Dieta e Nutrição

Como ter uma alimentação saudável mesmo com uma rotina acelerada?

agosto 26, 2018
Tempo de leitura 5 min

Muitas vezes, ao conciliar estudo, trabalho, família, além de outros compromissos, ter uma alimentação saudável fica em segundo plano. Com a falta de tempo, pode ser mais fácil e rápido consumir um hambúrguer pelo caminho do que parar para almoçar de fato.

No entanto, consumir os alimentos certos e de maneira adequada é um requisito para manter a saúde em dia. Afinal, é pela alimentação que podemos adquirir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Por isso, ela jamais pode ser negligenciada, e sim vista como uma prioridade. Neste post apresentamos algumas dicas para ajudar você a ter uma alimentação saudável mesmo com uma rotina muito corrida. Acompanhe e comece a adotá-las para ter mais saúde!

Faça pelo menos 4 refeições por dia

Um erro grave de quem tem uma rotina acelerada é deixar de comer. Muitas pessoas optam por fazer cerca de duas refeições apenas, como o almoço e o jantar. E essa é uma atitude muito perigosa.

Isso porque boa parte dos nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais, são eliminados do organismo se não forem consumidos. Sendo assim, é preciso ingeri-los com regularidade para repor a quantidade necessária.

Portanto, ao invés de comer apenas duas vezes ao dia e em grande quantidade, prefira fazer cerca de 4 refeições menores (café da manhã, almoço, lanche e jantar). Mesmo que esteja muito ocupado, separe pelo menos de 10 a 15 minutos para se alimentar.

Não pule o café da manhã

De todas as refeições mencionadas acima, o café da manhã é a mais importante. A primeira refeição do dia funciona como um desjejum, depois de passar muito tempo sem se alimentar à noite.

Por isso, jamais saia de casa sem se alimentar. Estar atrasado não deve ser desculpa, visto que essa refeição não pode ser deixada de lado. O melhor é tentar acordar um pouco mais cedo – mesmo que prefira dormir mais um pouco – e se organizar nas tarefas. Por exemplo, você pode colocar a água do café para esquentar enquanto escova os dentes.

Escolha um horário e local para as refeições

Da mesma forma, as outras refeições não devem ser negligenciadas, pois elas também são necessárias. O ideal é manter um intervalo de cerca de 3 horas entre elas.

Assim, para facilitar, escolha um momento para comer regularmente, bem como um lugar calmo, no qual você possa se dedicar à alimentação. No almoço, por exemplo, procure sair sempre no mesmo horário e, se a sua empresa não tiver um refeitório, procure um local tranquilo.

Mantenha uma alimentação equilibrada

De nada adianta você fazer todas as refeições se comer apenas pão e carne em todas elas. Para ter uma alimentação saudável, é fundamental ter o equilíbrio entre as quantidades de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras.

Assim, em todas as refeições, consuma porções equilibradas de frutas, legumes, pães (de preferência, os integrais), carnes etc. Caso almoce e jante fora de casa, prefira os restaurantes self service, pois eles têm maior variedade de alimentos, sobretudo de saladas.

Consuma alimentos mais leves no jantar

Um grande problema de pular o café da manhã e outras refeições durante o dia é que se sente mais fome à noite. No entanto, nessa hora nosso metabolismo está mais desacelerado, já se preparando para dormir. Não é o momento de receber alimentos mais pesados, como massas e carnes.

Assim, à noite é melhor consumir alimentos mais leves, como saladas, sopa de legumes e frutas. Além disso, é recomendado não comer antes de dormir, esperando-se um intervalo de, pelo menos, duas horas.

Prefira os alimentos naturais aos processados

Quando se está com pressa, pode ser bem mais fácil comer uma barra de cereais, um pacote de biscoito ou um sanduíche no fast-food. Mas esses alimentos são ricos em conservantes e corantes artificiais, que fazem muito mal à saúde.

Para ter uma alimentação saudável, prefira os alimentos naturais e frescos. Uma dica é levar sempre um pote com uma fruta na bolsa – ou outro lanche feito em casa – para não comer qualquer coisa na rua. Ou seja, é preciso ir com regularidade ao supermercado e manter um bom estoque na geladeira e na despensa.

Resista às tentações no dia a dia

Por falar em supermercado, resista à tentação de lotar o carrinho de doces, biscoitos recheados e refrigerantes. Além de conter muitos conservantes e corantes, esses alimentos processados não têm nenhum valor nutricional.

Isso não quer dizer que você tenha que abrir mão dos supérfluos totalmente, mas que eles não devem fazer parte da sua rotina. Ou seja, ainda dá para comer uma fatia do bolo de aniversário da sua avó ou tomar um chopp com um amigo no fim de semana.

Beba bastante água e outros líquidos

A verdade é que não existe uma alimentação saudável sem o consumo de água em abundância. Afinal, ela é responsável por regular diversas funções do organismo, inclusive a digestão e a eliminação de resíduos alimentares.

No entanto, prefira beber água entre as refeições e não junto delas, para não prejudicar a absorção de nutrientes. Se for mais difícil tomá-la pura, intercale com chás ou sucos naturais (sem açúcar!).

Saiba aproveitar o momento da refeição

Nossa última dica para ter uma alimentação saudável é, justamente, apreciar cada uma das refeições. Há pessoas que têm dificuldade para comer de maneira adequada por ver a hora de se alimentar como uma obrigação.

No entanto, comer deve ser visto como uma das atividades mais importantes do dia. Portanto, mastigue devagar, saboreie os alimentos e sinta prazer em se nutrir. Aproveite esse momento para dar uma pausa na sua rotina.

Enfim, manter uma alimentação saudável depende de disciplina e um pouco de boa vontade. Não se esqueça de que ela deve ser acompanhada por outros hábitos que fazem bem para o organismo, como dormir bem e praticar exercícios com regularidade. A sua saúde agradece!

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