Confira 8 consequências da má postura para a saúde

Tempo de leitura 6 min

Você se sente confortável ao sentar, caminhar e deitar ou sua coluna dá sinais de que algo está errado? Muitas vezes, a origem do incômodo está na posição inadequada do nosso corpo. Os sintomas logo aparecem: dor lombar, fadiga e até mesmo lesões são algumas das consequências da má postura.

Aliás, a postura incorreta compromete o funcionamento do nosso corpo, razão pela qual é preciso dar a devida atenção ao tema. Nossa produtividade e até o sono podem ser afetados. Em casos mais graves, ela atinge a coluna de tal modo que apenas uma intervenção cirúrgica é capaz de solucionar o problema.

Neste artigo, vou falar sobre a importância da postura adequada, listar as 8 consequências da falta de cuidados com ela e dar dicas de como mantê-la preservada. Boa leitura!

Importância da postura adequada

Muita gente sofre com a má postura. Os incômodos ocasionados pelo mau hábito afetam principalmente as pessoas que passam muito tempo sentadas, bem como crianças e adolescentes que não se preocupam com a posição adequada do corpo. O peso excessivo de mochilas e bolsas também está associado aos problemas posturais.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Matanzas, em Cuba, a má postura pode prejudicar a saúde e o funcionamento do corpo, assim como a qualidade de vida. Dores e fadiga, além de desconforto durante a execução das atividades, são sentidos. Tal quadro acaba por comprometer a produtividade.

Sendo assim, a postura adequada é fundamental para prevenir problemas de coluna, os quais pioram conforme o período e a frequência em que nos posicionamos inapropriadamente. Mas não é só isso: manter correta a posição do corpo evita dores nos músculos e nas articulações e favorece o equilíbrio, a flexibilidade, a respiração e até mesmo a digestão.

8 consequências da má postura

Abaixo, listei as principais consequências da má postura. Confira!

1. Dor lombar

A dor lombar tende a surgir quando ficamos muito tempo parados, sentados de forma inapropriada ou em uma posição cuja coluna esteja curvada ou torta em vez de ereta. Todo cuidado é pouco ao carregar peso, pois a prática pode resultar no mesmo problema. Muitas vezes, as nádegas e as pernas também são atingidas.

2. Fadiga

Além das dores, a má postura atinge músculos e articulações. Logo, nossa capacidade de concentração e energia são comprometidas. Com a fadiga, falta motivação para executarmos nossas atividades, o que prejudica a produtividade.

3. Lesões

As lesões acometem principalmente pessoas que ficam por um longo período em uma única posição. Elas tendem a afetar profissionais de determinadas áreas, como técnicos laboratoriais que passam todo o expediente observando lâminas no microscópio. Por isso, eles têm mais chances de desenvolver hérnia de disco na área cervical.

4. Barriga protuberante

A saliência na barriga também está entre as consequências da má postura. Isso acontece porque, ao manter a coluna curvada, os músculos do abdômen avançam. Ou seja, tais estruturas do corpo são alteradas devido à posição inadequada. Nesse caso, a flacidez na região atinge até mesmo as pessoas magras.

5. Dor de cabeça e no pescoço

De modo geral, as dores de cabeça ocorrem por causa da tensão muscular proveniente da postura incorreta. No linguajar médico, chamamos tal problema de cefaleia tensional. Incômodos no pescoço são gerados pela mesma razão.

6. Desconforto na área central e traseira

Dores na área central e traseira da coluna, por sua vez, costumam surgir quando mantemos a curva dorsal acentuada ao sentar ou permanecemos muito tempo parados.

7. Cifose

A cifose é comum em idosos que sofrem de osteoporose e mantêm a postura incorreta. O problema é favorecido ainda pela falta de exercícios, os quais são importantes para fortalecer a musculatura e conservar a coluna ereta.

8. Insônia

Incômodos ocasionados pela má postura podem prejudicar também a qualidade do sono. De fato, fica difícil dormir bem sem que consigamos relaxar. Por isso, encontrar a posição ideal é importante para evitar problemas de coluna e ter um repouso tranquilo.

Dicas para melhorar a postura

Agora que você já sabe quais são as consequências da má postura, veja o que fazer para mantê-la em uma posição confortável e viver bem!

Sentado

Ao sentar-se, observe se sua coluna está ereta, os ombros estão para baixo e os pés apoiados no chão. É importante evitar cruzar as pernas, pois tal prática pode comprometer a circulação e provocar inchaço, contribuindo para o cansaço e a formação de varizes. Ainda, não é aconselhado ficar muito tempo sentado. Dê uma pausa na atividade de duas em duas horas.

Em pé

A postura deve se manter ereta. Para isso, o peito precisa estar ligeiramente para frente e o abdômen contraído. Lembre-se de que é a musculatura abdominal a responsável por auxiliar a estabilizar o corpo. Da mesma forma, é necessário que seu peso esteja distribuído em ambas as pernas, e os braços naturalmente soltos.

Ao pisar

Pise primeiro com o calcanhar e só depois com a ponta dos pés.

Ao caminhar

O ideal é manter o olhar em direção ao horizonte e o pescoço reto, pois, ao baixá-lo, há o risco de sentir dor na cervical. Não se esqueça de usar sapatos confortáveis — os de salto alto devem ser evitados a fim de prevenir problemas de coluna.

Ao correr

Nessa circunstância, a orientação é manter os cotovelos flexionados em ângulo reto para que o movimento dos braços esteja associado ao das pernas. É preciso tomar cuidado ao pisar com o calcanhar para evitar o impacto.

Deitado

A postura mais indicada para dormir é de lado, sendo preciso um travesseiro que mantenha a cabeça alinhada com a coluna. Porém, a dica para quem só consegue repousar com a barriga para cima é usar um travesseiro mais baixo e outro bem fino abaixo dos joelhos para que as pernas fiquem ligeiramente flexionadas. Nessa posição, há o risco de você roncar. Outras recomendações para melhorar a postura e evitar problemas decorrentes da posição inadequada são:

  • praticar exercícios físicos regularmente e sob orientação a fim de fortalecer os músculos e prevenir lesões;
  • alongar-se sempre que possível para alcançar a sensação de bem-estar;
  • relaxar o corpo e a mente das tensões do dia a dia de forma a evitar dores musculares.

Compreendeu as consequências da má postura? É de fundamental importância se atentar para a posição correta durante as atividades diárias ou até mesmo na hora de caminhar e dormir. Afinal de contas, o descuido favorece o aparecimento de dores e outros problemas de coluna, alguns dos quais só são corrigidos com cirurgia, a depender da gravidade.

Se você achou este artigo relevante, aproveite a visita ao blog para conferir quais são os sintomas da lombalgia e qual médico procurar!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up