Diet ou light: veja qual a melhor opção para a sua dieta

Tempo de leitura 3 min

Muitas pessoas não sabem o que significa um alimento ser diet ou light, por isso, fazem a ingestão de forma equivocada. Cada um deles tem uma característica especial e é mais indicado a um determinado tipo de dieta.

Saber o que você consome é muito importante para cuidar da saúde. Afinal, tudo o que colocamos em nosso corpo vira parte de nós, não é mesmo? Além disso, a alimentação pode ajudar a prevenir algumas doenças.

Neste texto, vamos explicar as diferenças entre alimentos diet e light. Continue lendo para aprender!

Alimentos diet

Os alimentos diet são formulados para um grupo específico de pessoas e apresentam em sua composição uma quantidade mínima ou nula de algum ingrediente, podendo ser:

  • gordura;
  • açúcar;
  • sal.

Por isso, eles são indicados para quem tem algum tipo de restrição alimentar, como quem sofre de diabetes e que não pode consumir açúcar, por exemplo. Em cada caso é importante comprovar qual nutriente foi tirado daquele alimento, já que podem ter variações.

Alimentos light

Alimentos que são considerados light são aqueles que têm redução mínima de 25% de determinado nutriente ou caloria, quando comparado ao produto convencional. Essa diminuição também pode variar em cada item.

Os alimentos light são mais indicados às pessoas que buscam a perda de peso, já que têm menos calorias. No entanto, às vezes é melhor procurar a ajuda de um profissional da área que vai ajudar na escolha dos melhores alimentos para você.

Melhor escolha

A melhor escolha de alimento varia de pessoa para pessoa. Quem tem alguma doença que impede o consumo de determinado nutriente deve escolher um produto que não o contenha. Já quem está em busca de perder peso pode optar pela opção light, que tem menos calorias.

É muito importante você saber a diferença desses dois tipos de alimento para entender qual deles faz mais sentido para você e a sua saúde. Dessa forma, você não precisa se privar de comer algo que gosta por causa de uma contraindicação, já que podem existir opções no mercado que atendam às suas necessidades.

Alimentos diet e light nem sempre são saudáveis

É comum vermos pessoas nas prateleiras de supermercados escolhendo alimentos diet ou light por acharem que esses são mais saudáveis, no entanto, isso é um equívoco. Já que, em alguns casos quando um ingrediente é retirado, pode ser necessário aumentar a quantidade de outro que não é saudável para compensar o sabor, cor ou textura do produto.

Uma boa dica é ler a lista de ingredientes na embalagem para saber com o que aquele alimento é feito. Dessa forma, você fica sabendo tudo o que vai colocar para dentro do seu organismo. 

Escolher entre um alimento diet ou light vai além de não querer consumir um determinado nutriente, em alguns casos, é uma questão de saúde. O mais importante é manter uma alimentação saudável na maior parte do tempo, para prevenir algumas doenças e diminuir os gastos com medicamentos.

Agora que você já sabe a diferença entre diet e light, siga-nos em nossas redes sociais e receba mais notícias para manter uma vida saudável! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up