Saúde do Homem

Por que parar de beber vai melhorar a sua qualidade de vida? Descubra!

setembro 27, 2019
Tempo de leitura 7 min

Parar de beber faz parte da lista de desejos de muitas pessoas, mas esse é um objetivo que exige um certo esforço para ser alcançado.

O fato é que o consumo excessivo de álcool é um fator grave para o surgimento de muitas doenças, além de afetar negativamente outras áreas da vida. Neste post selecionamos informações importantes sobre quais são os males causados pelo uso abusivo de álcool e como a sua vida pode melhorar se você largar de vez esse hábito. Acompanhe!

Quais são os malefícios causados pela bebida alcoólica?

É do conhecimento de todos que a bebida alcoólica gera grandes prejuízos para a nossa saúde física e mental. Apesar disso, nem sempre damos a atenção necessária para essa informação e deixamos para pensar nisso apenas quando somos diretamente afetados. 

Confira a seguir alguns dos malefícios causados pela bebida.

Ressaca

É nessa hora que as promessas de parar de beber surgem com força total, mas não costumam resistir ao próximo final de semana. Imagina ter que trabalhar toda segunda-feira com ressaca ou perder o domingo inteiro deitado quando poderia estar curtindo a companhia da família ou dos amigos em algum lugar legal da cidade? 

A ressaca física e moral são uns dos grandes prejuízos do excesso de álcool, mas não os únicos.

Mau funcionamento do cérebro

Logo que entra na corrente sanguínea, o álcool interfere nas atividades desempenhadas pelo cérebro — é por isso que o raciocínio fica mais lento.

Também é por esse motivo que a pessoa alcoolizada sofre com a falta de equilíbrio, tem confusão mental, não consegue se expressar direito e tem problemas na realização de tarefas simples. A capacidade motora também é gravemente afetada.

Todo esse desgaste provoca riscos à vida não só de quem consumiu a bebida, mas de todos ao redor. Para completar, esse dano cerebral se intensifica com o passar do tempo, impedindo o surgimento de novos neurônios e causando perdas irreversíveis.

Lesões no fígado

O fígado é um dos órgãos mais afetados pelo consumo exagerado de bebida alcoólica. O motivo é simples: o fígado é o órgão responsável por receber e metabolizar o álcool que entra no organismo. Ele precisa transformar uma substância ruim em algo que possa ser digerido sem causar tantos danos ao organismo.

Quando precisa executar essa função repetitivamente, o fígado fica sobrecarregado e sofre lesões com facilidade. A consequência é a incidência de doenças como hepatite alcoólica e a temida cirrose.

Risco de desenvolver cânceres

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a ingestão de bebidas alcoólicas é um fator de risco gravíssimo para o surgimento de vários tipos da doença. Quanto maior é o tempo de consumo, mais chances o indivíduo tem de sofrer com câncer de boca, laringe, estômago e outros.

Problemas de comportamento

Quando está sob efeito de álcool, o indivíduo costuma agir diferente de quando está sóbrio. Essa mudança de comportamento — que pode vir acompanhada de agressividade — não costuma ser bem-aceita por familiares, amigos e demais pessoas do seu convívio.

O resultado é conhecido de todos: brigas familiares, agressões, surgimento de mágoas e marcas que ficam para sempre na vida de todos.

Como parar de beber influencia na qualidade de vida?

Para muitos, a bebida alcoólica é uma válvula de escape, é uma forma de fugir da realidade e do estresse, mas essa prática corriqueira tem um preço alto, como você percebeu. Deixando a bebida de lado, a sua vida vai melhorar em todos os sentidos. Saiba agora o que você ganha se parar de beber.

Saúde em dia

Se você já sofre com algum problema de saúde e ainda assim faz uso da bebida alcoólica, saiba que todos os sintomas da doença se agravam com a presença do álcool no organismo.

Quando você para de beber, o seu corpo deixa de sofrer com todos os efeitos negativos provocados pela bebida. Você ganha mais energia para realizar as atividades do dia a dia, já que todo o seu organismo funciona corretamente, sem interferências.

Além disso, você se afasta de doenças originárias do consumo excessivo da bebida alcoólica, como problemas no fígado, mau funcionamento do cérebro e diversos tipos de câncer.

Pele mais bonita e corpo mais magro

Outro órgão que sofre bastante com a ingestão de álcool é a pele. Por se manter muito tempo desidratada, a pele fica com aspecto envelhecido, mais suscetível a manchas e surgimento de rugas. Longe da bebida, você garante uma pele mais jovem, limpa, saudável e renovada.

Talvez você não saiba, mas o álcool engorda. Basta observar a circunferência abdominal de quem toma uns drinks todo final de semana. A gordura abdominal, aliás, é fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Ao parar de beber você emagrece, se sente mais leve e propenso a fazer exercícios físicos — o que também contribui para a perda de peso.

Sono mais tranquilo

Quem bebe com frequência não goza de boas noites de sono. Geralmente desperta várias vezes durante a noite e levanta no dia seguinte com uma imensa sensação de cansaço.

Com a ausência de álcool no sangue, a qualidade do sono melhora e as noites são mais tranquilas e realmente revigorantes.

Mais tempo para amigos e família

A bebida está quase sempre relacionada à reunião com amigos, comemorações e festividades, mas ela não precisa ser algo indispensável. Aproveite o momento, o encontro e o motivo da comemoração, mas sem bebida.

Encontre maneiras de continuar usufruindo desses momentos sem consumir álcool. Valorize o seu final de semana para fazer mais coisas que gosta sem sofrer com a ressaca no dia seguinte.

Tenha mais tempo para cuidar de si mesmo, fazer alguma atividade física ou, quem sabe, fazer aquele curso que poderá abrir as portas para uma promoção no trabalho. Experimente coisas novas!

Como parar de beber de vez?

É fato que parar de beber não é algo tão simples quanto parece, mas por ser tão prejudicial ao ser humano, requer esforço e dedicação. Confira algumas dicas que podem ajudar durante esse processo.

Saiba dizer não

Não tenha medo e nem vergonha de rejeitar a bebida oferecida. Diga que não está com vontade, apenas.

Não guarde bebidas em casa

Se você guarda bebidas em casa, pare com esse hábito. É mais fácil tomar um gole de cerveja quando você sempre vê a garrafa ao abrir a geladeira.

Evite ir a encontros em que haja muita bebida

Não precisa deixar de socializar com as pessoas, mas dependendo do seu nível de apego à bebida e da interferência dela na sua vida, talvez seja necessário ser um pouco rígido e evitar se colocar à prova.

Procure ajuda médica

Parar de beber definitivamente não é fácil. A bebida alcoólica é socialmente aceita, muito popular e está presente em muitos eventos festivos. Além de mudar alguns hábitos pessoais, procure ajuda médica.

Um profissional especializado vai analisar a sua situação, o seu histórico social e médico e tomará as providências necessárias tanto para reduzir os malefícios do álcool quanto para ajudar você a viver bem sem ele.

Parar de beber realmente não é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária se você quiser ter uma vida com mais qualidade, mais duradoura e feliz. Não tenha medo de dar o primeiro passo. Comece hoje e conte com a ajuda de um profissional que ajudará você a trilhar o melhor caminho.

Se você gostou de saber mais sobre o assunto, deixe um comentário neste post e participe da conversa!

Você também pode gostar

2 Comentários

  • Avatar
    Responder sirgliofrei outubro 3, 2019 at 2:03 am

    I’ve been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  • Avatar
    Responder Jefferson Almeida outubro 4, 2019 at 1:54 am

    Parar de beber, pode ser um grande desafio para muitas pessoas, quando a pessoa percebe que perdeu o controle é a hora de iniar um tratamento. Gosto muito dos artigos.

  • Deixe um comentário

    Scroll Up