Saúde do Homem

Descubra quando procurar um proctologista

junho 17, 2019
Tempo de leitura 6 min

Existem diversas especialidades médicas e, por isso, é normal que algumas sejam mais conhecidas que outras. Tem os profissionais que são visitados com mais frequência (como o clínico geral, pediatra e ginecologista), mas para cuidados em áreas do corpo mais específicas, os especialistas ainda são uma incógnita para as pessoas.

Como é o caso do proctologista. Esse profissional é especializado nos cuidados e estudo das doenças do cólon, reto e ânus. Muitas pessoas só descobrem a sua existência quando se deparam com um problema, mas a visita regular a esse especialista auxilia na prevenção de doenças mais graves, como o câncer.

Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco mais sobre essa especialidade e quando procurar um proctologista.

O que é e o que faz esse profissional?

Também conhecido como coloproctologista, essa é a formação médica que estuda as doenças do intestino (cólon), do reto e do ânus. Para se formar nessa especialidade é necessário que o médico se especialize primeiramente em cirurgia geral e, depois, em proctologia, fazendo com que seja um profissional indicado para consultas, exames e cirurgias.

É comum que as pessoas procurem um gastroenterologista ou clínico geral ao se deparar com problemas no intestino, mas o proctologista é o especialista na área. As doenças no intestino, reto ou ânus que são mais frequentemente tratadas por ele são:

  • fissuras anais;

  • hemorroidas e incontinência anal;

  • doença de Crohn;

  • infecções intestinais;

  • câncer no intestino grosso e reto;

  • inflamações como retocolite e diverticulite;

  • diarreias ou constipações crônicas;

  • tumores benignos;

  • síndrome do intestino irritável;

  • doenças sexualmente transmissíveis no reto ou ânus.

A área de proctologia evoluiu bastante e hoje os procedimentos necessários são considerados minimamente invasivos, com o uso de tecnologias.

Quais exames podem ser solicitados?

Como explicamos, o proctologista estuda as áreas do intestino, reto e ânus. Para identificar doenças e outros problemas que possam surgir, são realizados exames, geralmente no próprio consultório. É comum que muitos pacientes tenham medo, mas, atualmente, os exames são feitos de maneira rápida e sem desconfortos.

O mais conhecido é o toque retal, que serve para auxiliar na identificação do câncer de próstata. Mas, além disso, também ajuda a diagnosticar quaisquer problemas ou doenças no reto e ânus. Essa análise pode ser realizada com aparelhos específicos para isso — como o retosigmodoscópio e o anuscópio.

Outro exame solicitado pelo proctologista é a videocolonoscopia. Nele, um tubo muito fino, com uma câmera na ponta, é introduzido no ânus do paciente, para analisar o intestino por dentro.

Quando procurar um proctologista?

Assim como outras especialidades médicas, a consulta com o proctologista deve ser feita periodicamente de maneira preventiva. Mas caso sinta algum incômodo ou desconforto na região dos intestinos, reto ou ânus, a procura pelo médico deve ser imediata.

Quem sofre com hemorroidas também deve entrar em contato com o médico pois, atualmente, já existem procedimentos que resolvem o problema de maneira definitiva.

Existem alguns outros casos no qual a procura do proctologista é recomendada:

  • constipação intestinal;

  • dificuldade para evacuar;

  • sangramento anal;

  • diarreia persistente por mais de 3 semanas;

  • alterações no funcionamento do intestino;

  • cólicas e dor frequente na região abdominal;

  • histórico de câncer anal ou retal na família.

É importante procurar um especialista logo no início dos sintomas, afinal, por mais que pareça um simples problema, ele pode evoluir para uma doença mais grave. A maioria das doenças colorretais tem tratamento ou cura, e o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances e evitar possíveis complicações.

Durante a consulta, o ideal é informar ao médico os sintomas e histórico familiar. Dessa maneira, o especialista consegue um panorama do problema e pode solicitar os exames adequados para o diagnóstico.

Quais os tratamentos existentes?

Como mencionamos acima, atualmente, os procedimentos realizados na área colorretal são minimamente invasivos. Os tratamentos para as doenças são desenvolvidos a partir da análise de cada caso e podem incluir medicamentos ou cirurgias. A operação para o tratamento de hemorroidas, por exemplo, é pouquíssimo invasiva — conhecida como THD (Transanal Hemorrhoidal Dearterialization), ela diminui de maneira significativa a dor e o desconforto no pós-operatório e recuperação.

Outro procedimento cirúrgico que é minimamente invasivo é a cirurgia laparoscópica, muito indicada para o tratamento de doenças intestinais. Para isso, é realizado um único corte na região umbilical, dando, assim, vantagens na recuperação mais rápida, além de auxiliar na parte estética.

Qual a importância do proctologista?

Como qualquer outra especialidade médica, o proctologista é de extrema importância para estudar e tratar doenças, além de oferecer maior bem-estar para os pacientes. Mesmo quem sofre com uma simples constipação intestinal pode se beneficiar com uma consulta, afinal, é possível descobrir a causa do problema e encontrar soluções.

Muitas pessoas sentem vergonha ou medo de se consultar com o proctologista, mas como em qualquer outra área da saúde, o profissional nunca vai julgar ou desprezar a doença do paciente. Descobrir uma enfermidade precocemente ajuda a evitar problemas e complicações, além de proporcionar maior qualidade de vida.

Como esse profissional pode ajudar na prevenção do câncer?

É sempre bom lembrar que o melhor tratamento para qualquer doença é a prevenção — e o câncer é o maior exemplo dessa frase. No caso do câncer de cólon ou reto, a visita periódica ao proctologista pode auxiliar na prevenção e descoberta precoce, aumentando a chance de cura.

A consulta com o proctologista deve ocorrer de forma periódica, especialmente por pessoas com histórico familiar de câncer no intestino e reto. Pessoas acima de 50 anos devem fazer o check-up completo anualmente de forma preventiva. Outra maneira de prevenir o câncer é procurar o especialista sempre que sentir algum desconforto na região do ânus. Além disso, manter bons hábitos (como a prática de atividades físicas e boa alimentação) são essenciais para se manter saudável.

O acompanhamento com o proctologista é fundamental para manter a qualidade de vida e prevenir doenças mais graves, como o câncer e a doença de Crohn. Procure sempre um especialista ao iniciarem os sintomas, para que você possa ser tratado de maneira rápida e sem complicações.

Agora que já sabe quando procurar um proctologista, já pode começar a cuidar melhor da saúde, não é mesmo? Aproveite e entre em contato conosco para que possamos ajudar a encontrar a melhor solução para você.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up