Infecção urinária em criança: veja as causas e tratamentos!

Tempo de leitura 6 min

A infecção urinária, também chamada de infecção do trato urinário, pode ocorrer em todas as idades. Os adultos já conhecem alguns sintomas, como dificuldade ou ardor ao urinar, odores fortes na urina e incontinência.

No entanto, com as crianças o diagnóstico pode ser mais difícil, já que as mais novas não conseguem entender os sintomas e ainda necessitam da ajuda ou dependem totalmente dos adultos para manter uma higienização correta.

Além disso, crianças estão mais expostas a doenças. Entenda o porquê e saiba como tratar da infecção urinária nos pequenos!

O que é infecção urinária?

A infecção urinária é uma doença que atinge os órgãos do trato urinário (uretra, rins, ureteres e bexiga). Eles são responsáveis pela filtragem e eliminação da urina, que pode conter substâncias nocivas ao corpo humano. Quando uma bactéria invade esse sistema, ocorre a infecção. A Escherichia coli, bactéria encontrada naturalmente na microbiota intestinal, é uma das maiores responsáveis pela ocorrência de infecção no trato urinário.

As infecções que ocorrem na bexiga e na uretra são chamadas de cistite. As que envolvem os rins são chamadas de pielonefrite. 

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns das infecções do trato urinário são incontinência urinária, ardor ao urinar e odor forte. Nas crianças, porém, os sintomas podem se apresentar de forma diferente.

Os responsáveis precisam estar atentos a febre sem causa aparente, perda de apetite, vômitos, dor abdominal ou lombar, diarreia ou constipação grave (superior a 5 dias) e irritabilidade.

Quais são as causas? 

As infecções são causadas por microrganismos estranhos àquele órgão ou sistema. Uma bactéria comum ao trato gastrointestinal é extremamente prejudicial aos órgãos do trato urinário, por exemplo.

Estima-se que a doença atinja 2,9% dos bebês recém nascidos prematuros. Até os três meses de vida, os meninos estão até 8 vezes mais suscetíveis a ter infecções urinárias do que as meninas. Isso ocorre porque eles nascem com a cabeça do pênis coberta por uma pele, que pode ajudar na proliferação de microrganismos.

Porém, após esse período, os casos de infecção em meninas passam a ser mais numerosos. Em fase pré-escolar, por exemplo, elas são acometidas entre 10 a 20 vezes mais que meninos. Uma das explicações é o fato de a uretra, em meninas e mulheres, ser mais curta, o que diminui o “caminho” que a bactéria percorre até chegar na bexiga e nos rins.

As crianças podem estar mais expostas à doença em razão da fase de desenvolvimento do trato urinário. Além disso, a necessidade do uso de fraldas deixa os órgãos expostos às fezes e cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Já na fase do desfralde, a criança ainda está estabelecendo uma rotina de idas ao banheiro, o que pode fazer com que ela passe muito tempo segurando xixi.

As crianças mais velhas, que já são responsáveis pela própria higiene, devem ser orientadas sobre como limpar-se corretamente após a evacuação: sempre da frente para trás. Essa orientação é essencial para as meninas! Os meninos devem ser ensinados também sobre a importância da higiene peniana adequada.

Como prevenir infecções urinárias em crianças?

Os pequenos necessitam da ajuda dos adultos para prevenir a ocorrência de infecções urinárias. Veja como ajudar:

  • mantenha a higiene adequada para impedir que bactérias, principalmente as do trato intestinal, contaminem os órgãos do trato urinário;
  • em bebês, a responsabilidade está nas mãos dos adultos. Não deixar fralda com cocô por muito tempo diminui o contato do material com a uretra. A limpeza deve ser feita sempre da área genital em direção ao ânus, nunca o contrário;
  • a ingestão de água é essencial para a limpeza dos órgãos e para mantê-los funcionando corretamente. A quantidade varia de acordo com a idade. Até os 6 meses de vida, ou para bebês que consomem leite artificial, a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que sejam consumidos 700mL de água por dia.
  • é preciso incentivar que as crianças urinem a cada 3 horas, pelo menos;
  • uma boa dieta também faz parte da prevenção. Promova uma alimentação rica em fibras.

É preciso estimular hábitos saudáveis nas crianças, pois a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos são essenciais para o bem-estar e saúde não só das crianças como de toda a família.

Como é feito o diagnóstico de infecção urinária?

O pediatra deve solicitar um exame de urina para atestar a presença da bactéria e para identificar o tipo de microrganismo presente. Em alguns casos, o profissional pode solicitar uma punção suprapúbica, que é a coleta feita com uma agulha e com o uso de anestesia local.

Esse tipo de exame pode ser desconfortável, mas é feito para evitar que a amostra seja contaminada por outras bactérias. Exames de imagem do trato urinário também são importantes para o diagnóstico correto.

Como é o tratamento?

Geralmente, o tratamento para infecção urinária é feito com antibióticos específicos para as bactérias encontradas no exame. Além do antibiótico, o profissional pode receitar um remédio para aliviar a dor. O tratamento dura, em média, de 5 a 7 dias e a medicação não deve ser interrompida antes do indicado, mesmo quando a criança aparenta já estar bem, pois há risco de a doença voltar.

O tratamento não deve ser adiado, pois as consequências podem ser graves, como a geração de cicatrizes renais. De acordo com estudo, 6% a 13% das crianças com cicatrizes renais terão hipertensão e insuficiência renal crônica.

É importante que os pais não tentem medicar sozinhos os seus filhos, afinal, o tratamento com antibiótico incorreto ou em doses inadequadas pode fortalecer a bactéria e deixar o tratamento ainda mais difícil e doloroso para as crianças. Ao perceber algum sintoma, procure uma emergência pediátrica ou o pediatra de confiança para que ele possa fazer o diagnóstico adequado.

A Partmed Saúde e Medicina é uma rede de clínicas populares com locais de consulta espalhados por todo o Brasil. Encontre o pediatra ideal para seus filhos e conheça a rede credenciada com especialidades para atender a família toda! Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up