Atendimento humanizado: quais as vantagens de utilizá-lo na clínica?

Tempo de leitura 5 min

Todo ser humano está, por vezes, sujeito a perder a saúde e precisar de assistência médica. Nesses momentos, certamente, o que se espera é uma receptividade acolhedora. Para tanto, existe o tratamento humanizado. Você sabe o que isso significa?

Continue lendo este artigo para conhecer melhor e saber identificar esse tipo de atendimento. Aqui, você descobrirá os benefícios e os pilares dessa assistência. Acompanhe!

O significado de atendimento humanizado

Trata-se do que está relacionado, principalmente, com a subjetividade, o que vai muito além de um bom atendimento. Ainda, é um tipo de acolhimento, no qual se faz indispensável a presença do paciente, seu familiar ou acompanhante e, pelo menos, um profissional da saúde. É um novo modelo de gestão e de relacionamento, regado de proximidade, atenção, saber falar, saber ouvir, sensibilidade, olhos nos olhos, um forte aperto de mão e muito mais.

Há muito tempo, a palavra atendimento tinha o simples significado de recepcionar. Hoje, o atendimento humanizado é essencial para que uma instituição tenha sucesso e permaneça crescendo no mercado. Em uma clínica, deve ser inserida uma política organizacional, e isso tem que ser regra para todos que contribuem com a empresa: desde a recepção, porteiro, segurança, responsáveis pela limpeza, técnicos e outros profissionais.

Para que o atendimento humanizado seja eficiente é essencial que todos os colaboradores da clínica passem por um treinamento cheio de minúcias, pois o gesto e palavra de cada pessoa expressa parte da cultura da empresa. Essa ação, mesmo que seja um simples bom dia, quando realizada com respeito, é uma forma de atenção humanizada.

Inserir esse atendimento em sua clínica não é apenas uma iniciativa, é fazer adentrar uma nova cultura, a ser trabalhada como foco nos anseios dos consumidores e precisa ser realizada adequadamente, para refletir na vida dos clientes, dos colaboradores, bem como na produtividade da empresa.

No mundo contemporâneo, a tecnologia da informação é grande aliada a contribuir na humanização dos atendimentos, uma vez que pode ser inserida para otimizar:

  • contato com clientes e deixá-los bem informados;
  • atualização de prontuários;
  • interligação de todos os terminais da instituição para facilitar localizar os dados do cliente em todos os terminais;
  • aparelhos e instrumentos modernos para consultas e exames.

Principais pilares do atendimento humanizado

Nos pilares estão inseridos os atendimentos e também a parte física do estabelecimento. Acompanhe!

Acolhimento físico

Espaço físico do consultório: é importante fugir daquela impressão de hospital público. O ambiente de espera deve ser bem tranquilo. As cores proporcionam sensações aos clientes, logo, as claras são mais indicadas. Coloque uma música suave, com volume confortável. Ainda, um ambiente com plantas e flores alegra o dia de qualquer pessoa, por fim, cadeiras confortáveis, bebedouro, cafezinho, banheiro etc. não podem faltar.

Acessibilidade: este serviço deve ser estendido a deficientes, idosos e outras pessoas que necessitarem. A acessibilidade é apresentada por meio de corrimão, rampa, piso antiderrapante e outros cuidados.

Acolhimento dos profissionais

Equipe de atendimento: esta ação é responsabilidade de todo o grupo de colaboradores, sem exceção. Os profissionais devem fazer o acompanhamento do cliente integralmente — antes, durante e depois ou sempre que necessário — todo o trabalho precisa ser centrado no cliente/paciente.

Gestão humanizada

O princípio de uma gestão eficiente é o planejamento, que perpassa por todos os colaboradores, sendo estes os “atores” principais, os que estão sempre à frente de todas as atividades da empresa, portanto, é importante que participem desse planejamento.

Para que o trabalho seja realmente humanizado, é imprescindível que os funcionários estejam satisfeitos com seus recursos financeiros e que sejam tratados com respeito e humanidade pelos seus superiores.

Benefícios do atendimento humanizado

As práticas para atenção adequada favorecem os clientes. Confira algumas delas!

Memorabilidade

A atenção é característica marcante na vida de qualquer pessoa. O profissional que atende seus clientes com excelência torna-se digno de admiração. O atendimento é ainda mais reconhecido quando a pessoa se encontra angustiada, com algum problema que considera difícil de resolver. Logo, ouvir, demonstrar disponibilidade, responder com paciência é forma de humanidade.

Maior eficácia no cuidado ao paciente

A dedicação que o profissional reflete ao cliente é determinante para o resultado do tratamento, pois qualquer busca pela saúde não se relaciona apenas a medicamentos. A condição psicológica do paciente também necessita ser muito bem trabalhada e o colaborador eficiente atende em diversos sentidos, inclusive o psicológico, pois o paciente precisa se sentir confiante.

Forte relação com a ética

A ética é comportamento indispensável em qualquer função. Relacionar-se com pacientes exige que o profissional conheça a subjetividade deles, para um diagnóstico eficiente. Outra forma de praticar a ética é não ser insensível às condições dos clientes e observar sua maneira de falar. Algumas pessoas absorvem com serenidade informações e outras são mais sensíveis, logo, balancear esta prática também faz parte do profissionalismo.

Fidelização

O paciente é pessoa que precisa ser conquistada para se tornar fiel. Para tanto, o atendimento deve ser aplicado com palavras e gestos que demonstrem conhecimento, eficiência e humanidade. Diante desses adjetivos, a possibilidade de retorno e indicação a amigos e familiares é muito provável.

Facilidade em ganhar confiança

Aquele ditado “a primeira impressão é a que fica” deve ser considerado quando se trata do assunto: profissional e cliente ou médico e paciente. 

Sendo assim, o primeiro atendimento precisa ser realizado com muito profissionalismo, mas não se deve esquecer de conquistar a confiança por meio da fala com propriedade — o cliente precisa sentir que está sendo cuidado por um profissional bem formado.

Agora é importante pensar em inserir esse tipo de assistência em seu planejamento estratégico, pois quando esse tratamento é dado aos seus clientes, torna-se “combustível” para alavancar a sua clínica e elevar o seu reconhecimento no mercado competitivo.

Como você viu, é primordial saber com mais profundidade sobre o atendimento humanizado, os pilares que o sustentam e os benefícios que ele proporciona aos seus clientes, ao grupo de trabalho e à sua instituição. 

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