Saúde do Homem

O que pode causar constipação intestinal?

fevereiro 7, 2019
Tempo de leitura 3 min

Quem sofre com problemas intestinais sabe que ir ao banheiro muitas vezes pode ser chato e incômodo e, mais importante, prejudicial à saúde. Nesse sentido, a constipação intestinal é uma das disfunções mais comuns e pode atingir qualquer pessoa em diversas fases da vida.

Mas quais são as principais causas da patologia? Como solucioná-la e quais médicos procurar? Confira as respostas neste conteúdo!

O que é?

A constipação intestinal é caracterizada pela dificuldade de evacuar, e ela acontece quando os movimentos do intestino ficam difíceis ou com menor frequência. Engana-se quem pensa que o número de idas ao banheiro é um sintoma, já que a variação de tempo entre as evacuações podem alterar em cada pessoa.

Por outro lado, um dos principais sintomas da constipação são as fezes ressecadas — elas podem acontecer com todas as pessoas, e é válido mencionar que mesmo quem costuma ir ao banheiro todos os dias pode sofrer com o problema. Outros sintomas comuns são:

  • sensação de esvaziamento incompleto;

  • dor;

  • desconforto;

  • inchaço abdominal;

  • mal-estar;

  • gases.

Quais as causas?

A constipação intestinal pode aparecer em qualquer fase da vida e existem diversos motivos que podem provocá-la. A seguir, listamos algumas causas para este problema.

Deficiência de fibra

Uma das causas principais de quem sofre com intestino preso é a deficiência de fibras no organismo. As fibras são responsáveis pelo funcionamento do intestino, seu consumo serve como fonte de energia para a mucosa, além de incentivar a produção de bactérias boas e proteger de doenças. Elas podem ser encontradas em alimentos como verduras, legumes e cereais.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica que afeta os intestinos delgado e grosso. As paredes do intestino têm diversos músculos que se contraem a medida que o organismo faz a digestão. Em casos assim, as contrações podem ser mais intensas — o que causará mal-estar e diarreia —, ou mais fracas —causando constipação e fezes endurecidas. Essa doença deve ser acompanhada por um especialista.

Consumo excessivo de laxantes

É comum que pessoas com constipação intestinal procurem outras medidas como laxantes para resolver o problema, mas isso pode agravar a situação. Ao serem usados com frequência ou em grandes quantidades, esse medicamento pode causar dependência, de modo que o intestino não funcione sem a ajuda deles. Pode acontecer também do organismo se adaptar ao remédio e fazer com que ele perca seu efeito.

Falta de hidratação

Acompanhado das fibras, a água é um dos componentes essenciais para a digestão e funcionamento do intestino. Ao ingerir líquidos, as contrações do órgão acontecem com maior facilidade, além de deixar as fezes mais líquidas com menor chance de ressecamento. O ideal é beber ao menos dois litros de água por dia, para quem tem dificuldades chás e sucos naturais podem ajudar.

Sedentarismodiabetes, depressão, uso de analgésicos e narcóticos, doenças hormonais são mais algumas causas da constipação intestinal. O diagnóstico do problema é realizado com o auxílio de um médico com perguntas sobre a rotina e solicitação de exames. O tratamento, por fim, vai depender dos sintomas e da causa, e pode ser desde reeducação alimentar até o uso de remédios.

E aí, o que achou de saber mais sobre as causas da constipação intestinal? As informações foram relevantes para você? Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais informações relevantes como estas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up