Saúde do Homem

Como os gastos com a saúde interferem na renda familiar e como otimizá-la

novembro 22, 2018
Tempo de leitura 5 min

Não é segredo para ninguém que a saúde pública no Brasil é de péssima qualidade. Assim, para obter mais qualidade de vida e um bom atendimento médico, muitas famílias acabam ou contratando um plano de saúde, ou recorrendo ao atendimento particular. O seu bem-estar deve ser a sua prioridade sempre, mas não dá para negar que os gastos com saúde prejudicam muito a renda familiar.

Como deixar de investir em saúde de qualidade não é uma opção, a melhor forma de manter o equilíbrio financeiro da família é diminuindo os demais gastos ou aumentando a renda. Neste texto nós traremos várias dicas para você que não quer abrir mão de um serviço de saúde de qualidade mas está preocupado com as finanças.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura!

Corte gastos desnecessários

Se um gasto a mais surge na sua renda, basta eliminar outro que não seja tão importante assim para equilibrar as contas. Por exemplo, você pode deixar de ser sócio do clube da sua cidade, cancelar a sua TV por assinatura e continuar vivendo tranquilamente.

Todos nós gastamos dinheiro com coisas desnecessárias e supérfluas, isso é normal! Entretanto, quando estamos falando de uma renda familiar apertada, o ideal é encaminhar o dinheiro para as contas indispensáveis e, caso sobre alguma coisa, então o restante poderá ser usado para gastos secundários.

Reduza o valor das suas contas de casa

É claro que alguns gastos são fixos e não podem ser cortados, como a escola das suas crianças e o plano de saúde da família. Porém, as contas de água, luz e telefone podem ser reduzidas se toda a família colaborar.

A grande verdade é que nós só percebemos o quanto desperdiçamos e gastamos à toa quando precisamos economizar. Nós temos vários maus hábitos que, se mudados, podem resultar em uma grande economia. Simples iniciativas como fechar a torneira ao escovar os dentes, desligar as luzes ao sair do cômodo e optar por fazer ligações usando a internet em vez do telefone fixo podem causar uma mudança surpreendente no valor das suas contas.

Além de ajudar a sua renda familiar, essa reeducação de hábitos domésticos também faz bem ao meio ambiente.

Procure ofertas e promoções

Uma pessoa que precisa economizar está sempre de olho nas ofertas e promoções, afinal, existe jeito melhor de economizar dinheiro? Você não precisa deixar de comprar seus produtos e marcas prediletas, pois o grande segredo está em saber aproveitar as ofertas — mesmo que isso signifique ter que visitar vários supermercados na hora de fazer as compras.

A mesma dica vale para roupas, itens para casa, eletrônicos, entre outras coisas. Verifique o preço em vários estabelecimentos antes de realizar a compra. Muitas vezes as lojas online oferecem promoções incríveis, portanto, pesquise e fique de olho nos descontos!

Obtenha uma renda extra

Se você não quer se desfazer de nenhuma das suas mordomias ou realmente não tem mais como cortar gastos, a melhor maneira de equilibrar as finanças é aumentando a renda familiar.

Mesmo com uma rotina apertada, existem várias maneiras de incrementar os ganhos financeiros ao final do mês. Confira aqui algumas dicas fáceis de como aumentar a renda da sua família:

1. Preste serviços online

O mundo da tecnologia deixou as pessoas um tanto mal-acostumadas, pois agora elas preferem fazer tudo dentro do conforto das suas casas do que sair para resolver seus problemas. Logo, essa é uma ótima chance para você prestar serviços de consultoria via internet dentro do seu ramo profissional. Esse tipo de serviço é muito comum dentro da área de negócios, marketing, consultoria de imagem e questões jurídicas.

Outra maneira de usar seus conhecimentos profissionais para lucrar na internet é oferecendo cursos ou materiais para estudo. Por exemplo, se você é programador, por que não montar um material e disponibilizá-lo em alguma plataforma online? Quem quiser conferir as suas dicas precisa pagar um preço pelo conteúdo.

2. Dê aulas particulares

Se você não é tão íntimo assim do mundo digital, não se preocupe! Em vez de oferecer os seus conhecimentos online, você pode dar aulas particulares das matérias que mais domina.

Muitos adolescentes e adultos que estão pensando em prestar algum concurso ou passar por um processo seletivo precisam de um ensino personalizado, que se encaixe em seus horários. O professor particular pode oferecer esse tipo de serviço. Essa é uma ótima dica porque você não precisa se comprometer com uma carga horária fixa e pode trabalhar apenas nos seus horários livres.

3. Traduza textos

Nem todo mundo tem paciência, tempo ou dinheiro para aprender um novo idioma — e quem sabe mais de uma língua certamente está à frente no mercado. Então, também é possível usar esse conhecimento para faturar um dinheiro a mais.

Os universitários, por exemplo, muitas vezes precisam estudar um texto que está em uma língua que eles não dominam. Essa é a sua hora de oferecer os seus serviços como tradutor. Traduzir textos é um trabalho simples para quem é fluente em outras línguas e rende um dinheiro interessante.

4. Produza e venda comidas caseiras

Nem todo mundo sabe cozinhar. Na verdade, há muitas pessoas que são um completo desastre na cozinha. Se um dos seus dons é cozinhar bem, então você já tem uma ótima oportunidade de fazer dinheiro!

Comidas e docinhos caseiros vendem muito bem, afinal, não é todo mundo que é capaz de fazer um bolo maravilhoso. Você pode fazer os seus quitutes e vender no trabalho, na faculdade ou na sua vizinhança.

Enfim, essas são apenas algumas maneiras de aumentar a renda familiar. Além das apresentadas existem outros tipos de prestação de serviços, mas tudo depende do que você está disposto a fazer e qual seu tempo disponível. O que não se pode fazer é negligenciar os cuidados com a saúde, portanto, abrir mão dos seus serviços particulares de saúde não pode ser uma opção!

Achou o artigo útil? Está procurando por serviços médicos de qualidade com preços mais acessíveis? Então entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up