Quando marcar consulta com clínico geral e quando buscar um especialista

Tempo de leitura 3 min

Quando um médico sai da faculdade, já está apto para o atendimento aos pacientes, desde que faça o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Nesse caso, ele é considerado um generalista, diferentemente dos especialistas, que atuam dentro de uma área determinada. Então, é comum ficarmos em dúvida sobre a qual profissional recorrer na hora de marcar uma consulta, não é mesmo?

O fato é que existem diversos tipos de médicos no mercado e saber qual procurar em cada momento pode ser determinante para um bom diagnóstico e um tratamento adequado. Por isso, neste post, mostraremos quando marcar uma consulta com clínico geral ou com um especialista. Confira!

Qual a diferença entre um generalista e um especialista?

Depois de se formar em medicina e emitir um CRM, todo médico pode ser chamado de generalista ou clínico geral. No entanto, se ele quiser continuar estudando, pode fazer uma residência médica, optando por uma das 55 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O profissional pode ainda se especializar em clínica médica, atendendo de forma generalista, mas com o título de especialista. A residência na área serve inclusive como pré-requisito para outras especialidades. 

Assim, a principal diferença entre eles é o tipo de atendimento realizado. Isso porque o especialista se dedica a uma área médica, como neurologia, cardiologia, ginecologia, oftalmologia etc., enquanto o generalista costuma atender a pacientes que ainda não sabem qual por especialista procurar e, por isso, esse atendimento é considerado primário. 

Quando procurar um especialista?

Se uma pessoa tem náuseas, vômitos e dores no estômago de maneira contínua, por exemplo, é recomendado que ela procure um gastroenterologista, que é o especialista em doenças no trato digestivo. Da mesma forma, ela pode procurar um neurologista caso sinta dores de cabeça frequentes.

Um especialista também pode ser consultado de modo preventivo. É o caso dos exames preventivos do coração, realizados por um cardiologista, dos exames oftalmológicos, entre outros. Além disso, os especialistas são os mais indicados em atendimentos de urgência, como quando uma pessoa sofre uma fratura (ortopedista) ou precisa ser internado (intensivista). 

Portanto, o ideal é procurar por eles quando origem de um problema já é conhecida, ainda que de modo aparente. Afinal, nem sempre um sintoma pode indicar uma doença naquele local específico. Muitas vezes, ao procurar uma instituição de saúde, o paciente pode ser encaminhado para uma especialidade após uma triagem.

Quando marcar consulta com clínico geral?

A consulta com clínico geral deve ser feita principalmente quando não há indícios sobre as causas de um problema. Por exemplo, se você for a um posto de saúde com febre e náuseas, esses sintomas podem indicar desde infecções virais e bacterianas até problemas intestinais ou neurológicos. 

Nesse sentido, uma função do generalista é realizar o primeiro atendimento, podendo prescrever um tratamento ou encaminhar para um especialista, dependendo da complexidade do caso. 

Isso não significa que esse tipo de profissional também não possa fazer um acompanhamento mais completo. Muitas vezes, ele é o mais procurado para tratar alguns problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e gastrite. Além disso, é bastante indicado para um check-up médico, solicitando exames de rotina e encaminhando para especialistas apenas quando aparece alguma anormalidade.

No entanto, independentemente da especialidade, é fundamental contar com profissionais capacitados e habilitados para oferecer um atendimento de qualidade. Se precisar de uma consulta com clínico geral ou especialista, lembre-se sempre de detalhar bem todos os seus sintomas e passar todas as informações necessárias. 

Gostou do post? Quer saber mais quando marcar consulta com clínico geral ou especialista? Então, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas! 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up