Por que alguns homens não vão ao médico? Quais são os riscos deste hábito?

Tempo de leitura 4 min

Trata-se de um comportamento notável: os homens não vão ao médico com a mesma frequência que as mulheres. Por que isso acontece, afinal? Os motivos são diversos, mas nenhum deles justifica o fato de o público masculino deixar de se prevenir de doenças e cuidar da própria saúde.

É claro que uma boa parcela dos homens frequenta os consultórios sem nenhum problema, mas o número dos que deixam de buscar ajuda médica ainda é grande. Por conta disso, eles são acometidos por enfermidades que geram sérias complicações, quando poderiam ser tratadas precocemente.

Neste artigo, vou explicar por quais motivos os homens não vão ao médico, o que as pesquisas revelam e por que eles deveriam se cuidar com regularidade. Veja!

Por que os homens não vão ao médico?

As causas pelas quais os homens não vão ao médico são diversas. Uma pesquisa on-line feita pelo sistema hospitalar Orlando Health, nos Estados Unidos, apontou quais são as principais razões pelas quais o público masculino evita procurar ajuda. A maioria (22%) argumenta que é muito ocupada ou assume o medo de descobrir uma possível doença (21%).

Há, também, uma parcela que não vai ao médico por entender que os exames são constrangedores (18%), devido a perguntas pessoais feitas pelo profissional (8%), porque não deseja se pesar na balança (7%) ou ficar nu, ainda que utilize vestimenta hospitalar (7%). Os demais homens queixam-se da baixa temperatura da sala de exames (4%) ou apontam outros motivos (9%).

Por não frequentarem os consultórios com regularidade, os homens deixam de descobrir problemas que poderiam ser facilmente tratados. Muitos deles, inclusive, só procuram ajuda quando a doença se encontra em um estágio avançado e requer um tratamento mais complexo, nem sempre efetivo. Portanto, o público masculino coloca em risco a própria vida ao não tomar as devidas medidas preventivas.

O que apontam os estudos sobre o tema?

Diversos estudos confirmam o que já sabemos só em observar: os homens não vão ao médico com tanta regularidade como as mulheres. Uma pesquisa feita pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, em 2018, revelou que 70% só vai ao consultório se estiver acompanhado. Além disso, mais de 50% procura auxílio quando o quadro está avançado e exige intervenção cirúrgica.

Muitos homens só vão ao médico por volta dos 50 anos para fazer o exame que identifica o câncer de próstata, um procedimento ainda considerado tabu. Aliás, essa é uma das doenças mais comuns entre as pessoas do sexo masculino, atingindo aproximadamente 16% desse público. Mas há outras enfermidades que os acometem, como as associadas a problemas na bexiga e no rim.

Por quais motivos os homens devem se cuidar?

A prevenção é a melhor maneira de evitar as doenças. Por isso, não importa a idade, os homens devem passar pelo médico periodicamente — ao menos uma vez ao ano — para fazer o check-up e os exames solicitados. Caso sintam algum desconforto, precisam agendar consulta de imediato. Afinal, enfermidades descobertas na fase inicial são mais fáceis de tratar e curar.

Doenças crônicas, como diabetes, requerem tratamento por toda a vida, além de hábitos saudáveis para o controle da glicose no sangue — principalmente no que diz respeito à alimentação. Aliás, a falta do diagnóstico e dos devidos cuidados pode levar a complicações e, até mesmo, à morte. Daí a importância de ir ao médico com regularidade e cuidar da saúde.

Você viu, neste artigo, que os homens não vão ao médico por uma série de razões. É preciso, porém, estimular o hábito de cuidar da saúde, mostrando a importância do acompanhamento para a melhora do bem-estar e da qualidade de vida. Afinal de contas, a melhor maneira de evitar doenças e o agravamento do quadro é por meio da prevenção.

Achou este conteúdo interessante? Que tal disseminá-lo para os seus contatos? Compartilhe-o, agora mesmo, em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up