Saúde da Mulher

Descubra agora como retardar o envelhecimento da pele!

novembro 27, 2019
Tempo de leitura 5 min

A partir dos 25 anos começam a surgir os primeiros sinais do envelhecimento da pele. Linhas finas passam a ficar visíveis na superfície e, com o passar do tempo, surgem as temidas rugas, o ressecamento, as manchas de sol, entre outros efeitos.

Esse processo é natural e acontece por diversos fatores, mas alguns deles podem ser controlados por nós até certo ponto. Afinal, tanto a saúde quanto a aparência da pele estão relacionadas aos nossos hábitos alimentares e ao estilo de vida que levamos.

Excesso de exposição solar sem proteção e abuso de substâncias como álcool e tabaco, por exemplo, podem acelerar o envelhecimento da pele. Veja como funciona esse processo e o que podemos fazer para amenizá-lo!

Saiba como acontece o envelhecimento da pele

O envelhecimento do corpo acontece quando as células somáticas, responsáveis pela formação de tecidos e órgãos, começam a morrer e não são substituídas por outras. Isso acontece, como já dissemos, por volta dos 25 anos, quando se começa a perder o tecido fibroso e a renovação celular fica mais lenta.

A pele, maior órgão do corpo humano, é o que primeiro reflete os efeitos da passagem do tempo. Ela vai ficando menos espessa, mais ressecada e surgem as linhas de expressão. No geral, podemos dizer que há três manifestações do envelhecimento da pele: rugas, perda de volume e perda de densidade.

As rugas aparecem, primeiramente, pequenas e rasas nos cantos externos dos olhos. Marcas de expressão na testa e entre as sobrancelhas também surgirão. Além disso, a pele começa a ficar mais flácida, dando ao rosto uma aparência estressada ou triste que pode causar impressões equivocadas.

A questão é que, além do processo natural que acontece com a idade, fatores ambientais e hábitos de vida podem acelerar o envelhecimento da pele, como exposições excessivas a certas toxinas e à radiação solar ultravioleta.

Conheça algumas dicas para diminuir os efeitos do envelhecimento da pele

Algumas medidas simples podem ajudar bastante na prevenção do envelhecimento precoce da sua pele. Veja, a seguir, quais são elas e como aplicá-las para garantir uma cútis saudável por mais tempo!

Conheça o seu tipo de pele

A genética tem forte influência sobre a maneira que a sua pele envelhece. Isso porque a nossa etnia e nosso tipo de pele determinam a velocidade com que os sinais de envelhecimento aparecem na nossa derme. Em peles claras, por exemplo, as rugas tendem a aparecer mais precocemente.

Sendo assim, é importante conhecer o seu tipo de pele para tomar cuidados de maneira específica. Eles são quatro: normal, oleosa, seca e mista. A normal é balanceada — nem muito seca, nem muito oleosa —, enquanto a seca é incapaz de reter água e produzir sebo, uma barreira que a protege contra as influências externas. A oleosa produz muito sebo e a mista é a combinação de dois tipos de pele.

Utilize produtos adequados

Hidratantes são os melhores amigos da sua cútis, afinal, ela vai perder a oleosidade natural, o que causa ressecamento e manchas. Entretanto, como qualquer produto que você use, eles têm que estar de acordo com o seu tipo de pele. Se a sua é oleosa, por exemplo, escolha produtos que contam com uma fórmula mais leve.

Cremes à base de vitamina C e vitamina A também são bastante indicados, pois ajudam na produção de colágeno, mantendo a pele mais firme. A vitamina A, presente em produtos antienvelhecimento, ainda acelera a velocidade com que as células se renovam, retardando e tratando os sinais.

Não se esqueça do protetor solar

A aplicação diária do filtro solar é uma das práticas fundamentais para a manutenção de uma pele saudável. Faça sol ou faça chuva, é ele que vai proteger você da ação nociva dos raios UV, afinal, a incidência continua mesmo em dias nublados.

A exposição excessiva aos raios ultravioletas pode causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Por isso, além do rosto, é importante proteger a região do colo, orelhas, pescoço e lábios.

Mantenha uma alimentação balanceada

Apostar em uma dieta rica em frutas e legumes pode proporcionar uma pele mais saudável e combater o envelhecimento precoce. Isso porque esses alimentos são ricos em antioxidantes, que são capazes de limitar os efeitos dos radicais livres — átomos e moléculas instáveis que danificam as estruturas celulares e causam danos à pele.

Uma dieta que inclui alimentos como cenouras, tomates, pimentões, feijões e vegetais de folhas verdes ajudam seu corpo a combater inflamações e cooperam para a renovação celular. Já uma dieta rica em carboidratos e gordura pode acelerar o envelhecimento da pele.

Evite o estresse

Pode até parecer exagero, mas o estresse emocional influencia no envelhecimento da pele de várias formas. Ele altera, por exemplo, a liberação de substâncias como corticoides endógenos e adrenalina pelos nossos hormônios, o que pode tornar a pele mais oleosa e provocar a acne.

Além disso, pesquisadores afirmam que o estresse afeta a parte do nosso DNA que regula a reprodução celular. Com isso, acelera-se o envelhecimento das células e aumenta-se o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento prematuro, inclusive da pele.

Quando estamos estressados, nosso corpo prioriza nutrientes para órgãos como coração e cérebro. Assim, a pele recebe menos nutrientes e oxigênio, e fica com sua capacidade de renovação celular prejudicada, produzindo, assim, menos colágeno e mais radicais livres.

O envelhecimento da pele é natural, acontece com pessoas de todos os tipos de pele. Contudo, isso não significa que você deve abrir mão dos cuidados com a cútis. Além de tomar as medidas que citamos acima, você pode retardar esse processo indo regularmente ao dermatologista.

É esse profissional quem vai sugerir produtos e tratamentos estéticos específicos de acordo com o estado da sua pele. Além disso, como estão em constante processo de atualização, dermatologistas serão capazes de recomendar a você o que há de mais moderno e inovador na área.

Ficou com vontade de procurar um dermatologista para retardar o processo de envelhecimento da pele? Na PartMed temos ótimos profissionais dessa área, entre em contato conosco e saiba mais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up