Quais são as oportunidades do mercado de franquias de saúde?

Tempo de leitura 6 min

Quem deseja empreender procura sempre analisar todos os modelos de negócios existentes, dentre eles: as franquias. Apesar do que muitos pensam, não existem empresas somente de comidas, pois vários outros nichos também entram nesse modelo, como o de serviços e é aí que se encaixam as de saúde.

Com o mercado atual de planos de saúde com valores altos e o SUS nem sempre dando conta da demanda, surgiram as franquias de saúde. Elas são opções que oferecem serviços com menor preço e, por isso, têm ganhado cada vez mais espaço e atenção. Sendo assim, criamos este post para explicar as oportunidades desse mercado. Confira.

Cuidadores

Com o número de idosos crescendo no mundo, a profissão de cuidadores vem ganhando destaque e se tornando lucrativa. No caso da franquia, os donos contratam os funcionários para manterem turnos de cuidados com cada paciente a domicílio. Os cuidadores devem ser especializados, de preferência formados em enfermagem, e ter experiência.

Outro modelo de cuidador é de pessoas com deficiência. Nesse caso, o padrão do funcionário é o mesmo dos idosos, mas, muitas vezes são cobrados outros requisitos para a contratação. 

O investimento inicial para a franquia de cuidador é considerado de baixo a médio custo, já que são necessários somente o espaço e contratação de cuidadores especializados que atendem a domicílio.

Exames de imagem

Os exames de imagens tem sido cada vez mais requisitados por médicos e, por isso, esse tipo de serviço vem aumentando. As clínicas de exame de imagem são uma ótima opção de franquias, apesar do seu investimento alto por conta do local e aparelhos, mas o retorno é rápido e garantido. 

As franquias de exames de imagem costumam oferecer serviços com preços mais baixos e diversas vezes com desconto. Afinal, pagar exames de imagem pode ser caro, mas muitas vezes é impossível esperar sair pelo SUS. Sendo assim, essa se torna a melhor opção para muitas pessoas.

Algumas dessas franquias oferecem mais de um modelo. Existem as que contam também com análises laboratoriais, enquanto outras disponibilizam um número menor de exames para que o investimento inicial não seja tão alto. Depois o franqueado tem a opção de aumentar a quantidade de serviços oferecidos.

Medicina

Com os planos de saúde caros, a demora e falta de atendimento do SUS, há pessoas que procuram outras alternativas para fazer consultas com médicos. Foi com esse pensamento que as clínicas populares foram criadas e vem ganhando cada vez mais espaço, como a Partmed.

Esse tipo de clínica oferece consultas com diversas especialidades a um preço mais barato que os atendimentos particulares. Além de dispor dos mais variados tipos de especialidades médicas, a maioria dessas clínicas oferecem também exames com preços menores e com descontos. 

Essa tem se tornado uma alternativa para aqueles que querem pagar mais barato ao se consultar, unindo mais agilidade e conforto, mas não tem condições de bancar um plano de saúde. Nesse caso, as franquias costumam ter um investimento inicial considerado alto, por conta do espaço e montagem dos consultórios, mas com rápido retorno. Além disso, os médicos usam seu próprio material e rotatividade de especialistas costuma ser grande.

Odontologia

As franquias de odontologia funcionam de modo semelhante às de medicina. São clínicas que oferecem consultas com preços populares, ou seja, valores menores que consultórios particulares. Elas são completas e contam com todos os tipos de especialidades e procedimento em um único local, geralmente sendo possível ainda fazer exames.

Dentre os principais focos desse tipo de franquia estão o incentivo pela prevenção de problemas bucais e o uso de métodos e aparelhos inovadores para proporcionar um melhor conforto e atendimento para os pacientes. Esse modelo de franquia tem um investimento alto, com rápido retorno e também é possível manter a alta rotatividade de profissionais.

Farmácias 

Você já deve ter percebido que o número de farmácias aumenta cada vez mais. Isso porque esse mercado está em alta e existe um grande número de franquias disponíveis. Nesse sentido, elas atendem a diferentes modelos. Existem, por exemplo, as populares que vendem medicamentos a preços menores.

Há também as farmácias de genéricos, onde é possível encontrar somente essa versão de medicamentos, enquanto os modelos tradicionais vendem todos os tipos. Já as chamadas farmácias de conveniência vendem diversos tipos de produtos, desde medicamentos, banho, comidas, bebidas e até mesmo objetos para casa.

O último modelo é o que tem surgido com cada vez mais frequência e atraído consumidores. Na era em que todos procuram facilidade, é menos trabalhoso encontrar tudo o que procura em apenas um estabelecimento a ter que ir em vários, mesmo que no final possa sair mais caro. 

As franquias de farmácias têm o investimento inicial caro, pois é necessário o espaço e todos os remédios ou produtos comercializados. Mas, assim como as outras opções, existe um retorno rápido e com grande movimento.

De qualquer forma, saiba que abrir uma franquia pode ter diversos benefícios e ser mais lucrativo e valioso. Abaixo listamos as principais vantagens desse modelo de negócio.

  • marca consolidada: as franquias já têm uma marca consolidada no mercado, por isso, o empresário não precisa se preocupar em fazer renome ao estabelecimento;
  • estratégias de marketing: para um negócio dar certo, é necessário montar estratégias de marketing para atrair clientes. As franquias já têm o marketing bem estruturado para aquele tipo de negócio;
  • gestão: antes de abrir uma unidade, a franquia ensina toda a gestão do negócio e tudo o que é necessário para o controle da empresa. Eles ainda oferecem ajuda mesmo após a abertura;
  • suporte: as franquias oferecem todo o suporte necessário para todos os franqueados, incluindo todas as etapas e momentos de montagem e gestão da empresa. 

Como deu para perceber, existem diversas oportunidades de franquias de saúde, cada uma com seu modelo e peculiaridade. Essa área tem ganhado cada vez mais espaço, além do retorno rápido do investimento inicial. 

E aí, o que achou de conhecer mais sobre as oportunidades desse mercado? As informações foram relevantes? Aproveite e entre em contato conosco para saber mais sobre o mercado de franquias e suas vantagens.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up