Dieta e Nutrição

Como estimular hábitos saudáveis em crianças? Confira!

novembro 30, 2018
Tempo de leitura 3 min

Estimular hábitos saudáveis em crianças é a melhor forma de contribuir com o desenvolvimento de adultos com mais bem-estar. Combater o sedentarismo, promover uma alimentação equilibrada e incentivar a prática regular de atividades físicas são fortes aliados dessa tarefa.

Não à toa, as doenças crônicas têm afetado cada vez mais cedo a população. Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, em torno de 50% da população brasileira está acima do peso. Em algumas regiões, como no Sudeste, mais de 38% das crianças já se enquadram nesse perfil. 

Quer saber como influenciar diretamente a criação de hábitos saudáveis em crianças? Então continue a ler este artigo!

Promova uma alimentação equilibrada

excesso de óleo, açúcar e sal na alimentação, desde cedo, é precursor de maus hábitos de adultos. A criança, durante seu desenvolvimento, está criando hábitos alimentares e pode se mostrar mais receptiva a opções sadias, caso tenha contato com elas em casa e na escola, por exemplo.

Você ainda compra muitos produtos industrializados, como biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerantes? Pois comece a promover o exemplo em casa com uma rotina alimentar baseada em frutas, verduras, legumes e comida minimamente processada. Por exemplo, arroz e feijão, uma dupla bem-sucedida na mesa brasileira.

Assim, é possível habituar o paladar dos pequenos a alternativas ricas em nutrientes e substâncias benéficas para seu crescimento. 

Envolva as crianças nas compras e no preparo de alimentos

A falta de contato com a comida pode levar a um desinteresse infantil. A prática, assim, é a melhor estratégia para que as crianças gostem, de fato, daquilo que consomem.

Experimente levá-las à feira ou ao supermercado, dando destaque ao hortifruti. Ensine a elas os nomes dos alimentos e faça com que aprendam a escolher frutas de acordo com seu grau de maturação. Também deixe que se surpreendam com a variedade de cores, texturas e formatos do reino vegetal.

Depois, vai ficar muito mais gostoso preparar receitas diferentes na cozinha para todos! 

Estimule a prática de atividades físicas

Uma vida ativa, além de desenvolver hábitos saudáveis em crianças, faz bem à saúde de seus ossos, de sua mente e de seu bem-estar social. Hoje, há uma ampla diversidade de esportes e modalidades que podem ser apresentados a eles desde cedo, conforme sua faixa etária e interesse.

Vale jogar futebol, basquete, tênis, natação, corrida, ginástica artística, andar de patins, pedalar… Ou simplesmente se reunir com as outras crianças da escola e da vizinhança para jogos mais lúdicos e que não se limitem às telas de televisão, computadores e outros dispositivos tecnológicos.

Estabeleça limites para utilização de tecnologias

Atualmente, as crianças têm contato desde muito novas com ferramentas tecnológicas. Embora smartphones, tablets e videogames possam representar boas opções de entretenimento, sua utilização excessiva contribui para fatores de risco. Entre eles, sedentarismo, problemas psicológicos, dificuldade de socialização e depressão infantil.

Além disso, com acesso a redes sociais e a aplicativos de conversa, as crianças ficam vulneráveis a adultos mal-intencionados. Cabe à família, em todos os casos, estabelecer limites diários para utilização de tecnologias e mediar todo o uso que tem sido realizado.

Pode soar desafiador, mas contribuir para o desenvolvimento de hábitos saudáveis em crianças é a melhor forma de beneficiar seu crescimento e possibilitar que adotem ao longo de toda a sua vida uma rotina em que prevaleça o equilíbrio.

Tem alguma experiência de melhoria de hábitos infantis que gostaria de compartilhar conosco? Então deixe seu comentário abaixo!

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