Dieta e Nutrição

Conheça 5 alimentos bons para quem tem diabetes

setembro 16, 2019
Tempo de leitura 3 min

Ter estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis é essencial para prevenir e controlar determinadas doenças. Logo, qualquer pessoa deve investir em uma dieta equilibrada. Por falar nisso, você sabe quais são os alimentos bons para quem tem diabetes?

A relação engloba desde carnes brancas a leguminosas e frutas, opções que ajudam a estabilizar o nível de glicemia. Entretanto, vale lembrar que o diabetes é uma doença crônica, ou seja, requer tratamento contínuo com a aplicação de insulina para baixar o açúcar no sangue. Dito isso, descubra, neste post, quais são os 5 alimentos bons para quem tem diabetes!

Quais são os alimentos bons para quem tem diabetes?

Para ficar em dia com sua saúde, saiba, agora, quais são os principais alimentos bons para quem tem diabetes!

1. Peixes

O salmão, a sardinha e o atum, por exemplo, são peixes de águas profundas e frias recomendados para quem tem diabetes porque eles contêm ômega 3 — tal lipídeo ajuda a regular a taxa de açúcar no sangue. Logo, esses alimentos auxiliam não apenas no controle, mas também na prevenção do tipo 2 da doença.

2. Frutas

Ricas em vitaminas e minerais, as frutas não poderiam ficar de fora dos alimentos bons para quem tem diabetes. No entanto, algumas opções contêm alto nível de frutose e por isso devem ser evitadas ou consumidas em menor quantidade.

Uma boa alternativa para a dieta é a maçã, a qual, além da fibra presente na casca, tem baixa taxa glicêmica. O abacate também é indicado, pois é rico em gorduras que ajudam na resistência à insulina e fazem bem à saúde.

3. Legumes e verduras

Os legumes e as verduras devem entrar na dieta de todas as pessoas — não apenas de quem tem diabetes. O ideal é variar bastante as opções para aproveitar bem os nutrientes que eles oferecem, como as vitaminas, os minerais e as fibras.

4. Leguminosas

A relação de alimentos bons para quem tem diabetes inclui também as leguminosas, ou seja, o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico, entre outras alternativas. Elas contêm proteínas e fibras, que ajudam a desacelerar a absorção da glicose pelo organismo.

5. Grãos integrais

A linhaça, a chia e a quinoa são exemplos de grãos integrais que contribuem para o controle do nível glicêmico no sangue. Por serem ricos em fibras, esses alimentos auxiliam na manutenção do peso e geram a sensação de saciedade.

Quais são as dicas de alimentação indispensáveis para controlar o diabetes?

Se você tem diabetes, preste atenção nas dicas de alimentação a seguir para evitar complicações:

  • substitua o açúcar pelos adoçantes ou edulcorantes, desde que em pequenas quantidades;
  • faça refeições fracionadas, de três em três horas. Assim, você evita a ingestão de alimentos em excesso e contribui para um melhor controle glicêmico;
  • elimine do cardápio as frituras e os alimentos gordurosos. Dê preferência aos grelhados e aos assados;
  • dê atenção especial ao café da manhã, pois ele ajuda a regular a sensação de saciedade. Uma dica é tomar uma xícara de leite com aveia e comer um pão com pouca manteiga;
  • consuma carnes vermelhas, pois elas contêm vitamina B12, ferro e proteínas. No entanto, opte por cortes magros e tenha cuidado para não exagerar na quantidade.

E então, aprendeu quais são os alimentos bons para quem tem diabetes? Para criar um cardápio saudável e que ajude de forma eficiente no controle da doença, é fundamental o acompanhamento com um nutricionista. Portanto, agende consultas com o especialista regularmente!

Agora que você já sabe quais alimentos devem entrar na dieta de quem tem diabetes, siga-nos no FacebookInstagramYouTube para ficar por dentro de outros conteúdos sobre saúde!

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