Saúde do Homem

O que levar em consideração na hora de escolher uma clínica médica?

setembro 19, 2018
Tempo de leitura 6 min

O mercado de saúde está em plena ascensão, atraindo novos profissionais e gerando oportunidades de negócios. Com uma variedade tão grande de instituições, pode ser difícil escolher uma clínica médica, considerando que nem todas são capazes de atender às necessidades dos pacientes.

O fato é que cada vez mais as pessoas estão procurando ter uma vida saudável, tratando e prevenindo todo tipo de doença. Por outro lado, a rotina agitada pode dificultar bastante a ida ao médico. Nesse contexto, pode fazer toda a diferença contar com um serviço de saúde de qualidade, com disponibilidade de horários e profissionais capacitados.

No entanto, diante de tanta oferta, como escolher uma clínica médica? Pois bem, é o que falaremos neste post. Continue a leitura e saiba o que considerar em uma instituição de saúde. Acompanhe!

Confira a reputação da clínica médica

O primeiro passo é pesquisar bastante sobre a reputação de uma clínica, principalmente se você nunca ouviu falar dela antes. Sim, pois com as mídias sociais hoje em dia, é muito difícil uma empresa se manter desconhecida por muito tempo.

Por isso mesmo, a internet é um bom lugar para começar. Faça uma pesquisa rápida no Google e veja o que é dito sobre uma clínica médica em que esteja interessado. Os próprios comentários e publicações a respeito dela podem ajudar.

Depois, vá até o site da empresa e navegue por todas as páginas. Confira, por exemplo, os valores, o objetivo da clínica e quais os serviços oferecidos. Quanto mais informações estiverem disponíveis, tanto no site quanto nas redes sociais, melhor, pois significa que se trata de um negócio transparente e preocupado com a opinião das pessoas.

Veja a localização da clínica

Boa parte das clínicas médicas atualmente já operam em rede. Ou seja, o mesmo modelo de negócio que deu certo em um lugar é repassado a outros. E isso é muito positivo, pois se o serviço não fosse bom desde o primeiro, não expandiria para mais lugares.

Daí então, é hora de verificar se existe uma unidade próxima de você. Muitas vezes, principalmente dependendo de onde você mora, pode ser que não haja nenhuma. Assim, busque um lugar acessível. Pode ser um lugar perto ou no caminho do trabalho, ou ainda, que tenha uma boa rede de transportes públicos e outros serviços próximos.

Uma clínica bem localizada quase sempre fica perto de supermercados, farmácias e outros lugares que podem ser úteis para otimizar a sua rotina. Mas é bom lembrar que, por mais interessante que seja, prefira sempre a qualidade à proximidade, caso não seja possível contar com os dois.

Peça indicações de outras pessoas

Todo mundo gosta de receber indicações de cabeleireiros, contadores, arquitetos e tantos outros profissionais. Não seria diferente com os médicos que cuidam da sua saúde, não é mesmo?

Ainda que seja fundamental procurar uma clínica médica pela reputação que ela tem no mercado, a verdade é que confiamos muito mais nas pessoas próximas. Amigos, parentes e colegas de trabalho são referências bem mai confiáveis, não só pela experiência repassada no local, como por nos conhecer bem melhor e saber o que podemos gostar.

Dessa forma, depois de pesquisar sobre uma clínica, pergunte para outras pessoas se elas conhecem o serviço e os profissionais. Se ainda não tiver feito a pesquisa, dá para começar pedindo indicações e só depois conferir a reputação do local.

Avalie o perfil dos profissionais

Uma clínica com boa reputação e bom atendimento depende sempre de bons profissionais. Afinal, você vai se consultar com um médico e ele precisa corresponder às suas expectativas.

Assim, ainda quando estiver navegando pelo site da clínica médica, verifique o perfil de cada um dos médicos da sua área de interesse. Pesquise também pelo nome deles no Google, nas redes sociais e em outros sites.

Se estiver em dúvida, recorra aos sites do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou das sociedades médicas, pois eles contam com o perfil dos membros afiliados.

Analise a facilidade de agendamento

Depois de toda essa pesquisa, você finalmente se decide por uma clínica médica. É hora então de conferir como funciona para marcar uma consulta. Muitas clínicas ainda fazem o agendamento por telefone e isso não é um problema. No entanto, é importante que ela ofereça a opção eletrônica.

O agendamento eletrônico é feito por meio de um software integrado ao site da clínica, pelo qual você pode visualizar todos os horários disponíveis. Basta escolher o de sua preferência que já fica registrado na agenda do lugar.

Quando estiver próximo da sua consulta, você recebe um lembrete com todas as informações necessárias. Caso queira cancelar, é só acessar o sistema e desmarcar que o novo horário já fica disponível automaticamente.

Verifique a infraestrutura

Chegou o grande dia da consulta e é hora de verificar outros requisitos. Pois não é porque você já marcou uma consulta que a escolha pela clínica médica acabou. Inclusive, uma das grandes preocupações das instituições de saúde atualmente é garantir a satisfação dos pacientes para que eles retornem em novas consultas.

Desta maneira, logo que chegar à clínica, veja como é a infraestrutura, se ela de fato atende às suas necessidades. Afinal, não basta ser um lugar bonito (o que também é bem-vindo) se não conta com os equipamentos necessários para realizar o atendimento médico.

Da mesma forma, a sala de espera precisa ser confortável, de modo a tornar o momento o mais tranquilo possível, sem estresse.

Fique atento ao atendimento

Por fim, é fundamental que a clínica ofereça um atendimento de qualidade acima de tudo. Essa é a função do lugar e ele deve cumpri-la com total competência. Do contrário, pode colocar a sua reputação em jogo.

E quando falamos em atendimento, não falamos apenas dos médicos e outros profissionais de saúde. Recepcionistas, secretárias e outros colaboradores devem ser prestativos, educados e dispostos a oferecer a você a melhor experiência possível.

A verdade é que quando falamos na escolha de uma clínica médica ou qualquer outro serviço de saúde, todo cuidado é pouco. É o seu bem-estar que está em jogo, portanto, pesquise, converse com as pessoas e se informe bastante.

Gostou dessas dicas de como escolher uma clínica médica? Quer saber mais onde e como encontrar um serviço de saúde de qualidade? Então, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e conhecer nossos serviços!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up