Confira 4 dicas de como escolher um bom ginecologista!

Tempo de leitura 5 min

Por se tratar de cuidados íntimos, escolher um bom ginecologista pode não ser uma tarefa fácil para algumas mulheres. Entretanto, conhecer o profissional, seja por indicação ou pesquisas, será uma boa chance de garantir excelência quando se trata de seus cuidados em relação à saúde.

O ginecologista precisa transmitir segurança e confiança, já que esse especialista deve zelar pela saúde da mulher. Por mais que seja difícil para algumas pessoas, é muito importante ir ao ginecologista. Portanto, vejamos o motivo para se consultar com esse profissional e dicas para que você saiba como escolher um bom ginecologista. Confira!

Importância de ir ao ginecologista 

O ginecologista trata do sistema reprodutor feminino, cuida da mulher desde a sua primeira menstruação, bem como a sua saúde sexual e até mesmo durante a gestação (no caso do ginecologista obstetra).

Esse profissional também é responsável por resolver problemas do sistema reprodutor feminino, realizar exames, terapias para menopausa, planejamento familiar, orientar sobre métodos de prevenção e contracepção, e sobre doenças que mulheres podem adquirir com o passar dos anos.

Como escolher um bom ginecologista?

Continue lendo este artigo e veja dicas para encontrar um ginecologista que seja adequado para você!

1. Saiba quais são as suas necessidades

É importante analisar o motivo que faz você escolher um ginecologista. Contudo, é bom lembrar que esse acompanhamento deve começar desde a adolescência, pois é recomendado a visita ao ginecologista a partir da primeira menstruação.

Geralmente, a mãe costuma levar a filha ao seu médico, mas isso não precisa ser uma regra, pois ela pode não se adaptar ao estilo dele. Então, se não houver adaptação, é necessário a visita em outro para que a menina se acostume desde cedo com um especialista de confiança.

Durante a consulta, o ginecologista vai perguntar sobre a vida sexual, realização do exame de Papa Nicolau para verificação de doenças sexualmente transmissíveis e os possíveis tratamentos. O especialista também observá toda a região genital, seios e responder todas as questões relacionadas à saúde da mulher. Por isso, é importante que você saiba qual o motivo e a necessidade de se consultar com um ginecologista naquele momento.

Pode haver a necessidade de procurar um ginecologista obstetra, isso ocorre quando há suspeita de gravidez ou quando é certeza que você está grávida. Para isso, verifique o comportamento do seu especialista, procure saber se ele é de confiança e se tem experiência e cuidado com as pacientes.

Também, não se esqueça de verificar se ele tem disponibilidade caso haja emergências durante a gravidez, como um sangramento. Outra necessidade é como escolher um bom ginecologista que se adapte com você, seja ele homem ou mulher. Se sentir mais confortável com uma mulher do que um homem é normal, por isso avalie o que é melhor para você e como você vai ficar mais à vontade.

2. Busque recomendações 

É muito comum pedir recomendações de médicos para amigas e familiares próximos, em relação ao ginecologista não seria diferente. A indicação é uma das maneiras mais tranquilas e fáceis de encontrar um bom ginecologista.

Quando indicado podemos adquirir mais segurança ao se consultar com o especialista, mas isso não é uma regra. O ginecologista que é ótimo para sua amiga pode não ser para você, por isso considere todos os fatores da indicação antes de marcar a consulta.

É muito importante que o ginecologista seja um profissional ético, pois ele lida com informações sigilosas que podem comprometer o paciente. Observe sempre se o médico transmite confiança para você, se é uma pessoa empática e se tem paciência para responder suas dúvidas.

Pesquise o perfil do seu médico na internet. Hoje em dia existem redes sociais que ajudam na avaliação de profissionais. Assim, procure recomendações, comentários, avaliações, tratamentos diferenciados e qualidades que o especialista tem, nesse momento a internet pode ser uma grande aliada.

Ainda, o especialista precisa tratar bem suas pacientes, deixar com que elas se sintam relaxadas e confiantes, para que você consiga dar continuidade às próximas consultas e exames.

3. Avalie as instalações da clínica ou consultório 

O consultório precisa ser confortável e acessível para você, o conforto é importante e demonstra a preocupação do médico com o bem-estar de suas pacientes. Observe bem o que a clínica oferece, se tem revistas para leitura ou TV para assistir enquanto espera.

Essas opções podem aliviar o nervosismo e tensão antes da consulta. Outro ponto importante é observar a higiene do local, sempre verifique se os acessórios estão limpos e se o protetor da cama foi trocado antes do seu atendimento.

Considere sempre a qualidade dos serviços oferecidos pela clínica e pelo seu médico, pois quanto mais o estabelecimento oferece, mais prático ficará para você. Escolha sempre a clínica que dispõe de mais serviços e tratamentos, que buscam sempre o bem-estar do paciente.

4. Certifique-se da disponibilidade 

Os bons profissionais costumam ter horários mais restritos, pois têm uma grande quantidade de pacientes. Contudo, é interessante notar que isso não garante a sua competência. Assim sendo, é importante questionar sempre o especialista se quando precisar de um atendimento de urgência, se será possível encaixar você na agenda.

É de extrema importância que você considere a disponibilidade do seu ginecologista, principalmente se estiver durante uma gravidez. O apoio do ginecologista é necessário mesmo que seja por telefone ou aplicativos de conversa e e-mail. 

Sempre bom lembrar de que temos liberdade para escolher o profissional que melhor se adapta conosco. O ginecologista precisa conversar de maneira saudável, sem deixar você pressionada. Pois, caso isso aconteça, pode ser que você se sinta prejudicada durante a consulta.

Agora que você sabe como escolher um bom ginecologista, saiba que você pode trocar de profissional quantas vezes for necessário, pois estabelecer confiança com seu médico é um dos passos mais importantes para cuidar da sua saúde, se você não está confortável sinta-se livre para mudar de especialista quando desejar!

Bom, essas são as dicas da PartMed, uma rede de clínicas médicas para consultas e exames com atendimento rápido e eficiente. Entre em contato conosco e marque a sua agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up