Entenda o que é custo de aquisição e qual sua importância para as franquias

Tempo de leitura 3 min

Será que os novos clientes estão gerando lucros para a minha franquia? Você já se fez essa pergunta? Se não, deveria pensar a respeito. Muitas vezes, a conquista de mais consumidores não necessariamente representa um retorno positivo para a empresa, já que o custo de aquisição pode ser bastante superior ao investimento.

Isso não quer dizer que você deve deixar de captar novos clientes, certo? Afinal, para garantir a sustentabilidade do negócio, é importante ter um olhar para médio e longo prazos. Inclusive, muitos mercados são bem-sucedidos mesmo com o custo de aquisição alto quando comparado com o valor dos seus produtos e serviços em um intervalo determinado.

Por falar no assunto, você sabe o que significa custo de aquisição de clientes? Conhece a sua importância para uma franquia e de que forma calcular? É o que mostrarei neste post. Confira!

O que é CAC e por que ele é importante?

O Custo de Aquisição de Clientes representa o investimento médio em esforços diretos com o fim de conquistar um novo consumidor. Trata-se de uma métrica importante para avaliar a saúde financeira de uma franquia e, também, para a tomada de decisões que beneficiem o negócio.

Logo, o CAC é um dos indicadores essenciais para saber se o investimento está dando lucros ou algo no negócio precisa ser repensado. Ainda, é bastante utilizado pelos profissionais de marketing e vendas, mas também pode ser empregado por outras áreas da empresa, desde que elas estejam relacionadas com a conquista de novos clientes.

Como fazer o cálculo do custo de aquisição de clientes?

A fórmula para calcular o custo de aquisição de sua franquia é simples. Basta somar os investimentos diretos e dividir o resultado pela quantidade de clientes conquistados no mesmo período. No entanto, para chegar a um número preciso, é fundamental considerar todos os esforços feitos para obter novos consumidores. Saiba, a seguir, o que deve entrar no cálculo do CAC!

Investimentos em marketing

É preciso incluir, por exemplo, os gastos com anúncios, a quantidade de horas despendidas na produção de conteúdos e com a nutrição de leads — envio dos materiais a potenciais clientes — e a participação em feiras e eventos corporativos.

Investimentos em vendas

Todos os recursos utilizados pelos colaboradores precisam ser inseridos no custo de aquisição, tais como despesas com telefone e ferramentas de vendas. Ainda, é preciso considerar as horas trabalhadas e as viagens realizadas no período que tiveram o fim converter clientes.

Softwares utilizados em campanhas

As ferramentas empregadas nas campanhas de marketing também devem englobar o cálculo do CAC. Aliás, elas são indispensáveis para a captação e conversão de leads — consumidores potenciais. Logo, se aplicadas de maneira adequada, representam um investimento com retorno garantido para a sua franquia.

Salário dos funcionários

Se você contratou funcionários em determinado período, os custos empregatícios precisarão entrar em sua conta. Vale lembrar que o custo de aquisição poderá subir em um primeiro momento, mas depois é provável que estabilize com a chegada de novos clientes.

Clientes conquistados no período

Por fim, mas não menos importante, o cálculo abrange os clientes conquistados em um período definido. Porém, você só deve considerar os novos consumidores provenientes do investimento realizado. Portanto, os demais não devem ser incluídos na conta.

Entendeu a importância do custo de aquisição para uma franquia? Além de mensurar a saúde das finanças, o CAC serve de parâmetro para otimizar os investimentos e tomar decisões estratégicas. Ao lançar mão dessa métrica, você terá condições de avaliar, por exemplo, se o valor dos seus serviços gera lucros ou se é necessário fazer ajustes, de acordo com o perfil dos clientes e o mercado, a fim de garantir a sustentabilidade do negócio.

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