Saúde do Homem

Como funciona o tratamento da osteoporose?

abril 2, 2019
Tempo de leitura 4 min

Sabemos que com o passar dos anos, nosso corpo diminui a produção de diversos nutrientes, o que pode acarretar doenças, uma delas é a osteoporose. Contudo, o que muitas pessoas não sabem, é que existem tratamentos que ajudam a retardar o processo e melhoram a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

Pensando nisso, criamos este post, para explicar um pouco mais sobre o que é e como funciona o tratamento da osteoporose. Confira!

O que é a osteoporose?

A definição da osteoporose é a rápida perda de massa óssea, que ocorre ao longo dos anos, durante o envelhecimento. Elas costumam afetar, principalmente, mulheres durante as etapas da menopausa e é caracterizada pela diminuição na absorção de cálcio e minerais. O enfraquecimento dos ossos, os deixam com aspecto poroso e é uma das principais causas de quedas em idosos.

Geralmente, a doença afeta as regiões da coluna, colo do fêmur e punho. Existem alguns fatores que aumentam as chances de osteoporose, como:

  • nas mulheres, a diminuição do hormônio progesterona, responsável pela absorção de nutrientes;
  • histórico familiar da doença, ou seja, genética;
  • pele branca;
  • baixa ingestão de cálcio e vitamina D;
  • doenças de base, como diabetes, linfoma, leucemia e artrite reumatoide;
  • bebida ou fumo em excesso.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas de quem apresenta a doença são fraturas, quedas e perda de massa óssea. A osteoporose pode causar também deformidades, dor crônica, redução da estatura e perda da qualidade de vida, além do desenvolvimento de outras doenças. As fraturas de quadril são consideradas as mais graves e podem requerer cuidados de enfermagem.

Como é feito o diagnóstico?

Por ser difícil de identificar, a osteoporose costuma ser diagnosticada somente após a primeira fratura ou queda. Para isso, é solicitado o exame de densitometria óssea, que mede a densidade mineral dos ossos no fêmur e na coluna lombar. O resultado pode ser normal, osteopenia (fase inicial da doença) e osteoporose.

Como funciona o tratamento da osteoporose?

A osteoporose não tem cura e sim tratamento. Atualmente, ainda não existe método que reverte completamente a perda óssea. A seguir, apresentamos as principais terapias aplicadas para quem sofre com a enfermidade.

Medicamentos

O tratamento com base em medicamentos é indicado por médicos especialistas. Os remédios devem ser tomados diariamente, de acordo com o horário e dose repassados. Eles são recomendados, especialmente, para mulheres durante a menopausa ou homens com grande perda de massa óssea em curto período. Eles podem ser:

  • calcitonina de forma inalatória ou injetável;
  • teriparatida na forma injetável;
  • ranelato de estrôncio.

Exercícios físicos

Um dos principais aliados no combate a osteoporose é a prática de atividades físicas, isso porque fortalece os ossos e facilita a entrada de cálcio na estrutura óssea. A mais indicada é a musculação, mas a fisioterapia também é uma ótima opção, ela estimula a formação óssea, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora.

Ela pode ser praticada 2 ou 3 vezes por semana, com a ajuda de diversos equipamentos que auxiliam a dinamizar o tratamento e alcançar o objetivo esperado. No caso da osteopenia, fase inicial da doença, os exercícios são os mais indicados, pois auxiliam no ganho de massa óssea e ainda não é necessário o uso de medicamentos.

Suplementação

A suplementação é uma ótima opção de tratamento para a osteoporose, especialmente nos estágios iniciais da doença. Ela pode ser feita de duas maneiras, por meio de suplementos de cálcio e vitamina D (o que aumenta a absorção do cálcio), ou por meio da alimentação. Nesse caso, são adicionados alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como queijos, leite, amêndoas, creme de leite e iogurte.

Como explicamos, a doença costuma ser diagnosticada somente após a instalação, por isso a melhor opção é a prevenção. Por isso, inclua alimentos ricos em cálcio e vitamina D em suas refeições, além de praticar atividades físicas.

E aí, o que achou de saber mais sobre como funciona o tratamento da osteoporose? Nossas informações foram úteis para você? Aproveite e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essas, estamos no Facebook, Instagram e Youtube.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up