Você sabe o que causa dor nas costas? Conheça 9 causas!

Tempo de leitura 6 min

Dor lombar, lombalgia, dor na coluna ou nas costas. Tais nomenclaturas são utilizadas para se referir a um único sintoma. Ao passar por essa experiência incômoda, muita gente recorre aos analgésicos e aos anti-inflamatórios sem sequer saber o que causa dor nas costas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas em todo o mundo tem dor na região da coluna. Por mais que o maior desejo seja aliviá-la o mais rápido possível, a automedicação é contraindicada e até mesmo perigosa. Afinal, a origem do problema nem sempre é nas costas — pode ser uma doença no rim ou no coração, por exemplo.

Ou seja, a dor na coluna, muitas vezes, é sinal de que há algo errado com o seu organismo. Por isso, é importante descobrir sua origem para seguir com o tratamento correto. Neste artigo, vou mostrar o que causa dor nas costas e como preveni-la. Acompanhe!

O que causa dor nas costas?

A dor nas costas dificulta ou impede nossos movimentos mais sutis e compromete a nossa concentração, por isso, é importante saber o que a causa a fim de realizar o tratamento correto. Abaixo, listei algumas doenças e eventos que provocam esse problema. Veja!

1. Lesões nas articulações

Lesões nas articulações do corpo costumam surgir com o tempo, principalmente em pessoas que não levam um estilo de vida saudável ou deixam de tomar cuidados importantes na execução de suas atividades.

Praticar exercícios físicos sem se preparar previamente, por exemplo, colabora para esse quadro. Muitas vezes, os danos agravam-se a tal ponto até evoluir para a osteoartrose, ou seja, o desgaste da cartilagem articular. A dor lombar também está entre os sintomas dessa enfermidade.

2. Cálculo renal

O cálculo renal ou a pedra nos rins é outra causa da dor nas costas. Chamada de cólica, ela é tão intensa que, em muitas situações, impede o movimento do paciente. Logo, ele não consegue caminhar e nem se mexer.

Um urologista deve ser procurado de imediato para confirmar o quadro e recomendar o melhor tratamento, que inclui a prescrição de medicamentos ou até mesmo uma intervenção cirúrgica para a retirada do cálculo.

3. Hérnia de disco

Quem tem hérnia de disco costuma sentir dor no meio das costas. Ela tende a agravar quando o paciente fica muito tempo em uma mesma posição ou toda vez que ele se levanta. O sintoma pode ainda irradiar para as costelas, os glúteos e as pernas.

A dor é provocada pela compressão do nervo ou da medula. Para combater o problema, podem ser indicadas compressas mornas nas costas. Além disso, o tratamento inclui o uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico. A fisioterapia é aconselhada para evitar novas crises.

4. Contratura muscular

A contratura muscular é caracterizada por lesões ou sobrecarga dos músculos que sustentam a coluna ou estão associados a membros próximos. Suas causas são diversas, tais como fadiga, tensão, estresse, atividade física em excesso, má postura, movimentos repetitivos e pancadas na região.

Em muitos casos, a dor é sentida na parte superior das costas, levando ainda a um quadro de torcicolo. A recomendação é ficar em uma posição confortável e girar a cabeça calmamente para os lados, de forma a aliviar a tensão na parte superior. Outro conselho é praticar o alongamento, a fim de esticar a musculatura e sentir-se mais tranquilo.

5. Infecção urinária

Além de vontade de ir ao banheiro a todo o momento, ardência na hora de urinar e alteração na cor da urina, a infecção urinária, muitas vezes, provoca dor nas costas. Logo, não se trata de um problema na coluna, mas de uma inflamação que irradia dor para outra região do corpo. Para um diagnóstico mais rápido e preciso, é necessário atentar para todos os sintomas e relatá-los ao médico.

6. Dor ciática

Associada à hérnia de disco, trata-se de uma dor no fundo das costas que emana para as pernas. Ela é provocada pela contração do nervo ciático, o qual está situado no fim da coluna, ou seja, próximo às nádegas. Pontadas e formigamento são os principais sintomas. Muitos pacientes não conseguem caminhar ou se sentar quando a dor ciática aparece.

7. Doenças respiratórias

Durante a respiração, os músculos do abdômen e das costas atuam. Por isso, caso tenha alguma doença respiratória — asma, por exemplo —, o paciente pode sentir dor na região da coluna. O conselho é procurar o médico imediatamente durante crises ou o aparecimento de sintomas que indiquem enfermidades desse tipo, como catarro, falta de ar e tosse.

8. Doenças do coração

A dor nas costas, somada à dor ou ao aperto no peito, deve levantar o sinal de alerta de qualquer pessoa. Afinal de contas, esse é um indício de problemas cardíacos, como o infarto. É preciso atentar ainda a sintomas como enjoo e sensação de mal-estar. A obesidade, a hipertensão arterial e o colesterol alto são fatores de risco.

9. Traumas psicológicos

Os traumas decorrentes de eventos ruins na vida de uma pessoa podem afetar o corpo, levando-a a ter sintomas como se sofresse de alguma doença física. Nesse sentido, experiências negativas como as desilusões amorosas estão associadas a dores nas costas. Vale lembrar, ainda, que o fato de nos sentirmos emocionalmente mal favorece o surgimento de enfermidades.

Como prevenir a dor na coluna?

Agora que você já sabe o que causa dor nas costas, confira a seguir alguns hábitos importantes para preveni-la:

  • pratique exercícios físicos sob orientação com regularidade, a fim de fortalecer os músculos e aliviar as tensões do dia a dia;
  • inclua o alongamento em sua rotina;
  • mantenha o peso sob controle;
  • evite ficar em uma mesma posição por muito tempo. Faça pausas no trabalho de, ao menos, duas em duas horas;
  • dedique-se a atividades prazerosas, que façam bem a você e aliviem o estresse;
  • não fume, pois o cigarro colabora para a degeneração dos discos da coluna;
  • tenha cuidado ao levantar peso ou pegar algo que tenha caído no chão. Flexione os joelhos ao realizar os movimentos, além de usar a força do abdômen e das coxas;
  • durma na posição mais adequada, que é a de lado. Se repousar de barriga para cima, opte por um travesseiro mais fino e um outro para ser colocado abaixo dos joelhos, de modo que as pernas fiquem levemente flexionadas.

Ao longo deste artigo, você compreendeu o que causa dor nas costas e quais as formas de preveni-la. Como pôde constatar, a origem desse sintoma pode indicar não apenas problemas de coluna, mas doenças em outros órgãos do corpo. Por esse motivo, é fundamental procurar o médico o quanto antes para o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Lembre-se: saúde em primeiro lugar!

Este conteúdo foi útil para você? Se a resposta for sim, que tal disseminá-lo para outras pessoas? Compartilhe-o, agora mesmo, em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up