Saúde da Mulher

Problemas para dormir? Conheça as causas e os tratamentos!

agosto 25, 2018
Tempo de leitura 3 min

O sono é uma das atividades mais importantes para o corpo humano, e não é à toa que passamos em média um terço da nossa vida dormindo. No entanto, não é incomum o fato de que pessoas de todas as idades enfrentem problemas para dormir, o que pode trazer várias consequências para a saúde e bem-estar delas.

Existem diversos distúrbios que podem afetar o sono, seja uma dificuldade para começar a dormir seja para manter o sono ao longo da noite. Acompanhe o texto de hoje para saber mais sobre as causas e tratamentos dos problemas para dormir!

Qual os malefícios da falta de sono para a saúde?

O sono é o momento em que o corpo tem a oportunidade de se recuperar e equilibrar as suas funções fisiológicas. Enquanto a pessoa dorme, seu organismo desempenha diversas reações e funções que são essenciais para mantê-lo com um bom funcionamento. As principais funções do sono para o nosso organismo são:

  • restauração de células e tecidos;
  • solidificação do que foi aprendido e memorizado ao longo do dia;
  • liberação do hormônio do crescimento e da prolactina;
  • fortalecimento do sistema imunológico.

A perda de sono pode gerar um impacto ruim sobre todas essas funções. Além disso, ela pode gerar um aumento de ansiedade, estresse e ocorrência de doenças e acidentes relacionados ao cansaço extremo.

Em geral, podemos dizer que a qualidade de vida de uma pessoa está diretamente relacionada com a sua qualidade de sono.

Quais as causas dos problemas para dormir?

Os problemas para dormir podem ser causados por diferentes grupos de fatores, como:

  • transtornos emocionais: depressão, ansiedade, estresse, transtorno do estresse pós-traumático;
  • causas médicas relacionadas ao sono: apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, problemas do sono relacionados à respiração;
  • causas externas: poluição sonora, poluição luminosa, uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, uso de medicamentos, uso de substâncias (drogas, álcool), atividades excitantes antes de dormir, alterações no turno de trabalho;
  • outras causas médicas: problemas gastrointestinais, menopausa e ondas de calor, doenças que dificultam a respiração (asma, rinite), dor crônica.

Descobrir a causa dos problemas para dormir é um dos passos essenciais para que o tratamento correto seja feito. Muitas vezes, uma simples mudança do ambiente pode ser o suficiente para restaurar a qualidade do sono.

Como melhorar o sono?

Nos casos de problemas de saúde e doenças específicos, o tratamento para os problemas para dormir deve ser acompanhado por um médico especialista da área relacionada ao problema. Porém, existem cuidados gerais que ajudam a melhorar a qualidade do sono de todas as pessoas.

As principais formas de tratamento e prevenção são:

  • Praticar exercícios físicos (em um horário não muito próximo do de dormir);
  • Estabelecer uma rotina diária de sono (dormir e acordar no mesmo horário);
  • Evitar o consumo excessivo de álcool e cafeína;
  • Utilizar a cama apenas para dormir e não para outras atividades;
  • Deixar o quarto totalmente escuro para dormir;
  • Manter uma temperatura agradável no quarto (entre 15 e 20 graus);
  • Criar uma rotina de relaxamento antes de dormir (banho quente, meditação);
  • Parar de trabalhar ou assistir televisão pelo menos 1 hora antes de dormir.

Quem enfrenta problemas para dormir sabe como pode ser estressante viver sem ter um sono adequado. Por isso, se você tem esse tipo de problema, não hesite em tomar os cuidados necessários para garantir uma noite de sono tranquila.

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