Saúde do Homem

Confira 6 dicas de como parar de fumar

fevereiro 22, 2019
Tempo de leitura 5 min

A maioria dos fumantes desejam abandonar o tabagismo, mas eles não sabem como parar de fumar. A grande verdade é que cortar o tabaco não é nada fácil, e isso requer muita determinação e paciência. 

O cigarro é tão prejudicial e viciante quanto qualquer outra droga, por isso os fumantes sofrem tanto quando tentam deixar o vício. Não existe milagre que acabe com a vontade de fumar, mas existem, sim, algumas dicas preciosas que podem ajudar os fumantes nessa dura jornada contra o tabagismo.

Se você está interessado em saber como parar de fumar, continue com o texto! Vamos apresentar ao longo deste texto algumas alternativas que você pode adotar para abandonar o tabagismo. Boa leitura!

1. Evite ficar perto de outros fumantes

Assim como um alcoólatra que deve ficar longe de bares para deixar de beber, um ex-fumante também precisa se distanciar de outras pessoas que fumam e evitar ambientes em que o cigarro esteja presente.

O indivíduo deve evitar ao máximo ter contato com o cigarro e sua fumaça, principalmente nos primeiros dias. A tentação é muito grande e poucas pessoas conseguem resistir.

Se você é do tipo de pessoa que costuma fumar enquanto bebe, então até mesmo o álcool precisa ser evitado até que você seja capaz de desfazer o elo entre a bebida e o cigarro.

2. Crie um hábito alternativo

A melhor forma de bloquear os pensamentos negativos é mantendo a cabeça e o corpo ocupados. Se você não quer pensar no cigarro, adote um novo hábito para preencher os seus dias. Aqui está uma lista do que você pode fazer para esquecer o seu desejo de fumar:

  • caminhe todos os dias;
  • leia um livro;
  • jogue algum jogo em seu celular;
  • passe um tempo com a sua família e seus amigos não fumantes;
  • aproveite para descansar ou tirar um cochilo;
  • adote um animalzinho.

Você também pode criar hábitos para enganar seu corpo toda vez que precisar aliviar o estresse ou ansiedade. Geralmente as pessoas fumam para relaxar, em vez disso você pode mascar um chiclete, morder as tampas das suas canetas ou beber vários copos de água.

3. Corte o cigarro da sua vida aos poucos

Supondo que você fume um maço de cigarros por dia, não tente deixar de fumar do nada. Abandonar esse mau hábito de uma só vez é muito mais doloroso e difícil.

Seu corpo está acostumado a receber altas doses de nicotina por dia, e parar com isso de uma só vez pode causar um choque de abstinência muito grande.

Em vez de fumar dez cigarros por dia, tente fumar oito. Na próxima semana, diminua a quantidade para cinco, e assim sucessivamente até que seu corpo se acostume à ausência da nicotina.

Só não se esqueça que um dia você vai precisar abandonar o cigarro definitivamente. Mas não se preocupe: ao seguir essa dica, largar o seu vício vai ser muito mais fácil e mais tranquilo.

4. Busque o apoio da sua família e amigos

Você não precisa entrar na luta contra o tabagismo sozinho! Ter o apoio de pessoas queridas em momentos como esse é muito importante, principalmente nos momentos em que você se sentir fraco ou desmotivado.

Nessas ocasiões, a sua família ou os seus amigos estarão prontos para oferecer todo o incentivo que você precisa para seguir em frente.

Procure apoio em pessoas que estão realmente preocupadas com a sua saúde e que não vão julgá-lo caso você tenha uma recaída. Essa é a pior coisa que pode acontecer para o indivíduo que está tentando abandonar um vício.

Afinal, como algumas pessoas só estão torcendo pelo seu fracasso, é hora de se afastar completamente das companhias desse tipo!

5. Tome cuidado para não desenvolver outro vício

Muitas pessoas tornaram-se fumantes porque começaram a usar o cigarro como uma válvula de escape para a sua ansiedade. Quando um fumante deixa o cigarro, pelo menos nos primeiros dias, ele se sente muito nervoso e inquieto. Isso é normal, uma vez que esta pessoa não está mais controlando a sua ansiedade com a nicotina.

O que acontece muito comumente é que os ex-fumantes usam e abusam outras substâncias que servem como ansiolíticos, por exemplo a cafeína e o açúcar.

Por isso, cuidado: de nada adianta deixar o cigarro se você vai se tornar dependente de outra substância. Não adquira um vício para deixar outro. É claro que você pode comer um docinho ou tomar um café para se acalmar, mas não faça desse hábito nem um pouco saudável o seu novo vício.

6. Não desista

Que a verdade seja dita: são poucos os casos de fumantes que conseguiram largar o cigarro em uma única tentativa.

A maioria das pessoas que tentaram abandonar o vício acabaram falhando duas, três, quatro ou inúmeras vezes antes de obterem êxito.

Ter uma recaída é algo normal para alguém que está em processo de abandonar um vício, então nada de se torturar psicologicamente caso a recaída aconteça. Aceite a sua recaída e tente mais uma vez. O importante é não desistir.

E leve a sua recaída como um aprendizado: pense o que o levou até esse momento e fique atento às outras situações que possam resultar em uma nova recaída.

Como parar de fumar é uma ação extremamente difícil, é importante ter consciência das suas falhas e ter a certeza de que a segunda vez vai ser bem mais fácil do que a primeira.

Lembre-se sempre que um ex-alcoólatra nunca poderá voltar a beber socialmente, e o mesmo serve para um ex fumante. Uma vez que você decidiu abolir o cigarro da sua vida, você não poderá fumar apenas aos finais de semana ou só com os amigos. É preciso ser firme na sua decisão, caso contrário você continuará um escravo do tabaco.

Agora que você já sabe como parar de fumar, basta colocar as nossas dicas em prática o quanto antes!

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