Quais as vantagens de contar com uma franquia já com marca reconhecida?

Tempo de leitura 6 min

Empreender é o sonho de muitas pessoas que procuram executar seus sonhos profissionais e obter uma renda maior. Porém, no mundo dos negócios, é preciso ter muita experiência com assuntos que não são de total conhecimento da maioria das pessoas. Além disso, existem muitas situações regulatórias e exigências legais que acabam por dificultar a adequação da empresa.

Nesse cenário, as franquias surgem como excelentes opções para quem procura trabalhar com uma marca reconhecida e ter sucesso no seu nicho de atuação. Você sabe quais as vantagens de atuar com uma franquia já estabelecida no mercado? Veja no artigo abaixo!

Maior chance de sucesso do que começando do zero

Quem investe em franquias tem maiores chances de sucesso. Sabe o porquê disso? Esse fato é devido à execução de um modelo de negócios que já foi previamente testado e aprovado pelo mercado. Ou seja, a única diferença em uma franquia é que ela atua em regiões geográficas diferentes, já que os produtos, processos e estratégias são iguais.

A formatação desse processo envolve muito gasto de capital e o principal: testes e erros até alcançar o modelo vencedor. Essa é uma das grandes vantagens competitivas das empresas que trabalham com franchising. Além disso, o apoio oferecido aos franqueados é outro item de extremo valor que minimiza as chances de erros.

É importante ter em mente que muitas empresas vão à falência nos primeiros anos de vida. Falta de controle financeiro, contábil ou uma equipe de vendas fraca podem colocar todo o sonho em risco. Trilhar um caminho mais seguro e com apoio são fatores de suma importância para quem quer ver seu negócio crescendo cada vez mais no mercado nacional.

Oferecimento de treinamentos aos franqueados

Uma outra vantagem para quem trabalha com uma marca reconhecida é o oferecimento de treinamentos aos franqueados. As franqueadoras geralmente oferecem cursos e dados que levam a um aprofundamento das informações para entender como funciona a empresa. Isso envolve estar no dia a dia da organização e conhecer os processos e estratégias já validadas.

Algumas redes têm centros-escola na própria matriz em que o franqueado fica em uma imersão de algumas semanas para conhecer tudo sobre a franquia. Isso é algo de extremo valor: o contato real com o dia a dia de uma franquia. Nesses momentos, é possível verificar como solucionar problemas, prospectar clientes, lidar com RH, dentre outros pontos que são importantíssimos para a boa performance do negócio.

Etapas menores para alcançar os lucros

Muitas pessoas percorrem o caminho do empreendedorismo objetivando ter bons lucros com a sua empreitada, não é verdade? Entretanto, a distância entre o investimento inicial e o alcance dos primeiros lucros pode ser bem grande. Isso porque o foco fundamental nos primeiros anos é a manutenção da atividade e custeio de todos os custos fixos e variáveis da operação.

Porém, é preciso ter em mente que, muitas vezes, as pessoas recorrem a empréstimos e linhas de crédito bancários para investir no seu sonho. Com isso, é fundamental ter uma boa rentabilidade na operação para que custear os investimentos. Além do mais, o lucro é muito importante para garantir uma boa saúde financeira e projetar a franquia a novos horizontes. Ou seja, um crescimento da operação, aumento do número de funcionários ou até mesmo a aquisição de outra unidade.

Presença de departamentos de marketing já consolidados

O marketing é vital para qualquer empresa que pretende crescer e se diferenciar no mercado dos concorrentes. Quando são constituídos, pequenos negócios não costumam dar a devida atenção necessária para esse departamento. Isso pode prejudicar muito as estratégias de crescimento orgânico e de captação de novos clientes.

Afinal, toda empresa precisa ter uma visibilidade muito boa no mercado para conquistar seu espaço no nicho de atuação. Destinar parte das receitas para verbas de marketing é uma forma que muitas franqueadoras encontram para que as unidades invistam nessa área. Outro fato de destaque é que a matriz pode oferecer cursos e apoio direcionados aos objetivos com o marketing.

Riscos com a compra de uma franquia reconhecida são reduzidos

Quando uma marca é reconhecida no mercado, isso é um sinal de que ela tem processos bem definidos, preza pela idoneidade e tem respaldo na sua área. Tudo isso pesa muito na hora da oferta de uma franquia, pois o nome da rede está em jogo. Esse fato faz com que sejam minimizados os problemas com a compra de uma franquia.

Os casos de distratos, ou seja, quando é encerrada a parceria entre franqueadora-franqueado, também são bem menores. Reconhecimento leva bastante tempo e muita dedicação para fazer com que uma marca se torne referência de mercado. Essa é mais uma vantagem para quem pretende atuar com uma franquia de renome.

Uso de bons sistemas de gestão

Gestão é a palavra-chave para quem procura crescer a sua franquia, tornar mais produtivo e alcançar novos voos. Inexperiência e atuação com sistemas arcaicos de gestão podem colocar toda a estratégia em risco. Além do mais, a licença de muitos programas e softwares tem um custo elevado e acaba inviabilizando a aquisição por pequenas empresas.

Essa é uma outra vantagem competitiva de quem trabalha com uma marca reconhecida. Isso ocorre porque a franqueadora oferece uso dos sistemas de gestão para toda a rede. Profissionalismo e acompanhamento de métricas são pontos primordiais para uma gestão mais efetiva dos mais diversos setores da empresa.

Verificar com precisão e acurácia diminui consideravelmente as chances de negligências e erros contábeis. Afinal, descuidos com o setor financeiro podem fazer com que a empresa não se sustente e acabe fechando as portas. A tecnologia é uma grande aliada nesse processo de verificação e acompanhamento de dados relevantes para a saúde financeira da unidade. Pense nisso!

Trabalhar com um franquia de uma marca reconhecida é muito mais vantajosa do que partir para uma viagem solo no mundo do empreendedorismo. Ao longo do texto, foi possível conhecer um pouco mais das vantagens competitivas das franquias. Desse modo, é preciso analisar, pesquisar e comparar as opções no mercado.

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