Saúde do Homem

Médico alergista: quando você deve procurar este profissional?

dezembro 2, 2019
Tempo de leitura 6 min

Quando apresentam problemas respiratórios ou na pele, muitas pessoas procuram o otorrinolaringologista e o dermatologista. Na maioria das vezes, elas encontram a solução que buscavam e voltam a ter uma vida normal. Contudo, e quando tais doenças ressurgem de tempos em tempos? Não seria o caso de agendar consulta com o médico alergista?

Se a causa desses e de outros problemas for uma reação alérgica, ele é o profissional mais indicado para tratá-los. Embora pouco se fale sobre essa especialidade, ela é de fundamental importância por proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos pacientes ao evitar que determinadas doenças reapareçam e evoluam.

Neste post, vamos mostrar o que faz o médico alergista, por que é importante se consultar com ele, quais tipos de alergias esse especialista trata, quando é preciso procurá-lo e quais métodos o profissional utiliza para diagnosticar e tratar as crises. Veja!

O que faz o médico alergista e qual a sua importância?

Ainda pouco conhecido pelo público em geral, o médico alergista faz o diagnóstico e o tratamento de doenças alérgicas — algumas delas bastante comuns. Para atuar nessa especialidade, é preciso passar por um período de residência em alergia e também por treinamento intensivo em clínica geral ou pediatria.

Esse profissional realiza também o trabalho preventivo de alergias, a fim de reduzir a frequência de crises e garantir qualidade de vida aos pacientes. Assim, a ida ao médico por problemas alérgicos diminui, as atividades não precisam ser interrompidas devido às reações e as pessoas passam a ter condições de lidar melhor com a doença no dia a dia.

Ao comparecer ao consultório, o médico alergista fará uma investigação profunda acerca da reação alérgica. Em um primeiro momento, ele vai querer saber sobre as condições do ambiente de trabalho e da casa, os sintomas que o paciente sente e se há histórico de alergias na família. Exames serão solicitados para a confirmação do quadro e a aplicação do melhor tipo de tratamento.

Quais tipos de alergias o médico especializado trata?

Quando os sintomas de uma doença são causados por reações alérgicas, o profissional mais indicado para saná-la é o médico alergista. Ciente disso, saiba, a seguir, quais são as alergias mais comuns tratadas por esse especialista!

Respiratórias

O contato com a poeira e com ácaros provoca reações em indivíduos alérgicos, como a rinite, inflamação nasal cujos principais sintomas são a coceira, os espirros contínuos e a coriza.

De pele

Coceira e lesões na pele são os principais sinais das alergias. Tais reações são decorrentes, por exemplo, do contato com cremes e perfumes e de picadas de insetos.

Alimentares

Há alimentos que provocam alergias em algumas pessoas, por isso, é preciso cautela ao consumi-los. Os sintomas incluem vômito, diarreia, manchas na pele e, em casos mais graves, choque anafilático.

Nos olhos

Um exemplo de doença ocular oriunda da reação alérgica é a conjuntivite. Ela causa incômodos como lacrimejamento, coceira e vermelhidão. Se não tratada, pode evoluir e afetar a vista.

Quais os sinais de que é preciso procurar um especialista?

Veja, agora, quais são os sintomas que sinalizam a necessidade de agendar consulta com o médico alergista!

Coriza constante

A coriza é sintoma de diversas doenças causadas por vírus e bactérias, mas, em determinados casos, representa um quadro de reação alérgica. Em pacientes com alergia, é comum o corrimento transparente vir acompanhado de espirros recorrentes. Pode haver, também, coceira no nariz e obstrução nasal.

Irritações na pele

Muitas pessoas sofrem de problemas na pele e vão direto ao dermatologista para saná-los o mais rápido possível. No entanto, é fundamental observar a recorrência dos sintomas e em quais condições eles aparecem. Normalmente, quem é alérgico tem reações imediatas ao entrar em contato com determinadas substâncias, como pelos de animais e produtos de limpeza.

Vômito e diarreia

Causa de diferentes doenças, o vômito e a diarreia também são indícios de problemas alérgicos. Em geral, eles são provocados pela ingestão de alguns alimentos, como o ovo, o leite e o glúten. Quando consumi-los, se o seu organismo reagir mal, o mais indicado é procurar o médico alergista. Apenas esse profissional poderá confirmar o diagnóstico e oferecer tratamento adequado.

Falta de ar

A falta de ar é o principal sinal da asma, doença respiratória crônica que provoca inflamação e obstrução do canal respiratório. Muitas vezes, ela vem acompanhada de sibilos, ou seja, o som semelhante ao de um assobio quando o paciente respira. As crises surgem principalmente devido ao contato com ácaros, poeira e pelos de animais.

Olheiras e incômodos nos olhos

Grande parte das pessoas comparece ao consultório de um oftalmologista quando sente qualquer irritação ocular, como vermelhidão, coceira e lacrimejamento. Convenhamos que tal prática não é incorreta, mas, se o sintoma for decorrente de uma alergia, o ideal é agendar consulta com o médico alergista. As olheiras e a bolsas debaixo dos olhos também indicam algum tipo de reação alérgica.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento de alergias?

Além de entrevistar o paciente assim que ele chega ao consultório, o médico alergista solicita uma série de exames para confirmar as causas das reações alérgicas e direcionar o melhor tratamento. Na lista dos procedimentos mais recorrentes, estão:

  • o exame físico;

  • os testes de contato e cutâneos;

  • os testes de provocação com drogas e alimentos;

  • os testes de marcadores inflamatórios e função pulmonar.

A depender do tipo de reação e da substância que a provoca, o tratamento inclui o uso de medicamentos, a dessensibilização com drogas, a terapia imunomoduladora e a imunoterapia com alérgenos e venenos de insetos. É fundamental, ainda, que o paciente evite ao máximo o contato os agentes causadores da alergia para prevenir as crises.

Agora, sim, você compreendeu o que faz o médico alergista e por que é importante se consultar com ele a qualquer sintoma de quadro alérgico. Lembre-se que esse especialista é o profissional ideal para prevenir, diagnosticar e tratar reações ocasionadas por substâncias alérgenas. Portanto, visite o seu consultório para evitar que as crises voltem a aparecer.

Está precisando cuidar da sua saúde? Para ter acesso a um atendimento rápido e eficiente em diversas especialidades, entre em contato com a PartMed! Estamos prontos para tratar do seu bem maior!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up