Como escolher uma franquia? Confira (x) cuidados que você deve tomar

Tempo de leitura 5 min

Saber como escolher uma franquia pode parecer fácil, mas exige que se tome alguns cuidados, lembrando ainda que o mercado oferece muitas opções para quem quer investir. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, eram 142.593 unidades de franquias em operação no ano de 2016, já em 2018, esse número cresceu para 153.704, ou seja, um crescimento de quase 8%.

Apesar de haver muitas opções, é preciso prestar atenção a alguns detalhes para o negócio não fracassar. A decisão de ter uma franquia deve ser estudada durante um tempo para que tudo saia como o planejado.

Neste texto, vou falar sobre 7 cuidados que você deve tomar na hora de escolher uma franquia. Continue lendo para aprender!

1. Avalie quanto de dinheiro você tem para investir

Ter uma franquia exige um determinado investimento, certo? Além disso, você precisa ter uma reserva para manter o seu negócio até que ele se torne rentável, por isso, não basta apenas juntar o dinheiro necessário para abrir o empreendimento. É preciso estudar em quanto tempo, mais ou menos, começará a colher os frutos vindos da sua franquia e qual será o retorno sobre o investimento (ROI).

Também é muito importante ter uma reserva de emergência, afinal, qualquer negócio tem uma possibilidade de gastar mais do que havia sido planejado. Não deixe de se preparar financeiramente para essas situações.

2. Analise onde você quer abrir a sua franquia

A pesquisa de mercado é um passo muito importante para a abertura de qualquer negócio. Conhecer a região onde você quer ter a franquia, se o público-alvo está nela, quais são os horários mais interessantes para abertura e fechamento do estabelecimento etc. Tudo isso é necessário para aumentar as chances do seu negócio ir para a frente.

Além disso, pesquisar concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores também vai ajudar você a prosperar no trabalho. Por isso, faça uma pesquisa completa a respeito de tudo que está a sua volta e pode afetar direta ou indiretamente seu negócio.

Sem esse estudo, pode ser que a pessoa caia nos “modismos” do mercado por achar que todas as lojas de uma determinada marca prosperam, mas isso não é verdade. A pesquisa é determinante para o sucesso do seu trabalho.

3. Veja quais opções de marca existem para abrir franquias

Atualmente, existem diversas opções de franquias, em diferentes segmentos, como alimentação, lavanderia e saúde para você abrir no Brasil. Cada uma delas exige um investimento inicial e tem uma média de prazo de retorno, por isso, é muito importante pesquisar bastante antes de escolher a marca que você quer trabalhar, para saber qual opção é a mais interessante para você. Algumas dicas são:

  • identificar quais delas se encaixam dentro do orçamento que você tem disponível;
  • analisar quanto tempo você consegue se manter sem um retorno da franquia;
  • pesquisar sobre o mercado da área que você deseja atuar.

4. Converse com outros franqueados sobre o seu negócio

Nada melhor do que conversar e ouvir a experiência de uma pessoa que já passou pelo que você vai passar, como um benchmarking, para pegar algumas dicas e prestar atenção a detalhes importantes para o seu negócio, não é mesmo? Ouvir o que outros têm a dizer pode ser uma boa ideia para ajudar a prosperar o seu negócio.

Depois de conversas e de ouvir a proposta, as redes costumam entregar para o novo franqueado um documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF) que pode conter números e contatos de outros franqueados. Dessa forma, não perca a oportunidade de entrar em contato com alguns deles!

Isso ajudará você a não passar por situações que alguém já passou e ninguém tinha alertado e a olhar o negócio com os olhos de quem já viveu o que você está vivendo agora. Por isso, a troca de experiências é muito válida para o sucesso da sua franquia. 

5. Verifique o apoio oferecido ao franqueado

Existem duas formas de você começar um negócio: do zero, decidindo todos os pormenores da empresa, ou adquirindo uma franquia, que já possui uma formatação específica. A segunda opção pode ser mais interessante, já que facilita uma grande parte do trabalho do empreendedor.

No entanto, se você quer abrir uma franquia, mas não recebe apoio para ter vantagem competitiva, talvez não seja interessante se envolver com essa rede. Oferecer suporte por telefone e/ou e-mail deve ser fundamental na sua escolha de qual marca abrir. 

6. Avalie o marketing da marca

O marketing é uma das áreas mais importantes para o crescimento e prosperidade de um negócio. Sem se comunicar com seus possíveis clientes de maneira que eles entendam, eles não chegarão até você.

As redes de franquias têm estratégias de divulgação e expansão de seus negócios. Por isso, você precisa analisar se elas são interessantes para o seu perfil, na região que deseja atuar, e ao público que quer alcançar. Afinal, se os potenciais clientes não conhecem a marca, eles não vão até você, ou então será necessário montar uma estratégia bem definida de marketing para o reconhecimento da sua franquia.

7. Não tome uma decisão rapidamente

Ao decidir abrir uma franquia e juntar o dinheiro necessário, não faça escolhas logo de cara, como com qual marca fechar parceria. É preciso estudar e pesquisar bastante, de acordo com o seu perfil, para não se decepcionar logo de cara com o negócio.

Avalie todas as opções que estão de acordo com o seu orçamento, para que você não tome uma decisão errada. Nada de ansiedade para abrir logo a sua franquia, certo? Isso pode levar a um prejuízo grande, caso não seja avaliado tudo que é necessário.

Tomar esses cuidados na hora de decidir como escolher uma franquia pode evitar muitas dores de cabeça no futuro do seu negócio. Por isso, não deixe que a pressa por abrir logo o seu negócio faça com que ele não prospere. Tenha calma, estude muito e analise todas as opções que estão ao seu alcance.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados que devem ser tomados na hora de escolher uma franquia, entre em contato conosco e seja um franqueado da Partmed Saúde e Medicina!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up