Saúde do Homem

Afinal, o que são furúnculos? Saiba como tratá-los!

agosto 27, 2019
Tempo de leitura 3 min

Confundido e parecido com uma espinha, o furúnculo é uma enfermidade que aparece em uma unidade específica da pele, o pilos sebácea. Nessa unidade se encontra o folículo piloso — local onde o pelo é produzido — e também a glândula sebácea onde é secretado um óleo que  nomeamos de sebo.

Quando esse local inflama, chamamos essa inflamação de foliculite, que resulta no furúnculo, ou seja, um abcesso com muito pus. Ao passar o tempo, o abcesso vai sendo expulso da pele e assim forma-se uma ponta amarela característica do furúnculo. Os furúnculos costumam ter muito pus ao redor, apresentam dores, coceira, e calor no local afetado, caroços vermelhos e inchados, febre baixa em torno de 37,5º e 38º C, fadiga e mal estar.

A razão mais comum responsável pela formação desse furúnculo é uma bactéria chamada de Staphylococcus aureus. Os furúnculos surgem em regiões pilosas úmidas que sofrem atritos ou em partes da pele que são mais gordurosas, essas partes costumam bloquear os folículos capilares, lugares comuns para surgimento dos furúnculos são: rosto, couro cabeludo, nádegas, axila, peito, pescoço e barriga. Ah! É importante lembrar que os furúnculos são contagiosos. Por isso, mantenha sempre a higiene e não compartilhe toalhas, roupas e lençóis.

 Agora que você já sabe o que são furúnculos, listaremos formas para tratá-los. Confira!

Uso de pomadas antibióticas e remédios específicos 

As pomadas antibióticas são recomendadas para os furúnculos e também nos locais em que a bactéria pode se alocar, transmitindo para outras partes do corpo. Mas, para ter acesso a elas, consulte um médico, que poderá orientar quanto ao uso.

Após a visita a um especialista, ele poderá analisar se os furúnculos melhoraram ou se permanecem por mais de três semanas. Se esse for o caso, é recomendado o uso de antibióticos. 

Drenagem dos furúnculos 

Jamais esprema furúnculos por conta própria, pois eles podem infeccionar. Contudo, uma forma de eliminá-los é com a drenagem, que deve ser feita de preferência por um dermatologista em um local apropriado. Esses cuidados são essenciais para que a pele não fique com manchas e cicatrizes, e também para assegurar que as bactérias não se alastrem e infectem outras partes do corpo.

Tratamentos caseiros

Uma compressa de água quente também pode ajudar. Esse tratamento caseiro evita o uso de antibióticos — em casos mais leves — e também faz com que o pus localizado na região se disperse, não sendo necessário o uso de remédios.

Por fim, é muito importante que você analise todas as informações acima para saber o que são furúnculos, bem como o tratamento adequado. Buscar saber mais acerca do assunto em uma fonte confiável de informações sobre saúde, como o blog da PartMed, ajuda para que você entenda o que está acontecendo no seu corpo. Além disso, converse muito com o seu médico, ele poderá tirar dúvidas específicas.

Se você gostou de saber o que são os furúnculos e seus tratamentos, saiba que pode ficar por dentro de muitos outros conteúdos como este. Basta assinar a nossa newsletter e receber textos diretamente em sua caixa de entrada!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up