médico responsável pela prevenção e conscientização sobre os riscos do câncer de próstata. Não à toa, campanhas como o Novembro Azul surgem como reforço à causa.

A recomendação é de que homens com idade superior a 50 anos façam uma visita a esse profissional, ao menos, uma vez por ano, a fim de realizar todos os exames preventivos.

Assim, diminuem-se os riscos de identificar um câncer em estágio avançado. Mas não é preciso esperar essa idade para fazer acompanhamento regular, certo?

Uma boa dica é buscar o atendimento médico em clínicas acessíveis de saúde, como a PartMed, na qual você pode realizar check-up, fazer seus exames e se prevenir com orientação adequada.

Todo o cuidado é importante para ter mais qualidade de vida e longevidade. A importância, assim, é a mesma para visitas ao proctologista e urologista, já que o corpo humano é composto por diferentes sistemas e sua saúde só está completa quando todos funcionam bem, livres de doenças.

Gostou de nosso artigo e deseja saber mais sobre os serviços que oferecemos, a fim de agendar suas próximas consultas com especialistas? Então, entre já em contato conosco!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up