Como deve ser a dieta para quem tem colesterol alto?

Tempo de leitura 4 min

Você dá a devida atenção à sua alimentação? Sabe qual é a dieta mais adequada para quem tem colesterol alto? Se tem dúvidas sobre o assunto, é importante ficar em alerta, já que o aumento dos níveis dessa gordura no organismo pode levar a problemas de saúde sérios, como o entupimento das artérias e as doenças cardíacas.

Os médicos são unânimes ao afirmarem que a melhor forma de inibir as taxas de colesterol é levar um estilo de vida saudável. Isso inclui, além da prática de exercícios físicos regulares e atividades que fazem bem, uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Porém, é preciso conhecer os alimentos que de fato ajudam a prevenir doenças e a proteger a nossa saúde. Neste post, vou explicar o que é colesterol, por que ele aumenta e qual a dieta ideal para reduzir os seus níveis no organismo. Veja!

O que é colesterol e por que ele aumenta?

Trata-se de uma gordura originada no fígado a qual se dissemina para todas as células do corpo. É importante por garantir, por exemplo, a produção de vitamina D e hormônios sexuais. Existem dois tipos, o HDL (bom) e o LDL (ruim). A diferença entre ambos é a seguinte:

  • HDL — retorna para o fígado, por meio das lipoproteínas, para ser suprimido;
  • LDL — é conduzido para a corrente sanguínea e demais tecidos, podendo causar entupimento das artérias e doenças do coração.

Alguns fatores contribuem para o aumento do colesterol. Os principais são o histórico familiar, a obesidade ou o peso acima do adequado, o estilo de vida sedentário e a ingestão exagerada de gordura saturada. A prática de atividades físicas e uma dieta equilibrada e saudável ajudam a manter os níveis sob controle.

Qual a ideal dieta para quem tem colesterol alto?

Confira abaixo alguns alimentos que ajudam a manter sob controle os níveis dessa gordura produzida no fígado.

Aveia

As fibras contidas na aveia promovem a sensação de saciedade, além de controlar a taxa de açúcar no sangue, melhorar a circulação e reduzir a absorção de gordura. Ao mesmo tempo que diminui a concentração de colesterol total, triglicerídios e lipídios totais, o alimento aumenta os níveis de HDL no organismo.

Oleaginosas

As oleaginosas contêm arginina, que auxilia na vasodilatação e, assim, diminui as chances de o indivíduo ser acometido por problemas no coração. Além disso, suas propriedades antioxidantes evitam o câncer, o envelhecimento das células e as doenças coronárias. São exemplos desse alimento as castanhas e as nozes.

Berinjela

Assim como a aveia, a berinjela é uma fonte de fibras solúveis, as quais trazem os benefícios já citados. Além disso, é um alimento de baixa caloria. Por isso, é altamente recomendada na dieta de quem tem colesterol alto e busca por mais saúde. Outro vegetal com essas mesmas características é o quiabo.

Azeite

O azeite também oferece benefícios à nossa saúde. Ao reduzir a taxa glicêmica, ele ajuda a controlar o diabetes tipo 2, além de contribuir com o bom funcionamento do aparelho cardiocirculatório. Por conter ácido oleico, o alimento regula ainda os níveis de colesterol, protegendo-nos de doenças cardíacas.

Linhaça

A linhaça é uma grande fonte de ômega 3, um tipo de gordura que reduz os níveis de colesterol total e ruim e aumenta o HDL, evitando o surgimento de coágulos. Além disso, a semente previne as doenças cardiovasculares. A dica é ingeri-la moída ou triturada para potencializar os seus benefícios e favorecer a digestão.

Gostou de saber qual é a dieta para quem tem colesterol alto? Por fim, saiba que alguns alimentos devem ser evitados para inibir o aumento dos níveis dessa gordura no organismo. Entre eles, vale citar os produtos industrializados, a manteiga, os queijos amarelos e os frutos do mar. Lembre-se ainda de visitar o médico regularmente para verificar se a sua saúde está em ordem, combinado?

Se você achou este post útil, aproveite a visita ao blog e aprenda de uma vez como controlar o seu colesterol!

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