Saúde da Mulher

Imperdível: 7 maneiras de diminuir os gastos com saúde!

janeiro 15, 2019
Tempo de leitura 6 min

Estar com as contas em dia e organizar o orçamento mensal é fundamental para o bem-estar de qualquer família. Os gastos com saúde, nesse caso, têm impacto direto sobre a qualidade de vida de todos e podem ser diminuídos com algumas medidas simples.

Não à toa, no período de 2014 a 2017, em um cenário de crise econômica, houve diminuição de mais de três milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Estabelecer um padrão de vida saudável para todos sem destinar valores exorbitantes a planos cujas coberturas deixam, inclusive, a desejar, soa desafiador, mas é completamente possível. Quer saber como? Então continue a ler este artigo!

1. Revise seu plano de saúde

A primeira medida é simples, todavia, requer leitura atenta do contrato e busca de informações completas sobre o plano de saúde utilizado. Para isso, consulte o valor atual do serviço e o compare aos de outras prestadoras que oferecem pacotes semelhantes.

Avalie, assim, se está pagando mais do que deveria e, caso esteja, tente negociar uma redução de custo ou melhoria da cobertura, já que em muitos casos, especialmente de planos de saúde familiares, ela é limitada e pode deixar a desejar em situações nas quais seja necessário utilizar serviços de alta complexidade.

Os problemas mais comuns vão desde carência para exames de alta complexidade, como uma ressonância magnética, a limitações a cirurgias e internações após acidentes. A depender da sua revisão, a melhor medida pode ser cancelar o plano de saúde.

2. Faça pesquisas de preços antes de escolher um laboratório ou clínica

Visitou um médico recentemente e recebeu uma guia para realizar exames de rotina ou para avaliar os sintomas que você apresenta? Evite cair na tentação de aceitar o primeiro orçamento do laboratório ou da clínica a que se dirigir.

Tanto exames laboratoriais quanto de imagem mais caros, especialmente quando as solicitações envolvem ressonância e tomografia, podem apresentar valores diferentes de uma empresa para outra.

Além de avaliar se todas as opções são confiáveis, busque aquelas que se enquadrem em seu orçamento e pesquise também sobre descontos e diferentes condições de pagamento.

Às vezes, um exame de alta complexidade do qual realmente precise pode ser parcelado no cartão de crédito, impactando menos os gastos da família.

3. Procure comprar remédios genéricos

Os medicamentos devem integrar o planejamento de gastos mensais, já que tanto há aqueles de que algumas pessoas fazem uso contínuo quanto outros que podem ser necessários após alguma doença ou problema passageiro.

Especialmente em casos de famílias nas quais há crianças ou idosos, a demanda cresce. Pensando nisso, para diminuir os gastos com medicamentos, a melhor escolha é sempre procurar pelos genéricos.

Quando o médico fizer a prescrição, solicite a ele que apresente opções mais econômicas. Caso não seja possível, leve a receita dada pelo médico à drogaria e converse com o farmacêutico responsável para saber se há opções com a mesma fórmula e efeito, de valores inferiores.

Em quaisquer circunstâncias, contudo, não pense em diminuir gastos aderindo à automedicação, já que ela pode trazer muitos males à sua saúde, com dosagens e substâncias não recomendadas a seu organismo.

4. Escolha farmácias que tenham plano fidelidade ou convênios

Ainda tem um plano de saúde ou tem vínculo em seu trabalho a alguma associação de profissionais? Pesquise nas farmácias que frequenta se não oferecem opções de plano fidelidade ou convênios para que possa ter ainda mais economia.

Com essa medida, além de diminuir gastos com remédios, você também consegue comprar itens de cuidados pessoais e cosméticos a valores mais atrativos. Vale a pena se informar e acumular pontos e benefícios!

5. Tenha uma postura preventiva com sua saúde

Uma das melhores dicas para diminuir os gastos com saúde é buscar a prevenção. Em se tratando de bem-estar, tudo que envolve cuidados diários com o corpo e com a mente tende a auxiliar você a precisar frequentar menos hospitais em busca de tratamento.

Dessa forma, evite o sedentarismo, buscando sempre praticar atividades físicas, ainda que uma leve caminhada de trinta minutos realizada diariamente. Adote também bons hábitos de higiene pessoal e cuide de sua mente, evitando picos de estresse e valorizando sempre a qualidade de seu sono.

Para completar, faça exames de rotina anualmente, adequados ao seu sexo e à sua faixa etária. Com eles, os médicos especialistas podem avaliar e impedir os avanços de doenças silenciosas ou de quaisquer problemas diagnosticados.

6. Alimente-se com qualidade no dia a dia

A saúde é um cuidado que se pratica na rotina. Assim, opte sempre por equilíbrio e boas escolhas alimentares. Vale destacar aqui também quão necessário é estimular hábitos saudáveis em crianças, mostrando a seus filhos desde cedo quais são as melhores opções para nutrir o organismo e torná-lo mais forte, evitando doenças.

A simplicidade, ao fim, acaba como a melhor escolha: mais alimentos in natura, como legumes, verduras e frutas, além de grãos, cereais, carnes magras e doces e guloseimas com moderação. Assim, todos evitam complicações decorrentes do excesso de óleo, açúcar e sal na alimentação.

7. Opte por consultas particulares a preços acessíveis

Caso já tenha decidido cancelar seu plano de saúde, mas também tenha consciência de que nem sempre a rede pública atende às suas necessidades médicas e as de sua família, procure por clínicas de consultas particulares a preços acessíveis.

A PartMed, por exemplo, é uma rede de franquias de clínicas médicas que busca oferecer a seus clientes atendimento rápido e de excelência em mais de 20 especialidades, além de contar com uma central de exames completa para que todo o diagnóstico e tratamento possam ser realizados.

Assim, você e toda a sua família podem diminuir os gastos com saúde sem ter quaisquer perdas de qualidade de vida. Muito pelo contrário, contam com um serviço de seriedade, que atende às necessidades de todos e ainda viabiliza economias para planos futuros.

Ficou interessado? Então, acesse nossa página de contato e nos envie uma mensagem para que possamos saber de qual forma iremos auxiliar você!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up