Intolerância à lactose: descubra como é feito o exame
Quem sofre ou já sofreu de intolerância à lactose sabe como esse problema pode ser desconfortável. Para descobrir se a pessoa padece desse mal, é necessário a realização de um exame.
Porém, é comum que as pessoas não o conheçam e tenham dúvidas sobre como esse teste é feito. Pensando nisso, criamos este post para explicar como ele funciona e para quem é indicado. Confira!
O que é a intolerância à lactose?
Essa disfunção é causada por uma incapacidade do organismo em digerir o açúcar presente no leite, conhecido como lactose. Por conta disso, ocorrem sintomas e desconfortos, como cólicas, diarreia e gases, que surgem pouco tempo após a ingestão do alimento.
A intolerância à lactose normalmente é diagnosticada ainda na infância, mas adultos também podem desenvolver o problema — com sintomas mais ou menos intensos.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da intolerância à lactose pode ser feitos por meio da análise dos sintomas ou após a realização de exames, como respiratório, de sangue, de fezes ou biópsia do intestino. Eles devem ser solicitados pelo gastroenterologista.
A seguir listamos alguns dos sintomas mais comuns:
-
dor abdominal, barriga inchada ou excesso de gases após o consumo de alimentos com lactose, como leite e iogurte;
-
falta de energia e cansaço excessivo;
-
dor nos músculos e nas articulações;
-
dor de cabeça frequente após a refeição;
-
alternância de períodos de prisão de ventre e diarreia.
Como funciona o exame?
Um dos exames mais comuns para descobrir se a pessoa tem intolerância à lactose é o de sangue. Nele, são coletada diversas amostras do paciente: uma em jejum e as outras, de trinta em trinta minutos após consumir lactose líquida.
Ao analisar as coletas de sangue no período do exame, pode-se determinar se o paciente é intolerante à lactose. Quando as enzimas de lactase funcionam corretamente, há uma diferença na taxa glicêmica de ao menos 20mg/dL. Caso essas alterações sejam em menor valor, confirma-se a suspeita de intolerância.
Como o paciente deve se preparar?
Como explicamos acima, o exame deve ser realizado em jejum. Para isso, o paciente deve procurar a clínica em que o teste será feito e se informar sobre o período de jejum e o que pode ser ingerido, como água.
Uma vez com o resultado em mãos, ele deverá ser encaminhado para que o médico analise a situação do paciente.
Quais são os efeitos colaterais?
Esse exame não deve ser realizado por pessoas que tenham alergia à proteína do leite e diabetes em alto grau. Tirando esses pacientes, ele pode ser realizado por todos sem riscos ou contraindicações.
Para a realização do teste, é necessário a administração de lactase líquida. Isso pode causar efeitos colaterais, como:
-
estufamento;
-
diarreia ou constipação intestinal;
-
vômitos;
-
dor de cabeça;
-
sensação de má digestão;
-
flatulência;
-
inchaço abdominal.
Como vimos, o exame de intolerância à lactose é indicado para pessoas que sintam desconforto ao consumir alimentos que contenham a substância e para quem já apresenta casos na família. Para isso, procure um gastroenterologista, que poderá analisar os sintomas e solicitar o exame.
Agora que você já sabe mais sobre como é feito o exame para intolerância à lactose, aproveite e descubra conosco como proceder em casos de intolerância!
janeiro 25, 2023 às 12:22 am
Eu fiz o teste e depois logo fui almoçar, pois estava em jejum desde cedo e tirei sangue várias vezes, não deu tempo nem de terminar, tive que largar o prato no restaurante e ir correndo ao banheiro e por milésimos de segundos não c@guei todo, por sorte havia um banheiro desocupado no restaurante o que caso contrario teria sido uma tragédia iria ter hagado no chão. Logo que abaixei a calça mal deu tempo de virar para o vaso me explodi em merd@ com uma pressão e violência jamais vistos, foi coco em forma líquida para todos os lados, c@guei nas paredes, no chão em min mesmo em direções que até física teria dificuldade para explicar. Me recuperei em alguns minutos e segui para o trabalho, umas 2 horas depois tive que correr ao banheiro novamente, o engraçado é que normalmente você consegue segurar uma vontade defecar mas nesse caso existe uma pressão forte demais é impossível segurar, dessa vez mas preparado tive tempo de sentar e foram gases, muitos gases um show pirotécnico e logo na sequência mais vezes líquidas que por fim restou na formatação completa do intestino, nem um lacto purga seria tão rápido. O bom desse exame é que você não precisa nem esperar o resultado sair para confirmar sua intolerância…
abril 8, 2023 às 12:04 am
Sera Que Eu Tambem . Eu Vou Um Monte De Vezes No Banheiro Para Fazer Coco Liquido . Sera Que Eu tenho Intolerancia A Lactose. Quando Bebo Leite Da Um Monte De Gases Na Minha Barriga . Obrigada .