Saúde do Homem

Check-up médico: entenda o que é e qual a sua importância

setembro 30, 2019
Tempo de leitura 6 min

Muitas pessoas têm o hábito de ir ao médico apenas quando apresentam sintomas de alguma doença, mas grande parte das enfermidades poderia ser prevenida e mais bem tratada se fosse realizado um check-up médico com frequência.

Exames feitos regularmente podem identificar precocemente o surgimento de doenças, garantindo ao paciente uma vida com melhor qualidade. Saiba agora o que é um check-up médico, qual a sua importância e quando ele deve ser realizado.

O que é um check-up médico e por que ele é importante?

O check-up médico é um conjunto de exames variados que devem ser realizados periodicamente, de maneira individual e personalizada, com o objetivo de avaliar a saúde geral do paciente.

Apesar de muitas pessoas acharem que os exames realizados são desnecessários, repetitivos ou muito caros, a verdade é que tais procedimentos são imprescindíveis para a manutenção de uma vida mais saudável.

É por meio desses exames que muitas doenças podem ser detectadas, que o médico pode ter uma visão futura da saúde do paciente e, a partir daí, orientá-lo a buscar hábitos mais saudáveis, a fim de evitar tais enfermidades.

Existem várias doenças que, mesmo após instaladas no corpo humano, não apresentam sintomas específicos. É o caso da hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e até mesmo o câncer.

Logo, o check-up médico atua na prevenção, no controle e na identificação de problemas na saúde das pessoas. E, diferente do que muitos pensam, o paciente pode optar por pacotes de exames, com valores já estabelecidos e que deixam claro o quanto ele deverá pagar, sem surpresas no final da consulta.

Quais exames são realizados durante o check-up médico?

Os tipos de exames podem variar de acordo com as características pessoais do paciente. Homens, mulheres, crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência, por exemplo, precisam de exames específicos. É por isso que o check-up médico é um procedimento individual e personalizado. 

Veja, a seguir, os principais exames realizados durante o check-up:

  • hemograma completo: é o exame mais conhecido de todos, simples, mas muito importante. É o exame de sangue que observa o número de células vermelhas e brancas, verificando como está o sistema imunológico, em busca de infecções;

  • verificação de hipertensão arterial: a hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa, com sintomas genéricos, mas que é facilmente identificada por meio de um exame de aferição de pressão;

  • colesterol: nesse caso, o médico avalia a quantidade de gorduras no sangue do paciente. Grandes concentrações de gordura provocam entupimento de artérias e podem levar o paciente à morte;

  • glicemia: o teste de glicemia tem como objetivo identificar se a pessoa tem ou não diabetes ou mesmo predisposição à doença. Também é um teste sanguíneo simples e deve ser realizado, preferencialmente, em jejum;

  • eletrocardiograma: nesse exame, são usados eletrodos no peito do paciente com o objetivo de perceber a incidência de doenças cardíacas. É um exame indolor e muito eficaz na detecção de doenças coronárias;

  • ecocardiograma: é o exame que observa como o coração do paciente está funcionando. Alterações como redução da capacidade de contração do órgão e outros problemas são facilmente percebidos, servindo de alerta para o paciente;

  • exame de papanicolau: é um exame ginecológico, valioso para saber como está a saúde do útero. O exame identifica lesões e presença de vírus HPV e ajuda a detectar o câncer em estágio inicial. Mulheres sexualmente ativas devem realizar o exame anualmente;

  • mamografia: outro exame indispensável no check-up médico realizado pela mulher. O câncer de mama é o mais comum entre o público feminino, e a mamografia ajuda na detecção precoce da doença. O exame deve ser realizado mesmo com ausência de sintomas;

  • exame de próstata: deve ser realizado, preferencialmente, em homens que tenham mais de 40 anos. Para auxiliar no diagnóstico, o médico pode solicitar também um exame de sangue que observa a presença do PSA. Níveis alterados desse hormônio podem indicar problemas como o câncer de próstata.

Esses são os principais exames realizados durante um check-up, mas o seu médico pode solicitar outros, se achar necessário.

Quando o check-up médico deve ser feito?

Não existe uma data certa para começar a cuidar da saúde e realizar um check-up médico. Crianças, adolescentes, gestantes, idosos… todos devem ser submetidos a exames de rotina periodicamente. Afinal de contas, uma das características do check-up é o aspecto preventivo.

A finalidade é acompanhar o desenvolvimento da saúde das pessoas, perceber possíveis alterações, se adiantar a doenças que possam surgir, além de reduzir os impactos daquelas doenças já instaladas.

Por ser um procedimento personalizado, é possível contratar pacotes de exames específicos para cada faixa etária, sexo do paciente, para portadores de doenças ou necessidades especiais, gestantes e esportistas, entre outros. Dessa forma, o check-up é direcionado para as características de cada um, sem a necessidade de exames genéricos ou desnecessários.

Quem nunca realizou uma bateria de exames e já passou dos 30 anos precisa passar pelo primeiro check-up. Geralmente, o prazo para reavaliação é de um ano. Ou seja, a cada 12 meses, novos exames devem ser feitos para saber se está tudo bem com o paciente.

Durante esse tempo, se houver alguma alteração que exija acompanhamento, médico e paciente estarão mais preparados para solucionar o problema. Lembrando que todos os exames, desde os mais simples aos mais complexos, devem ser realizados por uma clínica de confiança e realmente comprometida com a saúde do indivíduo.

Quando realizado sempre pela mesma equipe médica, o check-up acaba fortalecendo os laços entre o profissional e o paciente, gerando uma relação de confiança e credibilidade, o que favorece bastante os diagnósticos.

Como você viu, o check-up médico deve fazer parte da rotina de todas as pessoas, sempre respeitando a individualidade e o histórico de saúde de cada uma. Os exames médicos ajudam na prevenção, tratamento e cura de diversas doenças e são imprescindíveis para uma vida com mais qualidade e longevidade. Portanto, marque a sua consulta e não adie mais a sua visita ao médico.

Está precisando realizar um check-up? Entre em contato conosco, conheça os nossos pacotes de exames e comece a cuidar agora da sua saúde.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up