Conheça 5 sintomas físicos de estresse

Tempo de leitura 3 min

É normal ficar estressado em alguns momentos, como em um engarrafamento no trânsito, em situações difíceis no trabalho ou em uma discussão. No entanto, se o problema se torna recorrente, ele pode começar a afetar o organismo. Assim, os sintomas físicos de estresse passam a ser cada vez mais frequentes e duradouros, exigindo um pouco mais de atenção.

Para tratar qualquer doença, o primeiro passo é entender seus sinais e reconhecer que existe um problema. Por isso, separamos neste post 5 sintomas físicos de estresse para você saber se precisa procurar um médico. Confira!

1. Dores de cabeça e no corpo

De acordo com um estudo realizado na Itália com 267 pessoas com cefaleia crônica, mais de 45% delas relataram o surgimento do problema após uma crise de estresse. Outras pesquisas semelhantes mostraram que o foco em uma mesma preocupação contribui para o surgimento de dores de cabeça.

Mas as dores nem sempre ficam restritas à região acima do pescoço. Pelo contrário, é comum que elas se manifestem também em outras partes do corpo, principalmente pernas, braços e costas. O resultado é uma sensação de cansaço e fadiga generalizada, que não passa nem depois de um longo período de descanso.

2. Acne e problemas na pele

A pele é um dos órgãos que mais apresenta sintomas físicos de estresse. Podem surgir pequenas bolinhas vermelhas, acne, descamações e até hematomas. Por sinal, as alergias sem causas conhecidas podem ser provocadas por situações estressantes.

O fator preocupante é que esses sintomas podem ser tratados como problemas isolados e sem relação com questões psicológicas e emocionais. Assim, é fundamental ficar atento e procurar um médico, sobretudo se o quadro for persistente.

3. Gripes e resfriados frequentes

Já um estudo australiano mostrou uma relação estreita entre os sintomas físicos do estresse e as infecções respiratórias, como gripes e resfriados. Os pesquisadores concluíram que 70% das pessoas em um grupo submetido a situações estressantes tiveram mais problemas de saúde.

Acredita-se que isso aconteça porque o estresse afeta a imunidade, reduzindo a resistência do organismo a doenças. Ainda não se sabe exatamente porque isso acontece. No entanto, ele costuma ser associado ao enfraquecimento do sistema imunológico, assim como a má alimentação, a insônia e o sedentarismo.

4. Problemas digestivos

Gastrite, úlcera, diarreia e prisão de ventre são sintomas físicos de estresse bem comuns. Isso acontece por diversos motivos, como uma maior irritação da mucosa intestinal. Sem contar que muitas das ações dos esfíncteres são ativadas pelo nosso cérebro que, inconscientemente, pode ter suas funções prejudicadas em situações de estresse.

5. Dificuldade para dormir

Por fim, é importante destacar que o estresse é uma das principais causas de insônia. Afinal, a fadiga excessiva e a preocupação constante com algum problema podem alterar o padrão de sono.

Da mesma forma, o estresse acumulado também provoca mais cansaço, fadiga e sono durante o dia. Ou seja, a pessoa não consegue dormir à noite e fica sonolento no restante do tempo, em um ciclo vicioso.

Esses são apenas alguns dos sintomas físicos do estresse. Outros que podemos citar são a perda na libido e no apetite, hipertensão, a queda de cabelo e até o bruxismo. Caso surja qualquer um deles, procure um médico imediatamente para um tratamento adequado.

Gostou de conhecer os sintomas físicos do estresse? Quer conferir mais posts como este? Então, veja também como ocorre um infarto e aprenda a se prevenir!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Avatar

    MEU ESTOMAGO DOI MUITO NAO SEI SE DEVE SER POR CAUSA DO DIA A DIA, TRABALHO TODOS OS DIAS 12HS, POREM UM TRABALHO E MAS AGITADDO DO QUE O OUTRO, E ME PREOCUPE MUITO EM RELAÇÃO A MINHA FAMILIA.
    PRESCISO DE AJUDA PRA LIDAR COM ISSO

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up