Dieta e Nutrição

É possível emagrecer com saúde? Descubra!

outubro 16, 2019
Tempo de leitura 6 min

Para muitas pessoas, perder peso nem sempre é um caminho fácil. Geralmente, esse processo é um desafio que demanda muita determinação e mudança de hábitos. Porém, quem já tentou dietas milagrosas e remédios sabe que é comum se frustrar no meio do caminho.

É por isso, que o emagrecimento saudável é sempre a melhor indicação nesses casos. Apesar de ser um processo demorado, garante resultados duradouros e uma melhora na qualidade de vida. Pensando nisso, criamos este post para explicar que é sim possível emagrecer com saúde e dar algumas dicas de como fazê-lo. Confira.

Faça acompanhamento nutricional 

Um dos passos principais de quem deseja emagrecer com saúde é fazer um acompanhamento nutricional. O profissional da área de nutrição, além de indicar qual o melhor método de perda de peso para seu organismo, vai poder esclarecer suas dúvidas, orientar durante todo o processo e é fundamental para a reeducação alimentar.

Para quem não sabe, a reeducação alimentar é exatamente o que o nome diz: uma mudança na alimentação. Ela consiste no indivíduo começar a se alimentar melhor, inserindo mais frutas, legumes, proteínas e fibras em sua dieta. E diminuir o consumo de industrializados, embutidos gorduras e sódio nas refeições diárias.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a reeducação alimentar não é uma dieta e não corta alimentos da rotina. Em vez disso, a ideia principal é aprender a comer melhor e em menor quantidade, sendo possível comer todos os tipos de alimentos com moderação.

Beba bastante líquido

É comum escutar as pessoas falando que deve-se beber bastante água ao longo do dia. Contudo, nem todo mundo sabe os benefícios que essa prática pode trazer para o organismo e quem deseja perder peso. Além de manter o corpo hidratado, a ingestão de líquidos auxilia na saúde dos órgãos, aumenta a sensação de saciedade e a eliminação de toxinas através da urina.

Para quem tem dificuldade em beber água ao longo do dia, uma dica é apostar em lembretes. Eles podem ser escritos à mão ou, até mesmo, em aplicativos que lembrem você ao longo do dia, a cada duas ou três horas. Outro ponto é apostar em águas saborizadas, assim não tem como dar a desculpa de que não tem gosto de nada.

Os chás são outra opção para ingerir e revezar com a água. Para isso, o ideal é optar pelos naturais e com propriedades termogênicas e diuréticas que ajudam a queimar calorias e evitam a retenção de líquidos. Contudo, lembre-se de que eles devem ser tomados in natura, sem açúcar ou adoçante.

Coma de 3 em 3 horas

Assim como a reeducação alimentar, comer de 3 em 3 horas é superindicado para quem deseja perder peso. Quando a pessoa se alimenta em menores períodos de tempo, proporciona maior sensação de saciedade, evitando compulsões e atacar besteiras fora de hora. Além de acelerar o metabolismo.

Entretanto, preste atenção: não é comer qualquer coisa que quiser, como biscoitos e industrializados. O recomendado são comidas naturais, sejam elas nas refeições principais ou nos lanchinhos. Frutas, legumes e oleaginosas são ótimas opções e, caso prefira, você pode combiná-los com alimentos termogênicos, como a canela.

Faça atividades físicas

Apesar de ser possível emagrecer somente com reeducação alimentar, uma dica legal é combiná-la com atividades físicas. Além de fazer bem para a saúde, a prática de exercícios ajuda na saúde de diversos órgãos como o cérebro e o coração. Ela também pode auxiliar quem deseja perder peso com mais facilidade.

O recomendado é encontrar algum esporte que a pessoa goste, começar aos poucos e aumentar a intensidade com o tempo. Caso tenha algum problema de saúde na coluna ou joelhos, é recomendado procurar um especialista para que possa ser indicado o melhor exercício para você.

Durma bem

Sim, ter uma boa noite de sono pode ser um grande aliado para quem deseja emagrecer com saúde, sabe por quê? Quando dormimos bem, nosso organismo regula os hormônios responsáveis pela saciedade e fome. Nesse caso, a leptina (sensação de saciedade) aumenta, enquanto a grelina (responsável pela fome) diminui.

Outro benefício é que pessoas que dormem bem diminuem a produção de cortisol. Esse é o hormônio responsável pelo estresse e que em grandes quantidades pode provocar resistência à insulina, outro fator responsável pelo ganho de peso e diabetes tipo 2.

Evite dietas milagrosas

Quem nunca tentou uma dieta milagrosa que viu na televisão ou em uma revista que atire a primeira pedra, não é mesmo? Porém, apesar de toda propaganda que fazem por aí, esse tipo de regime não funciona. 

Geralmente, a pessoa até consegue perder peso, afinal, muda a alimentação completamente e corta certos tipos de alimentos das refeições. Contudo, com o passar do tempo, o indivíduo tende a retornar para a mesma dieta de sempre, e engordando tudo de novo, é daí que surge o efeito sanfona.

Por isso, é tão recomendado que seja feita uma reeducação alimentar. Em vez de se privar de certos tipos de comida, o paciente pode comer de tudo, evitando a compulsão alimentar

Consuma alimentos que são aliados da perda de peso

Como mencionado, a reeducação alimentar consiste em uma mudança de hábitos, mas sem cortar alimentos. Por isso, uma dica legal é adicionar alimentos que auxiliam a perda de peso na dieta. Eles podem ser fibras, saladas e frutas que aumentem a sensação de saciedade e ajam como termogênicos naturais.

Entre esses alimentos estão a canela, café, pimenta, cacau, arroz integral, vinagre de cidra de maçã, azeite e batata-doce. Para isso, basta adicioná-los ao seu dia a dia, sejam puros ou em receitinhas diferentes e gostosas.

O emagrecimento saudável, além contribuir para a melhoria da autoestima, também agrega qualidade de vida e previne doenças. Afinal, com uma alimentação saudável, boas horas de sono, ingestão de líquidos e prática de atividades físicas o organismo funciona melhor, mantendo a saúde em dia.

Agora que você descobriu que é sim possível emagrecer com saúde, já pode começar a colocar nossas dicas em prática, não é mesmo? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos encontrar a melhor solução para você.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up