Conheça 6 tratamentos para queda de cabelo

Tempo de leitura 5 min

Perder muitos fios de cabelo é algo que incomoda muitas pessoas. Apesar de certos comportamentos fazerem parte de um ciclo de crescimento que conta com uma queda natural de, em média, de 100 fios ao dia, é preciso dar atenção a essa condição.

Além disso, as causas da alopecia podem ter inúmeros motivos, que são diferentes em mulheres e homens. Por exemplo, para eles a maior queixa é a calvície, geralmente por fatores hereditários. Enquanto nas pessoas do sexo feminino, os fatores aumentam devido aos hormônios, pós-parto, alteração nutricional. Não podemos esquecer da menopausa e do estresse físico.

Desse modo, existem inúmeros tipos de tratamento para queda de cabelo. Por isso, neste post, listamos os 6 principais. Tem interesse em conhecê-los? Então não deixe de acompanhar a leitura!

1. Cuidado com a alimentação

Para prevenir ou reduzir consideravelmente a queda de cabelo, é importante aumentar o consumo de alimentos que são ricos em zinco, ferro, betacaroteno, vitamina B7 e ômega-3. Eles contribuem para a diminuição da perda de fios, fortalecendo e garantindo a integridade da estrutura capilar. 

Sendo assim, melhorar a sua alimentação é indispensável para evitar a queda. Um cardápio nutritivo é um poderoso aliado quando se está na fase do pós-parto, em terapia de reposição hormonal e no processo de tratamento de doenças, como traumas psicológicos e físicos, estresses, deficiências nutricionais, doenças na tireoide, entre outros.

Por isso, é muito importante a adoção de hábitos alimentares que incluem alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, folhas verdes escuras, beterraba, leguminosas, tofu, uva passa, vagem, entre muitos outros.

Além disso, a ingestão de vitamina C é muito importante para a saúde capilar e das unhas. Dentre os alimentos ricos desse composto, encontram-se frutas como a laranja, limão, acerola, além de vegetais folhosos, pimenta e afins.

Não podemos esquecer também da Biotina, um complexo de vitamina B, que está relacionada à produção de queratina, proteína muito importante que faz parte da composição do couro cabeludo.

2. Aplicação de tônicos capilares

O tônico capilar é um produto que tem a função de aumentar o crescimento do cabelo e diminuir a sua queda. Essa solução estimula e fortalece o bulbo capilar, ativando também a circulação do couro cabeludo. Alguns dos compostos que promovem a vasodilatação do local são o chá verde, minoxidil e cafeína.

A tarefa dessas soluções é trazer mais nutrientes para o cabelo, ajudando a crescer novos fios e mantendo a saúde deles. Desse modo, a ingestão ou aplicação de tônicos com esses compostos na região do couro cabeludo pode ser útil para a solução dos problemas de alopecia.

3. Uso de medicamentos específicos 

Como visto, o ato de cair fios do couro cabeludo pode ter inúmeras causas. Por isso, é muito importante a consulta com um médico profissional, que trará o diagnóstico correto e completo, assim como a prescrição dos remédios para cada problema, sua dosagem e duração do tratamento.

Por esse motivo, siga sempre as recomendações de um médico de confiança e evite a automedicação. Alguns dos remédios mais usados no tratamento para queda de cabelo são:

  • Pantogar;

  • Avicis;

  • Finasterida;

  • Betatrinta.

Além disso, ao iniciar um tratamento usando esses medicamentos, lembre-se de jamais interrompê-lo antes de consultar o seu médico. Isso pode agravar os sintomas e trazer outras complicações.

4. Suplementos e vitaminas essenciais 

Como visto anteriormente, a ingestão de alimentos específicos para a absorção de vitaminas é muito importante. Quando seu corpo não está absorvendo por completo as vitaminas, é necessário contar com uma suplementação nutricional, principalmente se seus níveis de ferro, zinco e vitaminas A, D, E, B estão baixos. 

Outra situação que também pode acontecer é quando seus hormônios estão desregulados ou fora de ordem. Desse modo, a maior parte das deficiências hormonais e nutricionais podem ser resolvidas com a suplementação vitamínica, mas, para isso, é extremamente necessário consultar um médico e um nutricionista.

5. Tratamentos caseiros

Tratamentos caseiros são formas interessantes de resolver esse problema. Uma coisa simples e muito eficiente que você pode fazer é a massagem no couro cabeludo. Ela estimula a circulação sanguínea local, o que contribui para o transporte de oxigênio e nutrientes nas células, levando a diminuição da queda. Um bom exemplo de prática é fazer uma massagem enquanto aplica o shampoo, na hora do banho.

Outra alternativa é recorrer ao uso das famosas ervas medicinais. A mais comum é a Aloe Vera, conhecida popularmente como babosa. Essa planta é um poderoso hidratante que possui, entre suas funções, o poder de fechar o folículo piloso evitando a queda que é causada pela deficiência na hidratação do couro cabeludo.

Para isso, passe a polpa, encontrada no interior da planta, na raiz de seu cabelo e massageie por alguns minutos. Logo após, deixe agir por cerca de 15 minutos e enxágue bem com água fria ou morna.

6. Transplante Capilar

O avanço da tecnologia tem sido um grande aliado para as pessoas que sofrem de perda constante de fios. A prova disso são os ótimos resultados obtidos por transplantes de fios naturais e implantes sintéticos. 

Utilizado principalmente em tratamentos para queda de cabelo em homens, o transplante tem se mostrado cada vez mais eficaz. Ele funciona da seguinte forma: são retirados alguns folículos capilares de outro local do corpo, como peito, costas e nuca, e são implantados nos locais vazios.

Por ser um procedimento invasivo, recomenda-se, primeiramente, o teste de outros tratamentos tópicos e mais simples, tais como o uso de suplementos, remédios e alimentação adequada, citados anteriormente neste post.

Como você pôde ver, existem inúmeras formas de fazer um tratamento para queda de cabelo. Contar com hábitos como o autocuidado, o uso produtos adequados, uma boa alimentação e visitas regulares ao dermatologista, é fundamental para que a sua saúde capilar seja garantida e problemas como esses possam ser evitados. Além disso, nunca se esqueça de buscar por tratamentos eficazes e um profissional qualificado.

Para encontrar o dermatologista ideal para ajudar com os seus problemas de queda de cabelo, entre em contato conosco e teremos todo o prazer em orientar você!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up