Dieta e Nutrição

Conheça 4 atividades importantes para estimular a memória

novembro 26, 2018
Tempo de leitura 3 min

A memória pode ser considerada uma das funções mentais mais importantes. Por causa dela o ser humano é capaz de realizar diversos processos de aprendizados, estabelecendo o conhecimento já adquirido e preparando o cérebro para novas informações.

Por isso, cuidar da nossa memória é imprescindível. Além disso, cada vez mais, recebemos sinais do quanto precisamos dessa atenção. Com o dia a dia corrido e cheio de afazeres, acabamos deixando essa questão passar.

Quando o cérebro não é estimulado, com o passar do tempo, a pessoa tem maiores chances de esquecimentos e de desenvolver problemas relacionados à memória, na medida em que o órgão se torna preguiçoso e não age com a rapidez e a agilidade que deveria.

Pensando nisso, criamos este post com 4 atividades importantes para estimular a memória. Confira!

1. Pratique exercícios mentais

Exercícios mentais são todas as atividades em que a pessoa precisa usar a mente para responder. Sudoku, quebra-cabeça, caça-palavras, dominó e palavras cruzadas são alguns dos jogos que podem ajudar a estimular a memória.

Além disso, algumas tarefas realizadas no cotidiano podem ser úteis para esse propósito — por exemplo, assistir a um filme e depois contar sobre ele, fazer uma lista de compras e depois evitar usá-la, tomar banho de olhos fechados e tentar lembrar o local de cada coisa, dentre outros.

2. Faça atividades físicas regularmente

A prática de atividades físicas está diretamente relacionada à memória. Elas são importantes porque aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, promovem o crescimento dos neurônios, melhoram a função cardiovascular e aumentam as conexões da região do hipocampo, responsável pela memória.

Além do mais, aumentam a oxigenação cerebral. O ideal é praticar atividades prazerosas como a dança, que estimula o cérebro por precisar decorar movimentos, sequências e novos passos.

3. Cuide da alimentação

Outro fator importante relacionado aos cuidados com a memória é a alimentação. Dietas balanceadas com muitos vegetais, alimentos ricos em ômega 3 e 6 (salmão e atum), ácido fólico (fígado e feijão), magnésio e vitamina E (óleos vegetais e sementes) ajudam a aumentar o efeito dos exercícios e a estimular a memória.

O ideal é reduzir ao máximo o consumo de ingredientes industrializados (doces, frituras e muito sódio) e consumir alimentos mais frescos, como peixes, verduras, frutas, legumes, gorduras boas e grãos integrais.

4. Aprenda coisas novas

Aprender coisas novas é um aliado fundamental para estimular a memória. Quando aprendemos algo, nosso cérebro é obrigado a fazer novas conexões, e isso é totalmente benéfico e estimulante ao processo de memorização.

Procure sempre aprender alguma coisa nova, mesmo que seja simples. Atividades como ler, assistir a um documentário, socializar-se e começar um esporte são ótimas dicas para estimular o cérebro.

Na hora de estimular a memória, tudo é válido. Em vista disso, dormir bem, cultivar o bom humor, manter uma vida social, divertir-se e conhecer pessoas novas são mais alguns prazeres da vida que podem ajudar. Caso perceba uma grande dificuldade de memorizar coisas ou esteja esquecendo com muita facilidade, procure um especialista.

Então, gostou de conhecer essas 4 atividades importantes para estimular a memória? Aproveite que está por aqui, curta nossa página do Facebook e fique por dentro de mais dicas como essas! Até a próxima!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up